terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Estudo mostra que perder peso aumenta a fertilidade de mulheres com síndrome do ovário policístico


A revista online Endocrinology Advisor acaba de publicar uma pesquisa sobre os efeitos de mudanças no estilo de vida de mulheres com síndrome do ovário policístico (SOP) no aumento de sua fertilidade, uma ótima notícia para as mulheres que sofrem desse mal e desejam engravidar. Já se sabe que a SOP causa, entre outros problemas, a anovulação, ou seja, a suspensão da ovulação. 

Realizado nos Estados Unidos, o estudo foi feito com 149 mulheres com idades entre 18 e 40 anos, acima do peso, e que sofriam com a síndrome do ovário policístico. Ao se submeterem a uma mudança no estilo de vida, incluindo uma dieta com restrição calórica de 1.200 a 2.000 calorias por dia (dependendo do peso das participantes) e a prática de exercícios físicos cinco dias na semana durante quatro meses, essas mulheres conseguiram perder peso e gordura corporal, melhorando significativamente sua taxa de ovulação. 

Os resultados revelaram taxas superiores cumulativas de ovulação entre as mulheres que perderam peso (46% no grupo de mulheres que tomavam pílula anticoncepcional, 60% no grupo que mudou o estilo de vida, e 67% no grupo combinado). Entre esses grupos, as taxas de nascidos vivos foram 12%, 26% e 24%, respectivamente.

Diversos estudos mostram que a SOP está relacionada com a resistência à insulina. Portanto, manter um estilo de vida saudável, um peso dentro do ideal, e ter uma alimentação com baixa carga glicêmica - rica em fibras e com porções reduzidas de: açúcar, sucos de caixa, e alimentos refinados como farinhas e doces são fundamentais para um melhor tratamento dessa síndrome. 

Optar pelo consumo de legumes, verduras, grãos integrais, cereais integrais e frutas in natura ao invés de sucos são escolhas que tornam os hábitos alimentares mais saudáveis.

E uma ressalva também para as mulheres que não sofrem com a síndrome: ficar acima do peso e manter uma alimentação pobre em nutrientes, além de aumentar a chance de desenvolver a SOP, diminui, de maneira geral, a chance de engravidar.

Clique aqui e confira a pesquisa na íntegra.

Tatiana Rom
Nutricionista do Vida – Centro de Fertilidade 

Nenhum comentário: