segunda-feira, 11 de julho de 2011

Progesterona – um hormônio fundamental para quem quer engravidar






















Progesterona – um hormônio fundamental para quem quer engravidar

A progesterona é um hormônio feminino muito importante para a preparação do organismo da mulher para a gestação e também na manutenção dessa gravidez. Produzido pelo ovário a partir da adolescência, em um ciclo menstrual normal, tem a função de ativar células que revestem a parede uterina, alterar e irrigar os vasos sanguíneos do endométrio, deixando o útero preparado para receber o embrião.

Durante a gravidez, a produção da progesterona inicialmente é feita pelo corpo lúteo (estrutura que se forma após a liberação do óvulo no ovário). Posteriormente, ela é mantida pela placenta. Esse hormônio não só ajuda a manter a gravidez, como também relaxa a musculatura uterina e estimula o desenvolvimento das glândulas mamárias.

Algumas mulheres, porém, apresentam deficiência desse hormônio, o que pode levar a falhas de implantação, prejudicando uma gravidez inicial ou levando a abortamentos de repetição, por prejudicar a manutenção da gravidez. Fora da gestação, durante o ciclo menstrual, algumas mulheres também podem apresentar alterações menstruais como hemorragia, dor nas mamas e TPM.

Como as concentrações desse hormônio ao longo do ciclo são bem variáveis, ao perceber qualquer sintoma, principalmente se o objetivo é estar com um bebê em casa, o ideal é procurar um ginecologista, que poderá diagnosticar o problema, além de orientar quanto à possibilidade de reposição de progesterona, caso seja necessário.
Veja mais informações no site Sintomas da Gravidez

Dra. Alessandra Evangelista
Ginecologista especialista em reprodução humana assistida do Vida – Centro de Fertilidade da Rede D’Or

Progesterona e Infertilidade

Progesterona é um hormônio esteróide produzido, a partir da puberdade, pelo corpo lúteo e pela placenta durante a gravidez.

A progesterona é o segundo hormônio feminino e é produzida principalmente no ovário. No processo da ovulação, o óvulo, célula fértil feminina, se encontra dentro de uma pequena bolinha de líquido chamada folículo. Este folículo produz o estrógeno, hormônio feminino básico. É o estrógeno que faz o aspecto físico da mulher. Após a liberação do óvulo este folículo se transforma em corpo amarelo ou lúteo, e começa a produzir progesterona, a qual prepara a mulher para a gestação e o aleitamento.

A progesterona age em todo o corpo físico da mulher preparando-a para a gravidez. Muitas mulheres tem deficiência de progesterona e isto não parece ter um significado muito importante para o organismo. Sua maior conseqüência é a amenorréia, ou falta de menstruação. É um hormônio essencial na manutenção da gravidez. É primeiramente produzida pelo corpo lúteo do ovário, até cerca de 20 semanas de gestação, sendo depois sintetizada pela placenta. Muitas mulheres inférteis, com falhas de implantação e com aborto recorrente apresentam baixos níveis de progesterona no sangue, sendo indicada uma suplementação de progesterona na fase inicial da gravidez. A progesterona age não só na receptividade endometrial, mas também a resposta imunológica materna, devendo a suplementação permanecer até por volta da 16ª semana, alguns médicos recomendam somente até a 10ª semana.

Veja a matéria no site Sintomas da gravidez

430 comentários:

1 – 200 de 430   Recentes›   Mais recentes»
nivea l. p. disse...

oi bom dia queria saber se tomando provera 10mg, receitado pela ginicologista teria a possibilidade deengravidar? estou indo pelo caminho certo, ja soube de alguem q engravidou tomando esse remedio. obrigada pela dica!

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Oi, Nivea,

Isso depende de quando você inicia a medicação. O melhor jeito de você ter essa resposta é perguntando diretamente para sua ginecologista. E não se esqueça de mencionar que você deseja engravidar.

Abraços,

Dr. Cássio Sartório
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.75951-1

NAYARA disse...

OLa estou a 7 meses sem menstruar tenho 27 anos nao estou gravida, fiz exames o de hormonio deu assim. estradiol 120,10 FSH 1,62 FT4 1,16 LH 5,10 PROGESTERONA 4,47 PROLACTINA 8,27 TSH 1,29 T3 127,9 DOSAGEM T4 9,6

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Nayara,

Seus exames mostram alterações que podem estar relacionadas a sua ausência de menstruação. Procure seu ginecologista e converse com ele sobre essa irregularidade menstrual.
E, caso já esteja pensando em engravidar, fale com ele também. Ele poderá lhe dar a resposta sobre o que deve ser feito.

Boa sorte!

Dra. Alessandra Evangelista
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.78.093-6

priscilla disse...

qual o risco de se engravidar ja com a progesterona alta??

blog do Engenheiro Osmar Portela disse...

Comecei a usar (uso externo)progesterona e tive algumas reações como:tontura,enjoo,sonolencia,cefaleia isto é norml.Decedir parar de usar o medicameno fiz bem

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Priscilla,

Após o período fértil da mulher, a progesterona aumenta devido à sua produção pelo corpo lúteo. Geralmente, solicitamos um exame de sangue entre o 21 e o 23 dia do ciclo para avaliarmos qual o valor desse hormônio.
Se ele estiver acima de 10.000 pg/ml, podemos caracterizar uma ovulação adequada e, caso a mulher não esteja utilizando nenhum método contraceptivo e esteja tendo relações sexuais frequentes sem proteção, a gravidez pode ocorrer se não houver nada impedindo o encontro do óvulo e do espermatozóide; o que também pode ser avaliado.
Algumas mulheres têm esse hormônio aumentado em determinados períodos da vida, por exemplo, na amamentação. Se o bebê estiver só no peito e mamando regularmente, esse hormônio pode inibir um ciclo normal e a mulher não ovular, e assim não engravidar.
Sendo assim, a progesterona alta deve ser avaliada dentro de um contexto.
Converse com seu médico levando a ele suas dúvidas e desejos - se é engravidar ou não. Ele terá as respostas.

Boa sorte!

Att,

Alessandra Evangelista
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.78.093-6

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Ola, blog do Engenheiro Osmar Portela,

Por aqui, não é possível dizer ao certo se você fez bem em parar o seu remédio, pois não tenho como saber o motivo pelo qual você o está usando. A melhor pessoa para orientar se você deve manter o uso ou pode parar é o medico que lhe prescreveu essa medicação. Converse com ele e tire as suas dúvidas.

Abraços,

Dr. Cássio Sartório
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.75951-1

Unknown disse...

olá me chamo cristina estou a 2 meses sem menstruar tenho 36 anos, nao estou gravida, fiz exames o de hormonio deu assim. estradiol 35.0 FSH 6.8 FT4 7.0 PROGESTERONA 0.4 PROLACTINA 103.9 TSH 1.9. T3 124.3... estou querendo engravidar, oque vc acha do meus resultados. me ajude. obg ...

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá Cristina!

Os exames mostram alterações compatíveis com sua clínica, ou seja, a ausência da menstruação.
Procure um médico para consulta, orientações e tratamentos.
Não esqueça de mencionar seu desejo de engravidar.

Att,

Alessandra Evangelista
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.78.093-6

Anônimo disse...

Bom dia estou gravida de 4 semanas mais tive um pequeno sangramento o medico me receitou progesterona de 200mg gostaria de saber se corro o risco de perde essa gravidez fiz uma ultra mais so deu pra ver o saco gestacional e estava normal

Valquiria disse...

