quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Será que o mioma realmente é um vilão quando o assunto é infertilidade?

Antes de tudo, é importante sabermos que os miomas são tumores benignos que surgem na musculatura do útero e formam nódulos. Eles podem acometer até 50% das mulheres em idade reprodutiva, quer dizer, na fase em que menstruamos e que podemos engravidar.
A grande maioria dos miomas não nos causa nenhum sintoma. Quando estes surgem, aparecem como uma alteração da menstruação, levando a um maior tempo de sangramento, e aumento do fluxo menstrual.

Podemos descobrir que temos mioma quando fazemos à ultra-sonografia transvaginal ou da pelve de rotina, mesmo sem sentirmos nada. Podemos perceber uma alteração na menstruação e procuramos o Ginecologista, que pelo toque sente o útero aumentado suspeitando de mioma, o que vai ser confirmado pelo exame de ultrassonografia.

Ainda não se sabe ao certo o que provoca o aparecimento dos miomas. Eles parecem ter origem em alterações genéticas, por isso é comum observar a manifestação do problema em mulheres de uma mesma família, sendo mais freqüentes entre mulheres de raça negra. Sabemos que seu aparecimento e crescimento estão associados à atividade dos estrogênios (hormônio feminino), por isso o mioma pode diminuir ou desaparecer após a menopausa, período em que há redução importante na produção dos estrogênios.

E qual a sua relação com a infertilidade?

Bem, em mulheres sem sintomas, mas com dificuldade de engravidar, a presença de um mioma isoladamente é responsável por 5% dos casos de infertilidade, ou seja, é muito raro que só a presença do mioma seja a causa da dificuldade em obter a gravidez. Por esse motivo, não devemos no9s apavorar quando um exame de rotina, mostra um mioma. No caso de estar associado a outras alterações tais como: endometriose, inflamações pélvicas, a incidência aumenta para 15 a 20%.

O mioma pode levar a alterações (deformidades) do órgão que dificultam a implantação do embrião. Na maioria das vezes isso ocorre quando o mioma está dentro do útero, na sua parede ou na cavidade. Quando ele está dentro da cavidade do útero (chamado de submucoso), qualquer que seja seu tamanho será suficiente para atrapalhar a implantação do embrião.

Já quando ele está na parede do útero (intramural), costuma causar dificuldades para engravidar quando cresce e provoca deformidades no útero, podendo atingir e grandes dimensões. Se ele está perto do local em que a trompa se insere no útero, pode obstruí-la impedindo assim que o espermatozóide e o óvulo se encontrem. Mas se o mioma está para fora do útero (subseroso), ele geralmente não causa dificuldades para engravidar. E não podemos esquecer também que algumas pacientes desenvolvem miomas múltiplos que se espalham por todo o órgão ou a sua maior parte, fazendo com que ela tenha que retirar seu útero.

E existem complicações se engravidar com mioma?

Existe a chance de crescimento do mioma na gravidez. As complicações eventuais vão depender do tamanho e da localização do mioma. Entre os tipos de complicações se destacam o abortamento espontâneo, no início da gestação, a possibilidade de parto prematuro, descolamento de placenta, dificuldades durante o parto e dor forte na barriga durante a gravidez.
O mioma tem tratamento?

Nem toda paciente com mioma precisa ser tratada, já que se trata de uma doença benigna e que na grande maioria dos casos não causa sintomas. Quando causa sintomas significativos, ou quando atingem maiores tamanhos, o mioma deverá ser tratado.

Existe uma gama de opções de tratamento do mioma que poderemos lançar mão. Tais como:

- medicamentoso, onde usamos hormônios que podem impedir o crescimento do mioma, e ajudam a controlar o sangramento;

- cirúrgico, através de cirurgias abertas, por vídeo-laparoscopia, por video-histeroscopia; cirurgias que podem retirar somente o mioma ou todo o útero.

- Embolização: onde é introduzido um cateter que vai até a artéria do útero e obstrui os vasos que alimentam o mioma.

- Ultra-som focalizado guiado por ressonância magnética, onde é feita uma coagulação térmica do mioma, provocando a sua destruição.

De qualquer jeito, assim que é feito o diagnóstico de mioma, você deverá consultar o seu ginecologista e fazer um controle a cada seie meses através da ultrassonografia,, para avaliar seu desenvolvimento, pois quando descobertos em fase inicial, com tamanho pequeno, são passíveis de tratamento que permitem preservar o útero. Então, assim que você descobrir um mioma, procure imediatamente seu ginecologista.

