Ah, os males modernos... As invenções, às vezes, podem trazer tantos benefícios quanto transtornos. Um estudo divulgado no mês passado relaciona o uso excessivo de laptops sobre o colo a uma redução da fertilidade masculina. Veja matéria completa no site da Info.
Fato é que a natureza foi sábia ao posicionar os testículos na bolsa escrotal, pois a temperatura interna do corpo é muito alta para a produção dos espermatozóides. Então, ela providenciou esse jeito fácil de refrescá-los. Mas, com o desenvolvimento das civilizações e as intempéries do clima, criou-se o hábito de utilizar roupas como cuecas e calças - com exceção, é claro, dos escoceses com seus kilts, dos índios e dos nudistas! Assim, começamos a fazer o primeiro método de controle natural de fertilidade.
Mas, isso não era suficiente. Tivemos que inventar mais alguma coisa... E a revolução industrial nos deu os motores a explosão. Naquela época, e até muito pouco tempo atrás, os motoristas se sentavam próximo aos motores e o calor irradiado diminuía a sua fertilidade. O tempo passa e é vista a correlação entre a temperatura e a infertilidade de muitos dos nossos amigos "pilotos" de ônibus e caminhões. Os motores são mudados de lugar, mas não nos damos por satisfeitos... Vem a revolução tecnológica.
Os tempos contemporâneos nos trouxeram mais um alento: os computadores. Hoje em dia, não conseguimos mais imaginar nossas vidas sem eles!
Com o tempo, eles foram diminuindo de tamanho e agora os levamos para todos os lugares. Infelizmente, nem sempre temos uma mesa aonde apoiá-los, sobrando, então, o nosso velho e formidável colo. Aliás, essa função já esta até no nome: laptop: “para colocar em cima do colo”. É só recostar em algum lugar, apoiar essa pequena maravilha no colo e pronto, aqui estou eu me comunicando com vocês!
Quem o usa por muito tempo, assim como eu, sente o desconforto do calor que ele irradia. O meu processador, por exemplo, está a 58ºC, bem desconfortável. Ou, pelo menos, estava. Agora, carrego com ele mais uma novidade: um apoio com dois ventiladores que funcionam ligados à porta USB. Existem vários modelos no mercado, uns mais modernos, à base de gel que se liquidifica ao esquentar, e outros mais ecológicos, feitos com garrafas PET. Mas o mais importante é que com eles ficou ainda mais confortável escrever para vocês!
É a modernidade ajudando a consertar o que a própria modernidade causou. Agora só estou esperando sair a conclusão do estudo sobre a radiação eletromagnética dos celulares... Mas já dou um aviso: o meu já não anda mais no bolso!
Por Dr. Cassio Sartorio
Ginecologista da equipe do Centro de Fertilidade da Rede D’Or
Por Dr. Cassio Sartorio
Ginecologista da equipe do Centro de Fertilidade da Rede D’Or
Nenhum comentário:
Postar um comentário