Olá,
Tenho 30 anos e tomei diane 35 por 16 anos por causa dos SOP, mas estou querendo engravidar e por isso fui a GO que passou vários exames hormonais. Dentre eles, o FSH e a prolactina deram normais, mas o Estradiol, o LH e a progesterona derram abaixo do normal, por isso minha GO receitou cicloprimigyna por 3 meses. Usei o remédio e repeti os exames e agora só a progesterona está abaixo do normal (0,19ngml, referência 5 a 20 ngml). Associado a isso, fiz uma transvaginal no 8º dia do ciclo e deu apenas discreto aumento do volume ovariano direito (13,5cm³). Vendo os resultados minha GO me receitou reposição de progesterona por 3 meses e repetirei o exame de progesterona. Minha dúvida é: como quero engravidar queria saber se a conduta da GO está certa e o que quer dizer esse aumento ovariano do ultrasom? Soube que quando a progesterona está baixa indica que eu não ovulei, será que não seria indicado indução de ovulação? Será que depois desse tempo todo posso voltar a ter SOP?
Desde já agradecida pela atenção.

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá,
A gestação está no inicio e você deve seguir as orientações do seu médico. Infelizmente, ninguém poderá te dar certezas em relação à gravidez. O ideal é seguir as orientações, acompanhar com exames de ultrassonografia o desenvolvimento e aguardar.

Boa sorte!

Att, Dra Alessandra Evangelista.
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.78.093-6

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Valquiria!
Com o diagnóstico de SOP, o ideal é o acompanhamento das dosagens hormonais e ajustes de todos os parâmetros para que você consiga engravidar. Sua médica está fazendo o melhor e, como ela está lhe acompanhando, nada melhor do que tirar as dúvidas com ela, principalmente no que diz respeito às próximas etapas do tratamento. Tenho certeza de que ela lhe informará sobre tudo e, havendo necessidade, encaminhará você a um especialista.

Boa sorte!

Att, Alessandra Evangelista
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.78.093-6

Anônimo disse...

Olá Doutora Alessandra
tenho 50 anos, com histórico de endometriose (feito cirurgia), com útero 3x acima do tamanho normal e hemorragias recorrentes. Estou usando QLAIRA e mesmo assim, tive uma hemorragia muito forte. o médico me passou uma injeção de Contracep 150mg(progesterona) e continuar a QLAIRA. Não estou animada de usar a injeção .
Regina Valadares

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Regina,

Converse com ele sobre a sua insatisfação em usar o injetável. Tenho certeza de que ele lhe dará os motivos para o uso, ou combinará uma nova abordagem. Como ele é quem está lhe acompanhando, certamente sabe muito de você e poderá lhe ajudar.

Boa sorte!

Att,

Dra. Alessandra Evangelista
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.78.093-6

Anônimo disse...

Tenho 40 anos e estou tentando engravidar, fiz alguns exames e gostaria e entender melhor. Não consegui marcar ainda hora na ginecologista e estou super anciosa. Ju

Ju disse...

Fiz os exames no 8º dia depois do 1º de menstruar, testosterona bio e 9,40. test. livre 0,39. androgenico livre 1,92. fsh 8,17. lh- 6,41. prolactina- 40,10. androstenidiona- 2,47. estradiol- 75,90. 17 alfa hid.-228. Tenho 40 anos

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Cara Ju,

O ideal é mesmo que você mostre os seus exames ao seu ginecologista para que ele possa te tratar e, o mais importante, te acompanhar.

Na verdade, de nada adianta você tomar uma medicação se não houver alguém que possa acompanhar e dizer o momento certo de parar.

Att.,

Dr. Cássio Sartório
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.75951-1

Julia disse...

Tenho 25 anos e tento engravidar há quase 3 anos. Tenho Ovários policísticos, mas menstruo regularmente ( só que tenho ciclos longos, que variam de 31 ate 36 dias). Ano passado engravidei e tive um aborto retido com quase 2 meses de gravidez. Fui ao GO recentemente e os resultados dos meus exames foram:
Androtesnediona: 3,76ng/ml
Estradiol: 214,50pg/m
FSH:: 3,73mUI/ml
LH: 5,18mUI/ml
T3 livre: 3,26pg/ml
T4: 6,62mcg/ml
TSH: 3,95 mcUI/ml
Testosterona livre: 1,14%
Testosterona: 25,19ng/dl
DHT: 556,6 pg/ml

Atualmente estou tomando metformina de 850mg 2x ao dia, tomei o Clomid do 5º ao 9º dia do ciclo 2 cp/dia e vou tomar o Duphaston 10mg do 14º ao 25º dia do ciclo. Quero saber se essa eh a medicação correta e se assim minhas chances de engravidar aumentam. Quero muuitoo ter esse filho, e não sei mais o que fazer. Obrigada

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Julia,

Existem vários tipos de medicações que podem ser feitas. O ideal é que você converse com o seu médico e perguntar quanto tempo você deve esperar e se é necessário você procurar uma clínica de reprodução.
Leve seus exames para ele poder avaliar. Existem muitas outras coisas para serem avaliadas além dos seus exames laboratoriais.

Espero ter ajudado e boa sorte!

Att.,
Dr. Cássio Sartório
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.75951-1

Anônimo disse...

Ola meu nome sabrina e tenho 27anos, parei de tomar injecao a uma 2anos e ate hoje nao conseguir engradidar... Gostaria de saber quais exames necessarios para o diagnostico.

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Sabrina,
Você deve procurar sua ginecologista ou especialista em reprodução, pois os exames que serão solicitados são decididos pela sua história médica.

Abraços e boa sorte

Dr. Cássio Sartorio
Ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana assistida
CRM: 52.75951-1

CRIS disse...

oi,meu nome e cristiane,,estou tentando engravidar a 1 ano,,fiz os exames que a medica me pediu e no exame de sangue deu que o nivel de progesterona esta baixo,,o ultrassom,deu tudo normal.Entao ela me passou o remedio CLOMID,estou tomando ha 5 meses,e todos os meses,faco no dia 21 do ciclo o exame de sangue e o ultrassom,mas ate agora nao engravidei,,sera que e esse o caminho?? ou seria outra a medicacao??

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Cristiane,

O citrato de clomifeno é um indutor da ovulação. Para avaliar se seu tratamento está adequado, seria necessária uma consulta médica. Se sua médica está lhe acompanhando, confie nela! Caso seja necessário, procure um especialista em reprodução humana!

Att.
Dra. Carolina Zendron
Ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana assistida
CRM 52-84372-5

Anônimo disse...

Boa noite. Estive na ginecologista hj e voltei muitooo preocupada. É uma médica nova pois me mudei de cidade e tive que trocar de ginecologista. Tomo cerazette há 4 anos por indicação médica por conta da tpm. Me sinto muito bem e foi só uma consulta de rotina mas ela me desesperou dizendo que eu não podia ter interrompido a menstruação tanto tempo e que cerazette atrofia os ovários e praticamente disse q não poderei ter filhos. Pediu vários exames mas fiquei tão preocupada q nem consegui marcar. Isso procede? N unca ouvi falar isso.

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá,

O uso de anticoncepcional combinado ou a base de progesterona, como você está fazendo uso, pode reduzir temporariamente o volume dos ovários. Esse efeito termina com a suspensão da medicação, pois acaba o efeito de bloqueio do anticoncepcional.
Não há evidência cientifica que suporte a teoria de agressão ou proteção do ovário com o uso de anticoncepcional.
Sendo assim, o fato de usar continuamente o anticoncepcional pode mascarar um problema e não ocasioná-lo.
Se o seu desejo é avaliar sua reserva ovariana e saber se está tudo bem, siga as orientações de fazer o exame e depois se tranquilize. E, caso decida não fazê-los, converse com sua médica dos motivos e ouça as orientações.

Boa sorte!

Att,

Dra. Alessandra Evangelista
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.78.093-6

BIOLA disse...

detenho 26 anos e estou tentando engravidar a quase dois anos, minha ginecologista me receitou acdo folico e utrogestan para ser tomado a parti do 12 dia do ciclo;minha mestruação veio dia 15. gostaria de saber se utrogestan pode me atrapalhar engravidar, pois o meu ciclo é regular. Ela tambem passou exames para os hormonios.