80 comentários:

dany disse...

Olá,

Gostaria de saber se no caso de tranferirem só 1 embrião é possível obter uma gravidez multipla ou será só no caso de mais de 1 embrião?

Obrigada,
Dany

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá Dany,

A pergunta que você fez é muito boa, porque todos pensam: como posso engravidar de gêmeos se só foi transferido um único embrião?
Isso acontece porque existem os gemelares monozigóticos (ou gêmeos idênticos) e quando o embrião é transferido encontra-se antes da fase de se dividir para resultar em gêmeos idênticos.
Nos Estados Unidos, a chance de gêmeos monozigóticos natural é de 0,3%, mas essa chance pode variar com o histórico familiar. Fiz um rápido levantamento de estudos onde a taxa atual de gêmeos monozigóticos com a fertilização in vitro pode chegar a 2%, dependendo da técnica utilizada.

Espero ter respondido à sua pergunta.

Abraços
Dr. Cássio Sartório
Ginecologista especializado em reprodução assistida do Centro de Fertilidade da Rede D'Or

Unknown disse...

descubrir que estou gravida e quando fui fazer ultrasom descobrir que tenho mioma subeceroso do tamanho de 2.07x1,90 cm gostaria de saber qual e o tamanho tem a possibilidade de crescer durante a gravidez por favor preciso que me ajudem adriana

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Primeiramente, parabéns pela gestação. Em relação ao mioma, ele é pequeno, então não se preocupe, até porque não pode ser feito nada mesmo agora devido à gravidez.
Então, felicidades e curta a sua gestação!

Anônimo disse...

Estou fazendo alguns exames para a inseminação artificial. Fiz o cariótipo com banda G e do meu marido deu tudo ok e o meu deu que de 40 celulas examinadas 2 estao com aberração cromossômica dando o resultado 45x e 47xxx.
Gostaria de saber se isso interfere em alguma coisa.

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá,
Por este exame, você está apresentando uma alteração genética em mosaico, o que significa que algumas células do seu corpo têm essa alteração e outras são normais. Por isso, pode interferir, sim. Esse tipo alteração, quando se apresenta dessa forma, também pode ser encontrada nos óvulos. Ou seja, alguns óvulos serem normais e outros afetados. Dessa forma, a alteração pode ser transmitida para seus filhos, podendo ter diferentes níveis de gravidade.,

No seu caso, para evitar esse tipo de transmissão, você pode realizar a fertilização in vitro (FIV) com o estudo genético pré-implantacional (PGD), onde se verificará se os embriões possuem ou não alteração genética.

Mas o primeiro passo seria você passar por uma consulta com um geneticista, para poder repetir esse exame e confirmar o diagnóstico, uma vez que, eventualmente, o exame pode apresentar erros. Para melhor se investigar, é feito um exame com um maior número de células.

Att.
Dra. Maria Cecília Erthal
Especialista em reprodução assistida

Anônimo disse...

me chamo Tiago e queria saber. minha esposa e eu queremos fazer inseminação só que ela descobriu que tem miomas no interior do utero!quero saber se ha algum problema em fazer esse procedimento???

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá Thiago, Essa sua dúvida é difícil de ser respondida sem os exames em mãos para analisá-los. A resposta vai depender do número de miomas, posição deles, tamanho, etc.
O melhor caminho é você levar esse exame ao seu médico e ele vai poder dizer qual o melhor caminho a ser seguido.

Abraços,

Dr. Cássio Sartorio
CRM 52.75951

Heliane disse...

Boa tarde

Gostaria de saber tenho um mioma de 5,8 cm fiz ultrasson constou que ele é intramual submucoso e subseroso, fiz ja aplicações de zoladex foi sem sucesso,meu sonho é engravidar, devo tentar com o mioma ou fazer retirada do mesmo?

Att
Heliane

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Heliane,

Pelo tamanho e localização do mioma (ele tem um componente submucoso), o ideal seria retirá-lo antes de tentar engravidar.

Heliane disse...

Ola obrigado, tenho uterno bicorno tambem e com o mioma submucoso corro risco de perder o utero ou risco de ma formação e nao engravidar?

att
Heliane

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Ola Heliane,

A minha recomendação é que tire o mioma submucoso o mais rápido possivel, antes que cresça. O ideal é retirar por video-histeroscopia, devido a uma maior chance de preservar a anatomia uterina. Quanto à fertilidade, o utero bicorno pode interfir sim. O o ideal é não deixar a idade avançar e tentar engravidar o mais cedo possivel. Caso haja alguma dificuldade, procure logo a opinião de um especialista em fertilidade.

Att.
Dra. Maria Cecília Erthal
Especialista em Reprodução Humana Assistida

Heliane disse...

Cada dia que passa fico com mais medo hoje o mioma esta com 5,8 por video a Dr disse que nao tem como fazer, ja outro dr disse que nao mexe pois posso perder o utero, a dr que disse que tiraria ela tem uma clinica de fertilização...não sei o que fazer :(

Heliane disse...

ola Dr qual o repouso para retirada do mioma ?

aff to aflita

att
Heliane

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Heliane,

Sendo por histeroscopia, apenas 3 dias.

Att.
Dra. Maria Cecília Erthal
Especialista em Reprodução Humana Assistida

Heliane disse...

Ola sera retirado com cirurgia aberta, qual o repouso?

obrigado por tudo

att
Heliane

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Heliane,

O repouso depende do tipo de incisão cirúrgica (o tipo de corte), depende do grau de dificuldade da cirurgia, do tipo de anestesia que fizerem etc. Quem vai poder te dizer melhor vai ser o cirurgião que operá-la, porque ele terá melhor noção do grau de dificuldade da cirúrgia.

Att.
Dra. Maria Cecília Erthal
Especialista em Reprodução Humana Assistida

lulu disse...

Descobri que tenho um pequeno mioma. Estou preocupada porque estou em meio a processo de inseminação articifial in vitro e tenho medo de atrapalhar. O que devo fazer? Este mioma pode atrapalhar na transferência do embrião?

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Lulu,

A miomatose uterina é uma situação muito comum e que muitas vezes não tem de ser abordada. Somente os miomas que crescem para dentro da cavidade, ou aqueles que abaulam (empurram) o endométrio é que podem prejudicar em algum nível a gestação e, mesmo assim, dependendo muito do tamanho deles.
A maioria dos miomas intramurais e dos subserosos não trazem nenhum prejuízo na sua tentativa de engravidar. E, se ele é pequeno, o risco é menor ainda.

O melhor que você tem a fazer é mostrar o exame ao seu médico para que ele possa interpretá-lo e orientar você o melhor possível.

Abraços,

Dr. Cássio Sartório
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.75951-1

lulu disse...

Estou fazendo tratamento para inseminação in vitro. Um dos últimos passos foi uma Estimulação Endometrial.O que é em si este processo? já que para isto eu fui sedada.Gostaria de saber também se é mormal um fluxo menstrual muito intenso, no período menstrual seguinte ao procedimento? Ansiosa, aguardo retorno.
Um abraço,

Lulu

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Cara Lu,

Estou vendo que você está com dúvidas sobre o seu tratamento e é difícil responder qual o protocolo que você está fazendo, já que existem muitas opções diferentes de fertilização in vitro. Eu aconselho você a escrever todas as suas dúvidas em uma folha e levar ao seu médico, para que ele esclareça tudo que está sendo feito.
Assim, evitamos ficar levantando suposições que podem não ser verdade.

Abraços,
Dr. Cássio Sartório
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.75951-1

Petit Point disse...

Boa Tarde, o meu nome é Patricia e estava a ler aqui em liboa este blog porque já tenho 42 anos e nunca engravidei, tenho 6 miomas intramurais que já deformam a forma do utero, 3 deles condicionam o empurramento da cavidade endomitral que é virtual, endometrio de fina espessura ... antes deste exame o endometrio tinha 4,5mm agora nem mediram, sera impedimento de gravidez? Será melhor tirar o utero?
Muito obrigada espero que me possam reponder

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Patricia,

Infelizmente é difícil opinar sobre seu caso sem ver seus exames. É sabido que os miomas quando crescem em direção à cavidade endometrial podem trazer um aumento da dificuldade em engravidar.
Em relação à espessura endometrial, é necessário sabermos em qual fase do ciclo você realizou seu exame.
A melhor pessoa para lhe orientar sobre o que você deve fazer é o seu médico, pois ele terá acesso aos seus exames. E se, mesmo assim, você ainda tiver dúvidas, lhe recomendo procurar uma segunda opinião médica.

Espero ter ajudado.
Abraços e boa sorte!

Dr. Cássio Sartório
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.75951-1

cris disse...