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá Biola,

O Utrogestan é uma medicação que contém progesterona. Ele pode ser usado para um suporte deste hormônio quando há necessidade. Se sua médica lhe receitou, ela deve ter visto motivos baseados em seus hormônios.
Confie nela e converse bastante com ela para tirar suas dúvidas!

Boa sorte!

Att, Dra. Alessandra Evangelista
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.78.093-6

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

um exame de progesterona dando 0,66ng/ml.é considerada baixa ?eu ovulei - to tentando engravidar

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá,

Recomendo você conversar com a sua ginecologista, pois é difícil analisar seu caso apenas baseado em um exame. É necessário saber sua história e seus exames e seu ginecologista é a melhor pessoa para isso.

Dr. Cássio Sartorio
Ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana assistida
CRM: 52.75951-1

Anônimo disse...

DR eu estou tentando engravidar e fiz um exame de progesterona no 21 dia e deu o valor de 23,10, posso estar gravida? obs. acabei de fazer um teste de farmácia mas deu negativo, estou no 27 dia

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá,

Não dá para avaliar seus ciclos menstruais somente pela dosagem de um único hormônio, e sem saber qual o parâmetro de normalidade para ele, pois isso varia de laboratório para laboratório.

Procure sua ginecologista ou um especialista em reprodução para avaliar seu caso com mais cuidado.

Abraços e boa sorte.

Dr. Cássio Sartorio
Ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana assistida
CRM: 52.75951-1

Anônimo disse...

OLA,ESTOU TOMANDO GESTINOL28 DESDE SETEMBRO SEM INTERRUPÇAO CONFORME ORIENTAÇAOMEDICA. NO FINAL DE OUTUBRO APRESENTEI SANGRAMENTO CARACTERISTICO COM MENSTRUAÇAO. E AINDA ESTOU COM ESSE SANGRAMENTO,POREM EM MENOR QUANTIDADE. HJ FUI AO MEU GINECOLOGISTA E ELE PASSOU EXAMES DE CONTAGEM HORMONAL. ESTOU MUTIO PREOCUPADA,POIS QUERO MUITO ENGRAVIDAR.

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá,

Continue acompanhando com seu médico e realizando os exames solicitados por ele. Converse com ele sobre seus receios. O seu ginecologista é a melhor pessoa para lhe orientar e tirar todas as suas dúvidas!

Abraços e boa sorte.

Dr. Cássio Sartorio
Ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana assistida
CRM: 52.75951-1

Clá disse...

Olá, doutora!
O que pode significar BHCG 32,5 mUI/mL e progesterona 48,24ng/mL?
Já passei por 2 gravidez tubárias e estava tomando zimaquin para tentar uma inseminação artificial, mas o médico nos liberou para continuar tendo relações sexuais, pois disse que a possibilidade de uma nova gravidez tubária é a mesma com inseminação ou processo natural.
Produzi muitos folículos no dia 23/10, pois sofri de dores neste dia.
Você pode me dar uma orientação?

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Por esse valor de BHCG você pode estar grávida, mas esse valor varia com o tempo de gestação e alguns outros fatores. A melhor pessoa para orientar seus próximos passos é o médico que está lhe acompanhando. Converse com ele e tire as suas dúvidas.

Abraços,

Dr. Cássio Sartório
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.75951-1

Clá disse...

Muito obrigada, Dr. Cássio!

Hoje tive consulta com o meu médico e ele confirmou a gravidez, que está bem no início.
Obrigada por dispor do seu tempo para me orientar.


Abraços,

Clá

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Parabéns, Clá!

Abraços,

Dr. Cássio Sartorio
Ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana assistida
CRM: 52.75951-1

Ilana disse...

Olá!
Tenho SOP e há 1 ano e meio tento engravidar.
Ano passado eu e meu marido fizemos uma bateria de exames antes de iniciarmos um tratamento de indução da ovulação com clomid e ovidrel e ultras seriadas(coito programado).
Nos exames não surgiram nenhuma alteração, segundo a especialista em reprodução humana que me acompanhava.
Fizemos tratamento por 3 ciclos ovulatórios e como não obtivemos sucesso, ela disse que tínhamos que partir para outro método de reprodução assistida. Ficamos de pensar no assunto e nos organizar financeiramente.
Há 5 meses estamos sem tratamento e sem anticoncepcional. E neste período sem tratamento meus ciclos voltaram a ser irregulares: o primeiro de 35 dias, o outro de 40, o último de 37 dias e este agora ainda não menstruei.
Mas este mês teve um acontecimento estranho, pelo menos para mim, isto nunca tinha acontecido.
O primeiro dia deste ciclo foi 10/10. Na segunda dia 05/11 tive um corrimentozinho cor de café com leite, begezinho. E este corrimento durou até a quinta dia 08/11 quando começaram umas cólicazinhs discretas e espaçadas, Estas duram até hj. Pesquisei na net e vi que isto poderia ter sido um evento chamado nidação. Então na terça 13/11(com 35 dias do cilco) fiz um beta que deu negativo (1,5mui).
Liguei para minha médica ginecologista normal e ela disse que como deu negativo, o corrimentozinho poderia ter sido uma baixa na progesterona. Pediu que eu esperasse mais uma semana e se não menstruasse, repetisse o beta, e se desse negativo eu fosse ao consultório para ela me receitar um remédio para eu menstruar.
Continuo com as colicazinhas, não mesntruei, estou com 37 dias de ciclo, ontem veio um pinguinho de borrinha de café e hj também.
Posso estar grávida, ou você acha improvável?
Este ciclo está muito estranho para mim pq normalmente só tenho cólicas na véspera de menstruar e são mais intensas e também nunca tive este corrimentozinho no meio do ciclo. Quando ela vem, vem de uma vez.
Ainda tenho umas cápsulas de utrogestan dos meses em que fiz o tratamento, fico querendo usá-las com medo destas colicazinhs e deste pequeno sangramento(borra) ser problema na fixaçõa do embrião. Posso estar imaginando coisas, mas é porque isto nunca me aconteceu antes.
Aguardo ansiosamente uma opinião.

Ilana disse...

Complementando as informações:
Tenho 31 anos, e tomei diane35 por uns 12 anos, até o ano passado.
E meu marido tem 34 anos.

Reforma de sofá com fino acabamento 21995360750 . Orçamento pelo whatsapp. Capas para sofá. Impermeabilização de estofados. Cortinas e persianas FlavioDecorPJ disse...

Fiz dosagem de progesterona no 9º dia do ciclo e o valor foi muito baixo: 40 pg/mL. Gostaria de engravidar e o folículo está lá pronto para ser rompido (hoje é o 11º dia). A suplementação com progesterona sintética somente é feita após a ovulação ou no caso de confirmação da gravidez? O que pode levar a esse valor tão baixo? É a primeira vez em que isso acontece comigo, que faço exames regularmente. Obrigada
Obrigada

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Ilana,

Siga as recomendações da sua ginecologista e confie nela! Se você estiver grávida, o bHCG ficará positivo. Caso contrário, procure sua ginecologista como ela mesma recomendou!

Att.,

Dra. Carolina Zendron
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.84372-5

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Flávio,

A progesterona varia ao longo do ciclo menstrual e costuma ser um importante marcador de ovulação quando dosada em torno do vigésimo dia do ciclo. A necessidade de suplementação com progesterona na fase lútea deverá ser avaliada pelo seu médico.

Att.,

Dra. Carolina Zendron
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.84372-5

Anônimo disse...

Boa tarde, Dr.
O resultado do exame do meu esposo deu teratospermia, então gostaria de saber qual a possibilidade (+ ou - a porcentagem) de uma gravidez natural, sendo que eu não tenho problemas no que diz respeito a fertilidade. Minha idade 38 anos.
OBRIGADA

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá,

Tudo depende da gravidade da alteração dele e também depende se você tem alguma alteração.
Naturalmente, mulheres na faixa dos 38 anos têm uma chance de 9% ao mês de engravidar, se o casal não tiver nenhuma alteração.
Converse com o seu ginecologista ou então procure um especialista em reprodução para que vocês sejam avaliados.