Fiz uma fertilizaçao in vitro e tomei muito estrogenio, pois tinha dificuldade para ovular. Isso pode ter contribuido para a formaçao de um mioma??

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Cris,

A propensão de ter miomas é uma condição pessoal. Caso você tenha propensão, ele surgirá independente do tratamento de fertilização.
Quando já se tem miomas, a exposição ao estrogênio por longos períodos pode, sim, fazê-lo crescer. Contudo, o tempo de exposição durante um tratamento é muito curto para que haja um crescimento expressivo.

Atenciosamente,

Dr. Cássio Sartório
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.75951-1

lulu disse...

Tenho uma colega que iniciou tratamento,fez todos os exame solicitados e descobriu que faz parte do grupo de casais com infertilidade sem causa aparente, pois todos os exames estão certos? O que senhor tem adizer sobre isto?

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá Lulu,
Como você deve saber, infelizmente, a medicina não possui resposta para tudo. Existem doenças que ainda não são completamente conhecidas e muitas outras que não possuem cura. Na infertilidade, algumas situações são extremamente difíceis de se estudar, pois a gestação é uma situação muito nobre e a nossa interferência na tentativa de estudá-la pode acabar levando a um aborto.
A infertilidade sem causa aparente nada mais é do que a nossa forma de reconhecer que não sabemos tudo. Você deve conversar com seu médico para esclarecer suas dúvidas sobre o seu problema. É ele que pode dizer se ainda falta algo para se investigar.
Espero ter esclarecido um pouco a sua dúvida e boa sorte!

Dr. Cássio Sartório
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.75951-1

Anônimo disse...

olá doutor tenho um mioma que mede 4,1x2,6 cm e ele é uterino intramural,meu sonho é engravidar , meu marido fez vasectomia antes de conhece-lo então pensamos em inseminação artificial, gostaria de saber se tem alguma chance de não engravidar pro causa desse mioma. obrigado gerlande

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá Gerlande,
Miomas intramurais normalmente não comprometem a fertilidade, contudo existe a possibilidade dele vir sim a trazer algum problema para você engravidar, caso ele comprometa a região cormual ou esteja muito próximo à cavidade uterina. Na verdade, a melhor pessoa para te responder isso é o seu médico ginecologista, pois tendo ele o seu exame em mãos, ele vai poder dizer se o seu mioma trará ou não alguma dificuldade para você.
Em relação à vasectomia de seu marido, o tratamento normalmente indicado para esses casos é a da fertilização in vitro, já que a quantidade de espermatozóides obitidas quando realizado o tratamento no homem é pequena para se fazer uma inseminação. A não ser que ele tenha congelado o sêmen antes de ter realizado a vasectomia.

Abraços

Dr Cássio Sartório
CRM 52759511 RJ

thaila disse...

Olá,
Gostaria de saber se depois eu consigua engravidar pois vou tirar um mioma e vou ficar com só com um ovário

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá Thalia,

É difícil responder sua pergunta sem saber de mais detalhes do seu caso. O ideal é que você leve a sua pergunta para o médico que te indicou a cirurgia, pois ele sabendo do seu caso poderá tirar todas as suas dúvidas.

Dr Cássio Sartório
CRM 52759511 RJ

Anônimo disse...

Boa noite, tenho um mioma, na ressonancia diz se tratar de um nodulo com topografia submucosa, medindo 68x61 mm, com manto miometrial interno delgado ao redor de 10 mm, volume total do utero 299,3 cm3. Estou fazendo tratamento com zoladex, a pergunta é se consigo engravidar atraves de fertilização mesmo tendo um mioma com essas caracteristicas. Obrigada

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá,

É difícil avaliar seu caso sem saber melhor outros detalhes. Sugiro que converse com seu ginecologista para ele poder analisar o seu caso por um todo.

Boa sorte.

Att.
Dr. Cássio Sartório
CRM 52759511 RJ

Anônimo disse...

Boa noite, fiz uma ultrassonografia e deu um mioma de 2 cm, útero tamanho normal, minha medica disse que nao preciso me preocupar e nao passou remédio algum. Tenho 30 anos e quero engravidar, há necessidade de tratamento?

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

A miomatose é uma patologia que pode trazer ou não dificuldade para engravidar, dependendo da posição do mioma. Recomendo você conversar com a sua médica explicar que quer engravidar e seguir os conselhos dela. Se ficar com dúvidas, procure um especialista e leve seus exames para ele poder avaliar.

Abraços e boa sorte.