Abraços e boa sorte.

Dr. Cássio Sartorio
Ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana assistida
CRM: 52.75951-1

roberta disse...




boa tarde,
estou tentando engravidar, faco acompanhamento com meu medico, da ovulação tomei serophene, depois ovidrel e fiz a ultra para saber se ovulei. o medico disse que foi muito bom esse ciclo. minha menstruação mes passado veio 24/10, posso fazer teste de farmácia ou beta amanha dia 23/10(hoje), sera que ja da?

roberta jurema

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Roberta,

Você deve falar com o seu médico e seguir as orientações dadas por ele, pois como ele está lhe acompanhando, ele é a melhor pessoa para dizer o que você deve fazer.

Abraços e boa sorte!

Dr. Cássio Sartorio
Ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana assistida
CRM: 52.75951-1

Anônimo disse...

oi , sou a claudia tenho 34 anos e estou tentando engravidar ha 03 anos, porem ja tive tres abortos consecutivos e agora o ginecologista disse que é deficiencia de progesterona.iniciei o tratamento logo que soube . tem como levar esta gestaçao adiante? pois nas gestaçoes anteriores o ginecologista disse que o feto nao se desenvolvia. quero m
uito engravidar mas ja tenho medo de ter aborto novamente. a primeira gestaçao foi normal. grata

Anônimo disse...

OI SOU A CLAUDIA TENHO 33 ANOS E JA TIVE TRES ABORTOS CONSECUTIVOS. O MEDICO DIZ QUE OS FETOS NAO SE DESENVOLVEM E PODE SER DEFICIENCIA DE PROGESTERONA. INGERI O MEDICAMENTO NO ENTANTO O FETO NAO SE DESENVOLVEU TBEM. A PRIMEIRA GESTAÇAO HÁ 06 ANOS FOI NORMAL.O RESULTADO DOS EXAMES SOLICITADOS FOI OK. QUAL PROCEDIMENTO DEVO TOMAR? QUAL ESPECIALISTA PROCURAR?
GRATA

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Claudia,

Existem algumas situações que devem ser investigadas no seu caso.
O seu ginecologista deve investigar as possíveis causas dos seus abortamentos, ou, se você preferir, também é possível realizar esse tipo de investigação também com um médico especialista em reprodução humana.

Boa sorte,

Dr. Cássio Sartorio
Ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana assistida
CRM: 52.75951-1

Anônimo disse...

ola bom dia Dr. Cassio agradeço por ter disponibilizado seu tempo em me atender e me ajudado. vou procurar um especialista. grata. claudia

maria disse...

Tenho um ciclo irregular que varia de 28 a 35 dias. Meu ultimo ciclo comecou em 12 de novembro, fiz o teste de ovulacao do dia 01/12 nao reagente a 04/12 reagente nos ultimos 3 dias, para verificar a onde LH. No 27o dia do ciclo, fiz o teste de progesterona, com resultado de 22.63ng/ml. E no 28o dia do ciclo, ja comecei a ver a borra escura na calcinha. Suspeito que tenho uma fase lutea curta. este nivel de progesterona indica alguma coisa, tendo em vista que está bem elevdo 7 dias apos a possivel ovulacao?

Anônimo disse...

tenho 32 anos, sou Luciane e estou tentando engravidar a um ano e 1 mes. Já fiz vários exames inclusive um ultrassom vaginal e o exame de histerossalpingografia de tudo certo, meu marido fez o espermograma e tbem deu bom,
Seria melhor eu fazer o exame de progesterona ou o exame de dosagem hormonal?
Agradecida. Aguardo resposta. Por gentileza me ajudem...
O ginecologista me indicou uma clinica de fertilização. O que faço?

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá,

Já que seu médico indicou uma clínica de reprodução, sugiro que você procure a clínica de sua preferência, e leve todos os seus exames.
Se for necessária mais alguma investigação. o médico que lhe atender prescreverá.

Boa sorte!
Dr. Cássio Sartório
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.75951-1

Anônimo disse...

ola estou com a minha progestorana alta sera q é sinal de gravides 242,50 ???

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá,

Não significa obrigatoriamente gravidez. Existem muitas situações em que a progesterona se eleva e não é por conta de uma gravidez. Se quer saber se está grávida, o ideal é realizar o teste de gravidez.

Abs e boa sorte!
Dr. Cássio Sartório
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.75951-1

Unknown disse...

Olá Doutores,
Tenho 36 anos e tomei anticoncepcional (Yasmin) por quase 9 anos. Ocorre que em outubro com o desejo de engravidar parei com o anticoncepcional. Tive o sangramento após a tomada da última cartela e não menstruei mais. O médico solicitou a ultrassonografia transvaginal que deu normal. Também solicitou dosagem hormonal. O resultado foi o seguinte (laboratório Lavoisier):
- Prolactina – 10,90 ng/mL
- Estradiol – 26,0 pg/mL
- Progesterona – 0,21 ng/mL
- FSH - 97,3 mUI/mL
- LH – 65,6 – mUI/mL
- TSH – 3,27 uUI/mL
- T4 – 1,18 ng/dL
Após o resultado dos exames meu médico prescreveu Provera. É importante dizer que confio bastante em médico, porém gostaria de outra opinião, pois li algumas coisas sobre menopausa precoce, o que me deixou muito preocupada já que quero muito engravidar. Li também que é possível que seja uma amenorreia pós-pílula. Enfim, gostaria da opinião de vcs.
Um grande abraço e obrigada pelo espaço!
Joana

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Maria,

Os valores de referência para progesterona variam um pouco, de laboratório para laboratório e de acordo com o dia do ciclo. Leve para seu médico o resultado, que com sua história e exame clínico, poderá ser melhor interpretado.

Dra. Beatriz Tupinambá
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.82962-5

Anônimo disse...

boa tarde,
há quase três meses
atrás eu sofri um aborto espontâneo e minha GO disse que a maioria dos abortos acontecem devido a falta de progesterona, estou estudando bastante para adquirir mais conhecimento para que eu possa ter uma gravidez satisfatória
e gostaria de saber se sob prescrição de minha medica haveria algum tratamento para que o meu corpo possa produzir mais progesterona?

Desde já
Grata,
Kátia

Rafaela disse...

boa tarde

Estou tomando provera no 14º dia apos a mestruação, estou tentando engravidar é possivel engravidar tomando provera, quais as chances que tenho. minha mestruação sempre foi irregular ai fui na ginicologista e ele me passou provera já pro 3º ciclo e nada.


Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Rafaela,

A progesterona de segunda fase, não é um método contraceptivo, não impede que você engravide, mas também não é indutor de ovulação. Ou seja, ela não foi receitada para você engravidar e sim para regularizar seu ciclo menstrual.
Procure seu médico para que ele possa lhe orientar!

Boa sorte!

Att.
Dra. Beatriz Tupinambá
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.82962-5

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Kátia,

Várias podem ser as explicações para o aborto espontâneo: má formação do útero, uso de drogas, infecções, tabagismo, insuficiência de corpo lúteo (o que causaria a falta de progesterona a que você se referiu) e, por último, e considerada a causa mais comum, alterações cromossômicas do embrião.
A idade da mulher é um fator que influencia muito na incidência de abortos espontâneos, devido ao envelhecimento dos óvulos, estando estes mais predispostos a sofrer alguma alteração genética.
Existe medicação, principalmente para o caso de insuficiência de corpo lúteo: a progesterona sintética, que pode ser usada. Porém, aconselho que converse melhor com sua médica, para que ela possa lhe orientar.

Abraço e boa sorte!

Dra. Beatriz Tupinambá
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.82962-5

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Joana,

Realmente sua dosagem hormonal, está bastante alterada. Menopausa precoce é uma possibilidade real. Acho importante repetir seus exames para a confirmação. A dosagem do hormônio anti-mulleriano também deve ser de grande ajuda no diagnóstico.
Como você quer muito engravidar, procure um especialista em reprodução humana para melhor orientação.

Boa sorte! Abraço!
Dra. Beatriz Tupinambá
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.82962-5

Thais Bitencourt disse...

Olá querida, recebi o resultado de um exame de progesterona que deu 15,3 ng/ml... Iniciarei o processo para engravidar em 2 meses e estou fazendo todos os exames. Tenho hipotireodismo e fiz iodoradiação a 10 meses atras. O exame foi feito no 20ºdia após mesntruação.
Qual o significado desse resultado?
Obrigada

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Thais,
Não é possível dar um diagnóstico para você com apenas um exame, pois ele pode ser interpretado de inúmeras formas, sem contar que, dependendo do laboratório e do fornecedor do equipamento que faz o exame, os valores de referência mudam. Eu recomendo você levar esse exame ao médico que lhe solicitou, para que ele possa esclarecer todas as suas dúvidas.

Abs e boa sorte!
Dr. Cássio Sartório
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.75951-1

Juliana disse...

olá estou a doze anos com meu parceiro e não temos filhos ainda. tenho uma menstruação desregulada mesmo tomando anticoncepcional mercilon conti, a menstruação vem muito forte e acaba comigo. minha ginecologista diz que não tem muito a fazer. será q não tive filhos por causa deste descontrole?

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Juliana,

Se você está tentando engravidar há 12 anos sem sucesso, deve investigar causas de infertilidade, sim. Pergunte à sua ginecologista se ela pode investigar ou indicar uma clínica de reprodução que faça esse tipo de investigação/ tratamento, só não deixe passar muito mais tempo.

Abraços e boa sorte
Dr. Cássio Sartório
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.75951-1

Daiana Lacerda disse...

Ola! Meu nome é Daiana t

enho 23 anos e tendo engravidar já faz um ano e não tenho resultados positivos, fiz exames de hormonios e seu resultado foi:

testosterona: 2.10ng/dl
progesterona: 0.57 ng/ml
prolactina: 11.6 ng/ml
FSH: 7.65 mUI/ml
estradiol: 50.7 pg/ml
LH: 5.10 mUI/ml

Tem alguma alteração nessas taxas, por favor me mande respostas, quero muito engravidar. Obrigada!

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Daiana,

Não é possível avaliar seu caso somente por esses exames.
Se você quer realmente investigar o que está acontecendo, procure ajuda do seu ginecologista, ou procure uma clínica de reprodução para que sejam solicitados os exames necessários para o seu caso.

Abraços e boa sorte!
Dr. Cássio Sartório
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.75951-1

Anônimo disse...

Bom Dia, tomo anticocepcional microvlar no mes de novembro nao mestruei fiz varios testes de gravides todos negativos entao procurei minha ginecologista ele me falou que era faltade hormonio me passou um remedio para mestruar e me passou tres meses de allestra outro anticocepcional, tomei o remedio mestruei mas so tomei uns 5 comprimidos allestra depois nao tomei mais estou tentando angravidar mas no 3 dia sem o comprimido mestruei, nao sei o que esta acontecendo sera que nao posso ter filho?

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Ola, Anônimo,

Você já conversou com sua médica que quer engravidar? Fale com ela a respeito, para que ela solicite exames para avaliar o que está acontecendo com você.

Abraços e boa sorte!
Dr. Cássio Sartorio
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM 52.75951-1

andréia disse...

Olá!
Tomei provera 10mg durante 5 dias sem saber que estava grávida. Será que pode fazer mal ao bebê?

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Andréia,

Segue trecho da bula do medicamento Provera:

"Uso na gravidez de Provera

Uso na gravidez:
Não se recomenda o uso de PROVERA ® (acetato de medroxiprogesterona) durante os 4 primeiros meses de gestação. Os agentes progestacionais não devem ser usados durante a gravidez. Agentes progestacionais têm sido usados no primeiro trimestre de gravidez, numa tentativa de prevenir o aborto habitual. Não há evidências adequadas de que essas drogas são eficazes quando administradas durante os 4 primeiros meses de gravidez.
Além disso, na grande maioria das mulheres a causa do aborto é um ovum defeituoso, que não é influenciado pelo progestágeno. Além disso, o uso de agentes progestacionais, com suas propriedades de relaxamento uterino, em pacientes com ova fertilizados defeituosos, pode causar um atraso no aborto espontâneo. Por isso, não se recomenda o uso de PROVERA ® (acetato de medroxiprogesterona) durante os 4 primeiros meses de gravidez.
Vários relatos sugerem uma associação entre exposição intra-uterina a drogas progestogênicas no primeiro trimestre de gravidez e anormalidades genitais em fetos masculinos e femininos. O risco de hipospadia, 5 a 8 por 1.000 nascimentos masculinos na população geral, pode ser dobrado com a exposição a essas drogas. Os dados são insuficientes para quantificar o risco em fetos femininos expostos, mas como algumas dessas drogas induzem leve virilização da genitália externa em fetos femininos, e devido à associação aumentada de hipospadia em fetos masculinos, é prudente evitar o uso dessas drogas durante o primeiro trimestre de gravidez. Se a paciente for exposta ao acetato de medroxiprogesterona durante os 4 primeiros meses de gravidez, ou se ela engravidar enquanto estiver recebendo a droga, ela deve ser notificada dos riscos potenciais para o feto."

Texto retirado de http://www.medicamentobrasil.com.br/produtos_descricao_bulario.asp?codigo_bulario=6811

Caso tenha mais dúvidas, o ideal é conversar diretamente com o especialista que está acompanhando você.

Abraços e boa sorte!
Dr. Cássio Sartorio
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM 52.75951-1

Anônimo disse...

BOA TARDE NO FINAL DE AGOSTO DESCOBRI QUE ESTAVA GRAVIDA E NO COMEÇO DE SETEMBRO TIVE UM ABORTO NO MES DE NOVEMBRO FIZ EXAME DE PROGESTERONA ENO 24 E 27 DIA APOS A MENSTRUAÇÃO E O RESULTADO FOI 759.18 NG/DL HOJE FIZ UM TESTE E DESCOBRI QUE ESTOU GRAVIDA MORO NUMA CIDADE PEQUENA E SO CONSEGUI CONSULTA PRO FINAL DO MES PODE ME DIZER SE O RESULTADO DO EXAME FOI BOM ESTOU PREOCUPADA COM A DEMORA DA CONSULTA AH EU TENHO 36 ANOS E JA TENHO UM FLIHOP

Anônimo disse...

Ola Tenho def. De fase lutea e passei a usar 200mg de utrogestan por dia. A dois dias descobri que estava gravida. Estou no 14dpo - 4 semanas de gestacao hoje. Passei a usar ontem 400mg de utrogestan por dia. Hoje fiz um teste serico da progesterona e ela estava em 51ng/ml. Gostaria de saber se este valor eh alto demais para o estagio da gestacao e se esta dosagem de 400mg podem causar algum mal ao embriao. Estou preocupad. Obrigda. Sibele

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá,

O uso da progesterona natural micronizada (Utrogestan) é considerado seguro durante a gravidez. Converse com seu médico sobre o resultado do seu exame e sobre a dosagem da medicação, ele saberá orientá-la!

Dra. Carolina Zendron
Ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana assistida
CRM: 52.84372-5

Patricia disse...

Olá gostaria de saber se o progesterona em excesso pode prejudicar o desenvolvimento do feto nas primeiras semanas de gestação. obriagada g

rosa disse...