Dr. Cássio Sartório
CRM 52759511 RJ

Anônimo disse...

Bom dia
Gostaria de saber quando existe obstrução que impede o ovo e o espermatozóide se encontrarem causada pelo mioma qual a possibilidade de tratamento para a mulher poder engravidar?

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Bom dia,
O mioma é um tumor benigno que pode atrapalhar a gravidez pela obstrução mecânica causada às trompas, ou pela sua presença no interior da cavidade uterina. Dependendo de sua localização, o mioma deve ser retirado antes de qualquer tratamento para engravidar.
Fale com seu médico sobre as possibilidades que vocês têm. Ele vai avaliar localização e tamanho do mioma, bem como outros detalhes do seu caso, como sua idade, reserva ovariana e presença de fatores associados.
Havendo necessidade, ele encaminhará você para um especialista em fertilidade. Boa sorte!

Att,

Dra. Alessandra Evangelista
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.78.093-6

Anônimo disse...

Bom Dr.
Gostaria de saber quais os casos de existência de mioma que obrigam a retirada do útero e se existe a possibilidade sempre de salvar o útero?

Anônimo disse...

Oi
Gostaria de saber se existem tratamentos para diminuir os miomas e se esta opção e boa para quem vários miomas reduzindo o tamanho de todos eles

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá,
É difícil fazer essa avaliação sem realizar um exame físico e ver seus exames.
A questão dos miomas dependem da quantidade,tamanho e da posição deles. A melhor pessoa para avaliar seu caso é o seu ginecologista, converse com ele e tire todas as suas dúvidas.

Abraços e boa sorte

Dr. Cássio Sartório
Ginecologista e especialista em reprodução assistida
CRM 52759511 RJ

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

(resposta a Anônimo, postado em 13 de maio de 2012 16:13)

Olá,
Existem alguns tratamentos que reduzem os miomas, mas não são definitivos, podendo acontecer de os miomas voltarem a crescer.
Nem todos os miomas podem se beneficiar dessas técnicas. Converse com o seu médico para ver se você pode se beneficiar com um tratamento mais conservador.

Abraços e boa sorte

Dr. Cássio Sartório
Ginecologista e especialista em reprodução assistida
CRM 52759511 RJ

Anônimo disse...

Bom dia !

estou com 6 miomas 3 intramurais todos com menos de 3cm e 3 subseros o mair com 9,1 cm.. marquei mimha miomectomia pois o médico acha melhor retirar esse mioma maior e se der ele tira os outros 2 subserosos menores , na verdade estou com medo .. e gostaria q me esclarecesse se é melhor eu fazer a miomectomia antes da gravidez .. por favor me iluminem ...

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá!

Os miomas atrapalham a gravidez quando estão dentro da cavidade uterina, pois ocupam o local onde o feto vai se desenvolver.
Os miomas que estão na parede do útero ou do lado de fora, se forem maiores que 4 cm e dependendo da localização, podem atrapalhar também.
Você não disse sua idade e se há outro fator impeditivo à sua gravidez. Confie no seu médico e siga as orientações.

Dra. Alessandra Evangelista
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.78.093-6

Anônimo disse...

Bom dia ! obrigada pela resposta ... minha idade é 29 anos e comecei a tentar a gravidez esse mês ... e o médico quer tirar o de 9 cm antes de começar a tentar a gravidez ...

as miomectomias costumam ser tranquilas ou são complicadas ??

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Bom dia!

Na sua idade e sem nenhum outro fator que impeça a gestação, o ideal é, inicialmente, a miomectomia e então você e seu marido iniciarem as tentativas.
Como o médico lhe disse, ele inicialmente pretende retirar o maior, mas, se os outros também forem retirados, é possível que você também se beneficie.
Como toda cirurgia, a miomectomia possui riscos e como a sua recuperação será você só saberá depois da cirurgia.
Converse com seu médico e tire suas duvidas em relação ao procedimento.

Boa sorte!

Att,

Dra. Alessandra Evangelista
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.78.093-6

Anônimo disse...

Bom dia !

Olá Dra Alessandra, desmarquei minha cirurgia pois estava com medo de fazer, vou dar continuidade nas tentativas mesmo com os miomas .. pois vejo muito sucesso de gravidez com miomas principalmente subserosos no qual eu tenho ! estou tomando chás naturais q são comprovados q diminuem o tamanho dos tumores, a minha pergunta é : posso tomar essas vitaminas q se tomam no período q se está tentando a gravidez ?