Oi meu Rosa tenho 23 e tento engravidar a 3 anos tenho ovario micropolistico a miha go mim receitou cicloprymogina,depois de 6 meses mandou suspender e comecar a clomid eutrogestan ha fiz todos os ate hidrogonografia

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Anônimo (mensagem de 9 de janeiro),
Não é possível dar um diagnóstico para você com apenas um exame, pois ele pode ser interpretado de inúmeras formas, sem contar que, dependendo do laboratório e do fornecedor do equipamento que faz o exame, os valores de referência mudam.
Várias podem ser as explicações para o aborto espontâneo: má formação do útero, uso de drogas, infecções, tabagismo, insuficiência de corpo lúteo (tratável com reposição de progesterona) e, por último, e considerada a causa mais comum, alterações cromossômicas do embrião.
Recomendo uma consulta o mais breve possível com o ginecologista que a acompanha para que ele possa avaliá-la e, se necessário, iniciar reposição de progesterona.

Parabéns e boa sorte!
Atenciosamente,
Dra. Vívian Sant'Anna Lima
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.79756-1

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Patrícia,

A progesterona é um hormônio muito importante para a preparação do organismo feminino para a gestação e para a manutenção da gravidez. Tem papel importante de ativar as células que revestem a parede uterina, promover irrigação sanguínea ao endométrio (parte interna do útero) e, com isso, preparar o útero para receber o embrião.
Sabemos que a deficiência de progesterona (insuficiência de sua produção pelo corpo lúteo ovariano) está entre algumas das causas de abortos espontâneos, sendo necessário, nesses casos, a suplementação de progesterona.
Além disso, o uso da progesterona natural micronizada (Utrogestan) é considerado seguro durante a gravidez e sua suplementação no primeiro trimestre de gravidez, não está associada com prejuízos ao desenvolvimento fetal.

Atenciosamente,
Dra. Vívian Sant'Anna Lima
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.79756-1

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Rosa,

Não consegui entender qual é a sua duvida! De qualquer forma, confie no seu médico e boa sorte!

À disposição,

Dra. Carolina Zendron
Ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana assistida
CRM: 52.84372-5

Anônimo disse...

Meu exame resultou em progesterona 0,21 ng/ml. É normal??? Tenho 24 anos...

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Anônimo,

Tudo depende da fase do ciclo em que você colheu o exame.

Att.

Dr. Cássio Sartorio
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM 52.75951-1

Unknown disse...

ha 2 anos descobrir q tinha 2 miomas por isso eu tinha menstrução continua.em janeiro de 2012 começei a tomar o cerazzete,menstruava muito pouco,em dezembro 2012 o medico mudou o medicamento pq os miomas estava crescendo.estou tomanando a injeção Acetato de Projesterona de 3 em 3 meses so vou tomar a segunda em março.desde quando tomei começei a passar mal.muitas colicas fortes,com dor de cabeça,dor no esotmago e enjoou.isso é normal? vc pode me ajudar? Obrigado!!!

Anônimo disse...

estou gravida de 16 semanas fiz um ultra particular com 10 semanas vi meu bebe,ouvi o coração,os pes e as mãos tava se formando,no ultra não observa corpo luteo,como tava esperando o ultra tbm pelo sus resolvi não levar pro medico e esperar o do sus mas não me chamaram ainda.fiquei preocupada ao pesquisar sobre corpo luteo,sera que posso perder meu bebe por isso.se eu levar o ultra posso tomar algum remedio ainda

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Cara Márcia,

Esses sintomas relatados são reações adversas, que podem ou não estar associadas ao uso do produto. Em média, 5% das pacientes apresentam alguma reação adversa quando utilizam essa medicação. Converse com seu médico, pois ele poderá lhe orientar melhor.

Boa sorte!
Dra. Beatriz Tupinambá
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.82962-5

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Anônima,

Nem sempre é possível visualizar o corpo lúteo na ultrassonografia. Se você não está tendo sangramento vaginal, aguarde a consulta com seu médico e leve seu exame para ele avaliar. Caso você esteja apresentando sangramento vaginal, procure uma emergência obstétrica!

Abs e boa sorte,

Dra. Carolina Zendron
Ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana assistida
CRM: 52.84372-5

Júlia disse...

Boa noite,

comecei o tratamento do coito programado no dia 7 de janeiro de 2013. Minha última menstruação foi dia 3 de janeiro. Tive formação de 3 folículos e segundo o médico foram liberados. Fiz a dosagem de progesterona e hoje peguei o resultado: 37,6 ng/ml. Segundo o laude seria classificado como 1ºtrimestre de gravidez. Porém meu médico ainda não viu o exame e me disse na última consulta que só saberia se estava grávida com o beta hcg, que farei no dia 4 de fevereiro. A ansiedade faz parte da mulher... Com esse exame da progesterona já posso concluir que estou grávida? Obrigada! Júlia

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Julia,

Seu medico está correto: a confirmação de gravidez só poderá ser feita com o resultado do
Beta hcg! Segure um pouquinho a ansiedade e aguarde o resultado!

Boa sorte
Dra. Carolina Zendron
Ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana assistida
CRM: 52.84372-5

Anônimo disse...

tenho 49 anos,fiz todos exames ,o medico diss que está tudo ok! ultrassom ; útero 79,72 cm; ovários; 7,95cm; 7,02cm ; estradiol 12,8pg ; LH 13,94; progesterona 0,15ng; FSH 7,7. Eu quero muito engravidar o que eu faço, estou disposta a fazer tratamento,mas não tive apoi deste médico, me ajude quero muito,muito. Se possível me enviar por email,e ou contatos da clínica. Grata Maria.

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Anônima,

Você precisa conversar com um especialista em reprodução assistida para que ele possa avaliar melhor o seu caso. Como não enviou seu e-mail, seguem, por aqui, nossos contatos:

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or
MD.X Barra Medical Center - Av. das Américas, 6.205, sl. 303-305
Barra da Tijuca - Rio de Janeiro
Tels:(21) 2493-0758; 2484-2918; 2484-8564; 2429-6140
atendimento@vidafertil.com.br

Atenciosamente,
Dr. Cássio Sartorio
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM 52.75951-1

Anônimo disse...

oi boa tarde,
eu tomei provera 10 mg por 12 dias no final de dezembro de 2012 e fiquei menstruada no dia 2 de janeiro e era previsto que eu ficasse menstruada novamente no dia 29 de janeiro pois sempre fui regulada mais hoje já são 04 de fevereiro e ainda nao veio nada. Fiz o teste de farmácia hoje e deu negativo. Será que há possibilidades de eu estar grávida.

Anônimo disse...

Oi tenho 44 anos estou com 09 semanas
de gravidez,estou sentindo colicas e
pequenos sangramentos,
A medica me indicou progesterona 200mg,apos o ttt as colicas e o sangramento aumentou,estou dezesperada o q devo fazer..

Abraços.

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Anônimo,

Se você manteve relação desprotegida, sempre é possível. Ligue para o seu ginecologista e peça a ele um pedido de exame de sangue para teste de gravidez. Caso venha negativo, você deve investigar o caso diretamente com o seu médico.

Atenciosamente,
Dr. Cássio Sartorio
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM 52.75951-1

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Anônima,

O único conselho que podemos lhe dar é de que ligue o quanto antes para a sua médica e fale com ela para saber qual o próximo passo a seguir.

Boa sorte!
Abs
Dr. Cássio Sartório
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.75951-1

Anônimo disse...

Ola,

estou tentando engravidar apos aborto espontaneo provavelmente devido a insufic de corpo luteo. Minha duvida é, tenho pedido de exame p dosagem hormonal, porem posso ja estar gravida novamente. Assim sendo não sei se espero o prox ciclo p realizar o exame ou se ja começo c o ultragestan indicado pela g.o. Tenho receio de esperar p fazer o exame e acabar adiando o inicio do ultrogestan e novamente ter um aborto.....sei q se der inicio ao medicamento agora, o resultado do exame srra prejudicado. o que faço????

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Anônimo,

Recomendo que você siga as orientações da sua ginecologista e conversar com ela sobre as suas dúvidas, uma vez que ela conhece o seu caso melhor do que ninguém.