Obrigada !

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá,

O medo de uma cirurgia é super normal e, por vezes, impede a realização do procedimento desde que a paciente não corra risco de vida.
No seu caso, o mais importante é saber com seu médico se a presença desse mioma não impede e sim dificulta a gravidez. Por isso, a importância do acompanhamento médico.
Quanto ao uso de ácido fólico prévio à gestação é muito importante e deve ser utilizado.
Quanto aos chás, não há nenhum que tenha evidencia científica comprovada na redução desses tumores. Não se engane com publicações na internet.
Converse com seu médico! Ele é um aliado rumo ao sucesso da gravidez.

Boa sorte!

Dra. Alessandra Evangelista
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.78.093-6

Anônimo disse...

estou pensado em fazer fiv, mas tenho um mioma 4cm intramural, sera que vai impedir a realização da fiv ???

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá,

O mioma não vai impedir a realização da estimulação dos ovários e também a coleta dos óvulos. Porém, para o procedimento ser completo, a etapa de transferência dos embriões para o interior do útero está incluída. Essa etapa pode ser atrapalhada dependendo da localização exata do mioma. Sendo assim, o ideal é que você seja examinada por um médico para que seja avaliada a necessidade de ele ser removido antes de você engravidar.

Atenciosamente,

Dra. Alessandra EvangelistaGinecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.78.093-6

Anônimo disse...

Oi
Gostaria de saber se uma mulher com miomas no utero e engravida corre o risco dos miomas crescerem muito ou este podem desaparecer após o parto?

Sara disse...

Olá, após sofrer um aborto espontâneo, descobri que tinha um mioma intramural e submucoso com 16 cm cúbicos de volume. Por indicação da minha GO, fiz um tratamento por Embolização. Após 8 meses de acompanhamento, o mioma reduziu em 70% seu tamanho, não alterando mais a cavidade uterina e preservou totalmente o útero, estando 100% para tentar uma nova gravidez. Atualmente os planos de saúde cobrem este tratamento. No meu caso foi bem sucedido e acredito que a melhor escolha. Sara

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Sara,

A embolização de miomas é uma opção de tratamento, porém cada caso deve ser avaliado individualmente e somente o médico poderá indicar qual o melhor tratamento para cada caso.

Abs, Dra. Carolina Zendron

Ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana assistida

Anônimo disse...

Oi
Gostaria de saber se uma mulher com miomas no utero e engravida corre o risco dos miomas crescerem muito ou este podem desaparecer após o parto?

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá!
Os miomas podem crescer durante a gravidez, mas dificilmente desaparecem após o parto. O ideal é apenas acompanhá-los e deixar para abordá-los após o término do parto e da amamentação. Algumas vezes devem ser abordados antes mesmo da mulher engravidar.
Converse com seu médico e ele com certeza vai orientar o que deve ser feito no seu caso.
Atenciosamente,
Dra Alessandra Evangelista
Ginecologista e obstetra, especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.78.093-6

Carol disse...

Olá..
Desejo engravidar,mas com o resultado da ultrason 4D que fiz apresentado um mioma intramural com componente submuco localizado na região ant. alta medindo 52 mm; foi solicitado pela minha médica uma vídeo-histeroscopia com resultado de um mioma submucoso nível 2, componente itramural maior que 50%.
Com o resultado minha médica falou que antes de tentar engravidar terei que realizar uma miomectomia pq o mioma esta abaulando o lado esquerdo do útero. Nesse caso qual o melhor procedimento a miomectomia laparotomia ou a a miomectomia histeroscópica (segundo a médica seria necessário umas 5 etapas para removê-lo). Com a miomectomia posso fazer uma inseminação posteriormente, caso tenha dificuldade para engravidar naturalmente?

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Carol!

É muito complicado expressar uma opinião sem ver os seus exames. É sabido que miomas submucosos diminuem a chance de gravidez.
Você já esta sendo acompanhada, então você deve tirar suas dúvidas com a sua médica e o cirurgião que lhe indicou.
Se mesmo assim você ainda ficar com dúvidas, eu recomendo juntar todos os seus exames e marcar uma consulta com outro médico de sua confiança.

Abraços e boa sorte!

Dr. Cássio Sartório
Ginecologista especializado em reprodução assistida do Centro de Fertilidade da Rede D'Or

Simone disse...