Boa sorte!
Abraços,
Dr. Cássio Sartório
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.75951-1

Anônimo disse...

olá,doutor tento engravidar já faz 1 ano e meio mas não tenho rela~çoes frequentes pois meu marido viaja muito só nos vemos de 2 em 2 meses.Minha mestruação veio dia 14 de janeiro de 2013 relação sem proteção fiz o exame de progesterona no 23 dia do ciclo e deu 19,41 e de acordo com o laboratorio estou num primeiro trimestre e ai posso está gravida?

Unknown disse...

ola sou a luciana ja faz 1ano e4meses que estou tentando engravidar e nada, mas o meu
marido esta tudo certo com ele mas comigo meu medico desconfia que o meu hormonio esta baixo o que posso fazer poderia me ajudar a tirar essa duvida obrigado

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá,

O diagnostico de gravidez só pode ser dado com o resultado do bhcg. A dosagem de progesterona no 23° dia do ciclo é feita para avaliar a ovulação e não a gravidez. Caso ocorra atraso menstrual faça um bhcg e boa sorte!

Abraços,
Dra. Carolina Zendron
Ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana assistida
CRM: 52.84372-5

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá Luciana

O único jeito de se comprovar que alguma coisa está errada é fazendo exames. Converse com seu médico sobre o seu desejo de engravidar e peça a ele para investigar se existe alguma coisa errada com você ou com o seu marido.

Boa sorte!
Dr. Cássio Sartório
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.75951-1

Unknown disse...

Ola

Obrigada por ter me repondido vou conversar com o meu medico obrigado.

Andressa Gonçalves disse...

Boa tarde,

Tenho ovário policístico e estou tentando engravidar há alguns meses.
Minha médica me receitou o UTROGESTAN 200 mg, a partir do 15º dia do ciclo por 10 dias. Ela disse que tanto faz usar por via oral ou via vaginal.
Gostaria de saber por qual via tomar para ter mais chances de engravidar e também como este medicamento age, ou seja, por que tomar neste período do ciclo.
Muito obrigada. Aguardo retorno.

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Andressa,
As duas vias de administração são possíveis, sendo que, por via oral, costuma gerar mais efeitos colaterais.
Não há diferença nas taxas de gravidez nas duas vias de administração. Siga a que a sua médica recomendou.

Abraços,
Dr. Cássio Sartório
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.75951-1

sya disse...

Oi dr. Minha filha tem 2anos e ainda mama em mim. Desde qdo nasceu nunca mais usei anticoncepcional mas agora gostaria de tomar pq minha pele do rosto está dando espinhas e cravos. Por favor de. Qual anticoncepcional posso tomar. Me ajuda. Obrigada.

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Sya,

Você deve se consultar com a sua ginecologista para decidir qual anticoncepcional se adequa melhor a você.
Nunca se deve tomar medicações sem acompanhamento médico.

Abraços,
Dr. Cássio Sartório
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.75951-1

Paulla disse...

Bom dia, não menstruei por dois meses e no mês seguinte veio apenas um borrão. Fui ao médico e ele me indicou acetato de medroxiprogesterona para que meu ciclo regulasse novamente.
Tenho 18 anos, fazer uso desse remédio me prejudicará no futuro quando eu quiser engravidar?
Obrigada!

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Paulla,

O acetato de medroxiprogesterona é uma medicação segura, sim. Algumas pacientes, porém, após a suspensão dessa medicação, podem passar alguns meses sem menstruar ou engravidar.

Abraços,

Dr. Cássio Sartório
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.75951-1

Bárbara disse...

Estou tomando utrogestan sempre a partir do 12 dia do meu ciclo por indicação médica. Gostaria de saber se uso dessa medicação pode impedir que ocorra a ovulação?!

Anônimo disse...

Bom dia Dr., após parar de tomar o anticoncepcional em agosto, para engravidar, só menstruei em setembro e fiquei 4 meses sem menstruar. Minha médica receitou cloridrato de metformina 1 x ao dia ao jantar e no primeiro dia da menstruação o provera por 10 dias. A menstruação veio no dia 16 de fevereiro. Vou iniciar o remédio dia 28 de fevereiro. Há possibilidade de já engravidar no primeiro ciclo do medicamento, e qual será o período fértil.

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Bárbara,

O seu médico receitou sabendo que seu desejo é engravidar, não é mesmo? Ele está tentando repor um hormônio necessário a gravidez, que deve estar deficiente nos seus ciclos. Confie no seu médico e tire sempre as duvidas! Esse hormônio não impede que você ovule.

Att,
Dra. Alessandra Evangelista
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.78.093-6

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá,

Sempre há chance de engravidar no primeiro ciclo de tratamento caso você ovule e não haja outros problemas impedindo. O período fértil é calculado a partir do seu ciclo que deve estar regular. Se ele sempre foi de 28 dias, por exemplo, você vai ovular no decimo quarto dia do ciclo. O primeiro dia do ciclo é o primeiro dia de menstruação. O período fértil, num cálculo simples, seria compreendido entre os 3 dias anteriores e 3 os posteriores ao dia da sua ovulação.
Converse sempre com sua médica e tire todas as duvidas. Confirme o esquema a ser utilizado para não tomar nenhuma medicação de forma equivocada.

Boa sorte!

Dra Alessandra Evangelista

Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.78.093-6

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá,

Sempre há chance de engravidar no primeiro ciclo de tratamento caso você ovule e não haja outros problemas impedindo. O período fértil é calculado a partir do seu ciclo que deve estar regular. Se ele sempre foi de 28 dias, por exemplo, você vai ovular no decimo quarto dia do ciclo. O primeiro dia do ciclo é o primeiro dia de menstruação. O período fértil, num cálculo simples, seria compreendido entre os 3 dias anteriores e 3 os posteriores ao dia da sua ovulação.
Converse sempre com sua médica e tire todas as duvidas. Confirme o esquema a ser utilizado para não tomar nenhuma medicação de forma equivocada.

Boa sorte!

Dra Alessandra Evangelista

Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.78.093-6

Anônimo disse...

olá meu nome é mary tenho 25 anos namorei 9 anos tomo anticoncepcional ha mais ou menos 6 anos, nesse periodo ate a presente data não foi o mesmo mais sim varios começei com tamisi, depois injeção mesigina, depois deprovera, selene e por ultimo yasmin, estou casada ha 6 meses e meu esposo que muito que eu engravide, tenho hipotireidismo mais esta regulada, parei de tomar o antic há um mes, vou realizar os exames de progesterona,prolactina,FSH - LK, estradiol ( E2), testosterona livre, testosterona normal, FT4,DHT,ultrassom endovarginal, para saber se esta tudo ok, meu exame do colo do utero esta ok , gostaria de saber se o exame para o homem são os mesmo com acrescimo de: androsteneidiona, sulfato de hidroepiandosderona. essas exames para a mulher deve ser realizao no 8º dia apos o 1º dia da menstruação? quem tem hipotireidismo como o risco de ter uma abortoa espontaneo? grata

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Mary!

Entendo suas preocupações. O ideal é sempre retirar suas dúvidas com seu médico. Se vocês nunca tentaram, veja com ele os exames necessários para dar início às tentativas.

Boa sorte!
Dra. Alessandra Evangelista
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.78.093-6

Anônimo disse...

Olá, minha gineco me pediu o exame de progesterona pra fazer entre o 23 e 25 dia do ciclo o 23 é amanha , mas estou sentindo cólicas teria algum problema de eu fazer o exame amanha se minha menstruação descer hoje? por favor me socorre não tem como eu falar com minha doutora pois eu sou de pelotas e ela é de porto alegre.

Anônimo disse...

ola meu nome e daniela tenho 24 anos e mei exames de hotmonios deu assim
LH2,17
PGP 0,3
T3 1,3
T4 5,1
T4 LIVRE 0,9
TSH 1,5
quero saber se estão normais e se posso engravidar?
obtigado!

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Anônimo,

o fato de você estar sentindo cólica pode não estar associado à menstruação. Colha o hormônio conforme orientado pela sua médica. Caso menstrue, será mais um dado para seu diagnostico.