Boa tarde, meu nome é Simone, tenho 29 anos e há doze dias, tive um aborto espontaneo pois o feto não se desenvolvia (estava com 5 semanas). o primeiro exame de ultrasson mostrou um mioma de 3 cm localizado próximo ao colo do útero. Quais as chances desse mioma atrapalhar uma nova gravidez? O médico sugeriu tratamento com Zoladex, mas acho muito agressivo e demorado. Há meso necessidade desse tratamento? Quais as outras opções? Gostaria de engravidar o mais rápido possível.

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Simone,

Para avaliar se seu mioma poderia atrapalhar uma nova gravidez e qual seria o melhor tratamento para o seu caso seria necessário saber um pouco mais sobre a sua história, examina-lá, e avaliar cuidadosamente seus exames.
O mais importante é que você discuta com seu médico a exata localização do seu mioma.
Os miomas podem crescer durante a gestação e aqueles que distorcem a cavidade uterina internamente são os que têm mais chance de atrapalhar uma gravidez.
Boa sorte!
Abs,

Dra. Carolina Zendron
Ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana assistida
CRM: 52.84372-5

Manoela disse...

Olá tenho múltiplos miomas, sendo um subseroso com uns 5 cm, vários intramurais, sendo os 2 maiores com 6 cm e vários pequenos e 2 que me esqueci o nome que ficam para fora do útero
, como se estivessem pendurados, com 3 e 4 cm. Tentei engravidar sem fazer nenhum tratamento mas com 7 semanas sofri um aborto espontâneo. Fico preocupada de serem muitos e ter algum tipo de complicação na cirurgia. Gostaria de saber se como estou se existe possibilidade de fazer algum tratamento de fertilização

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Manuela,

Aconselho a procurar seu médico, para que possa discutir a melhor conduta no seu caso. Ele possui toda sua história clinica e mais detalhes dos seus exames.

A disposição

Dra. Beatriz Tupinambá
Ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana assistida
CRM: 52.82962-5

Anônimo disse...

Bom dia!
Realizei um procedimento de FIV, sem sucesso e sem congelamento de embriões, pois produzi somente três folículos, utilizei o 2225 UI de GONAL, como posso estimular mais folículos? Tenho um mioma subseroso de 2cm, pode ter interfirido?
Grata!

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá!

Infelizmente com seu breve relato não temos como opinar sobre sua condição clínica. A dose de medicação não é a única que decide a resposta do ovário.
Procure seu médico e converse com ele! Com certeza ele vai esclarecer cada ponto do seu tratamento e definir novas estratégias se for necessário.
Atenciosamente,

Dra. Alessandra Evangelista
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.78.093-6

cristina disse...

Bom dia Doutor,
Nao sei o que fazer, tenho um mioma submucoso de 2,5 cm dentro do utero, já fiz varias histeroscopia, mas ele volta, fiz um FIV e tive um negativo, quero fazer outra, mas tenho medo que nao de certo, o que posso fazer?

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Cristina,

Seu médico certamente é a pessoa que melhor conhece seu caso. Converse com ele sobre suas dúvidas e, se precisar, procure um especialista em reprodução humana.
Boa sorte!

Atenciosamente,

Dra. Vívian Sant`Anna.
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana.

Anônimo disse...

olá doutor me chamo Herika e tenho 31 e foi constatado um mioma medindo 6,3x5,2cm subseroso com componentes intramural, gostaria de saber qual tipo de tratamento pra ele, e se posso engravidar depois do tratamento e com quanto tempo depois

karinne disse...

Boa tarde

Descobri que tenho as duas tropas obstruidas por causa de uma infecção.. E o meu medico me informou que para engravidar só Fertilização em Vitro. E na minha ultima consulta o mesmo me informou que tenho um mioma na parede do útero e me informou que não atrapalharia na Fertilização, pois o mioma esta longe do local onde é colocado o ovulo.
Isso procede ou não?
att.

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá Herika!

Esses detalhes devem ser muito bem avaliados em uma consulta, na qual serão explicadas adequadamente as diversas formas de tratamento e também analisados outros aspectos necessários às tentativas de gravidez.

Procure seu médico e ele poderá te orientar.

Atenciosamente,

Dra. Alessandra Evangelista
Ginecologista e obstetra, especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.78.093-6

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Oi, Karinne!

Seu médico lhe orientou baseado em seu histórico e exames. O mioma deve ser avaliado em relação a localização e tamanho. Após analisar os exames, é possível definir se há ou não necessidade de retirá-lo antes da fertilização.

Boa sorte em seu tratamento.

Atenciosamente,

Dra. Alessandra Evangelista
Ginecologista e obstetra, especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.78.093-6

Anônimo disse...

Eu vou fazer uma Fertilização In vitro e na trasnvaginal para a contagem de folículos antrais deu que tenho uma mioma intramural 15 x 11 mm localizado na parede fúndica anterior. Ele pode prejudicar a implantação ?

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá,

A presença de mioma no útero pode influenciar a implantação, o que depende principalmente da sua localização e tamanho.
Os tipos de mioma que podem prejudicar a implantação são principalmente os miomas submucosos e os intramurais que alteram a “forma” da cavidade endometrial (local de implantação do embrião).
Essas características podem ser determinadas através da Ultrassonografia Transvaginal e da Videohisteroscopia e é então avaliada a necessidade de retirada ou não do mioma antes do procedimento; o que deverá ser avaliado pelo seu médico.

À disposição para maiores esclarecimentos.

Atenciosamente,

Dra. Carla Cantarino
Ginecologista e obstetra, especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 5285712 - 2

Anônimo disse...

Fiz ecografia transvaginal e foi detectado mioma intramural com possivel componente submucoso em parede anterior medindo 2,5 x 2,3 cm, o que causou contornos irregulares no útero. Mas não apresento fluxo menstrual intenso; o fluxo é fraco e cada mês vem uns 3 ou 4 dias antes. Precisarei fazer tratamento?

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá!

Os ciclos parecem ser regulares de 26/27 dias. O mioma nesta localização pode não interferir em nada, mesmo tendo um componente submucoso. No entanto, deve-se levar em conta todo um contexto: idade feminina, tempo de infertilidade e exame seminal. Só aí é possível avaliar a validade de uma histeroscopia cirúrgica.

Qualquer dúvida, estamos à disposição!

Atenciosamente,

Dra. Maria Cecília de Almeida Cardoso
Embriologista chefe do laboratório de Reprodução Humana Assistida
Especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.81511-0

Aninha disse...

Boa noite! Acabei de descobrir que eu tenho um mioma submucoso de 2x2.5. Gostaria de saber se consigo engravidar mesmo estando com esse mioma? E se eu optar por retirar, eu vou conseguir engravidar ou a cirurgia danifica a camada do útero? Grata.

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá,
Miomas uterinos precisam ser estudados com exames de imagem. Dessa forma, podemos decidir as possibilidades cirúrgicas e suas consequências. Em geral, miomas submucosos, dependendo do tamanho, podem ser retirados via videohisteroscopia.
Mas todos eles precisam ser estudados: tamanho, profundidade, localização, dentre outras características. Melhor seria uma avaliação de um especialista para decisão de conduta, seja expectante ou cirúrgica.

Atenciosamente,

Dra. Ingrid Tavares Izzo
Ginecologista e obstetra, especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM 52873004

Unknown disse...

Existe alguma forma de eu retirar esses miomas e fazer uma inseminação?

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá!

Geralmente, o mioma que atrapalha a gestação é o submucoso e não o subseroso. Não havendo necessidade de retirada cirúrgica.

Atenciosamente,

Dra. Maria Lucia Lima
Ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana assistida
CRM: 52.88071-0

"ENERGIANDO" disse...

Boa noite, meu exame apresentou pequeno nódulo miomatoso intramural, medindo 1,0x 0,6cm. Tenho 43 anos e quero fazer a fertilização in vitro. É arriscado?

Dona Comunicação disse...

Olá!

Você deve agendar uma consulta com um especialista em reprodução para que seja possível solicitar e avaliar outros exames.

Atenciosamente,

Dr. Cássio Sartorio
Ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana assistida
CRM: 52.75951-1

Anônimo disse...

Boa tarde, fiz uma miomectomia a um ano atrás, meu médico disse que só poderia tentar engravidar depois de um ano.esse um ano já se completou.depois disso me encaminhou para um grupo de esterelidade pois disse que por causa de algumas complicações na cirurgia pode ser que terei dificuldades para engravidar.tire minhas dúvidas sobre isso.devo parar de tomar remédio ou continua e esperar para passar pelo grupo.por favor me ajudem a esclarecer essa dúvida. desde já agradeço.

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá. Todo procedimento cirúrgico pode ter complicações. Se já está há 1 ano tentando engravidar, procure um médico especialista em reprodução assistida para uma avaliação.

Um abraço,

Dra. Gabriela Vieira
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 5281322-2