Atenciosamente,

Dra. Alessandra Evangelista
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.78.093-6

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

olá, Daniela!

Infelizmente, não temos dados suficientes para responder a sua pergunta. Mostre os exames a sua médica. Como ela solicitou e deve ter outros exames seus e sua história clinica, será bem melhor a avaliação.

Boa sorte,

Dra. Alessandra Evangelista
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.78.093-6

Anônimo disse...

Boa noite, tenho 33 anos me chamo andrea casad e mae de um filho de 11anos. meu medico e o mesmo ate hj, so que a 1 ano tento engravidar e n consigo, entre tomadas de clomid e pausas, hj 2 ciclo de clomid e metformina 850 mg ao dia, a pergunta e!! pq meu medico nunca me pediu exames? o certoera pedir ? a unica coisa que faço e US. e ja tive um aboro a 6 anos atraz apos tratamento c indux. posso fazer uso da utrogestan depois que eu ovular? amanha começo minhas US. Obrigado

Invasoras do Planeta Amor disse...

Me chamo Patrícia... Tomei contracep dia 05/02/2013. Agora descobrimos que meu esposo está com cancer, e a quimioterapia pode deixa-lo infertil. Existe algum medicamento que corte o efeito do contracep, quero muito tentar engravidar. Desde já agradeço!

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Patrícia,
Infelizmente, essa medicação funciona como depósito e o hormônio é liberado por 3 meses. Não existe uma medicação que funcione como "antídoto" nesse caso. E sua ovulação estará bloqueda neste período. O importante é seu esposo conversar com o médico dele, para que antes do tratamento de quimioterapia ele tenha a possibilidade de congelar o sêmen, preservando a fertilidade dele.

Atenciosamente,
Dra. Alessandra Evangelista
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.78.093-6

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Andrea,

Geralmente, nós, médicos, iniciamos a investigação de infertilidade após pelo menos um ano de tentativa. Como você disse na sua pergunta, você completou um ano de tentativa agora. Sendo assim, converse com seu médico para que juntos vocês iniciem a investigação e encontrem o melhor tratamento para o seu caso! Seu médico também é a melhor pessoa para orientá-la. Quanto ao uso do Utrogestan, a medicação que só deve ser utilizada sob orientação médica.

Boa sorte!

Dra. Carolina Zendron
Ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana assistida
CRM 52-84372-5

Anônimo disse...

É possivel engravidar tomando provera?

Anônimo disse...

Nossa q legal q. vcs reponde por aqui!!!! Queridos, a minha situação é a seguinte: agosto minha GO detectou baixa de progesterona (400ng/l no 10 dia do ciclo) e, mesmo tendo ovulado ela nao gostou muito do tamanho de rompimento do foliculo (Ultra Seriada) e indicou progesterona (esqueci o nome) oral. 3 meses depois o resultado foi uma alta de glicose e progesterona (500ng/l no 10 dia do ciclo). Minha GO passou-me então metformina (2x500mg) + ultrogestan (2x 20mg) direto sem parar! Conclusão: 3 meses depois (este mes) parece q a progesterona voltou ao normal (8000ng/l no 14o dia do ciclo) entretanto não ovulei - endometrio não espessou e o maior foliculo tinha 1cm no 15o dia (Ultra Seriada). Disse-lhe o fato e ela pediu para q então eu parasse de tomar o ultrogestan direto e passasse-o para após o 14o dia do próximo ciclo. A questão é que além de não ovular, não menstruei ainda!!!! Pergunta: é normal parar de o ovular tomando ultrogestan direto? Pode ser que eu não menstruarei este mês??? Muito obrigada!!!!!

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá,

São inúmeros os motivos que podem levar a não menstruar. Você deve procurar sua ginecologista para ela investigar o que está acontecendo e pedir inclusive um exame de gravidez para confirmar.

Boa Sorte,
Abraços!
Dr. Cássio Sartório
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.75951-1

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Anônimo,

Isso vai depender do modo como você usa essa medicação.

Abraços,

Dr. Cássio Sartório
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.75951-1

Leen disse...

Ola! Tenho SOP e tomei Yasmin durante 15 anos. Parei o yasmin em novembro de 2012 porque quero engravidar, mas ate agora nao menstruei. Fui no medico e ela me receitou provera 10 mg por 5 dias. Estou morando no exterior e nao consegui entender direito a medica e como o provera ira me ajudar a engravidar. Depois de tomar provera por 5 dias meu ciclo voltara ao normal? Qual seria o periodo fertil para programar as relacoes?

muito obrigada!

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Leen!

Como você mesma disse, você tem SOP. A síndrome dos ovários policísticos leva a essa irregularidade menstrual e consequente anovulação(ausência de ovulação).
Querendo engravidar, algumas medidas devem ser tomadas para que seu ciclo seja regularizado e você ovule.
O Provera, que ele receitou, pode ajudar o ciclo a se regularizar, mas não teremos a certeza da ovulação. Como seu objetivo é a gravidez, converse mais com seu médico para que ele possa lhe orientar.

Boa sorte!
Dra. Alessandra Evangelista
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.78.093-6

Anônimo disse...

Ola
Estou tentando engravidar ha 1 ano e meio. Após um ano de tentativa fiz a Histerossalpingografia e o resultado foi otimo com livre passagem. Os espermogr. do meu marido foi exemplar! Tenho SOP e ciclos de 44 dias. Os exames hormonais deram normais exceto a progesterona. O meu medico disse que a minha progesterona esta baixa 0,21 no oitavo dia e 14 no 36 dia deste ciclo de 44 dias. E disse q pode ser a culpada por nao ter engravidado . Receitou NATIFA 1mg do primeiro ao 14 dia do ciclo. INDUX do 5 ao 9 dia do ciclo e PROVERA 10mg do 5 ao 14 dia do ciclo. Disse também que ha casos que se complementa com progesterona ate o terceiro mes, onde a placenta começa a tomar conta dessa produção. Faremos ultra no 12 dia pra ver se ha resposta dos óvulos. Gostaria muito de saber se essa é a melhor conduta e se essas medicações são as indicadas para se fazer esse ciclo. Por favor me responda. Mto obrigada. CLARA

Anônimo disse...

Olá Tudu bem?Meu Nome é Helen,Descobri a pouco tempo que estou Gravida, meu marido Toma Suplementos,Proteinas para o Corpo,Pode Prejudicar o meu Bebe ? Obrigadaa....

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Boa noite, Clara,

A síndrome dos ovários policísticos pode levar à anovulação crônica (ausência de ovulação nos ciclos) que muitas vezes é percebida por uma irregularidade menstrual, ciclos menstruais mais longos e níveis de progesterona baixos na segunda fase do ciclo. Em alguns casos, a perda de peso e a prática de exercícios físicos já faz com que a paciente passe a ter ciclos regulares. Em outros casos, em que podem estar presentes níveis elevados de insulina (resistência à insulina), o uso de medicações como a Metformina diminui a resistência insulínica e também melhora o ambiente ovariano, ajudando a regularizar o ciclo.
Nas pacientes em que o quadro de anovulação persiste, o uso de indutores de ovulação, como o citrato de clomifeno, pode ajudar.
Diante do exposto e notando que você está sendo acompanhada por um médico, confie nele e siga corretamente o tratamento, pois ele é a pessoa que conhece melhor o seu caso. Se preferir, procure um médico especialista em reprodução.

Boa sorte!

Dra. Vívian Sant'Anna
Ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana assistida
CRM: 52.79756-1

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Helen,

Uma das causas da infertilidade é o "estresse oxidativo" causado por vários fatores, entre eles o aumento de radicais livres, a poluição e o próprio estresse diário das pessoas. Frente a isto, vários produtos têm sido lançados no mercado com o objetivo de bloquear a ação deletéria destes fatores do meio ambiente e hábitos de vida inadequados, mas, nem todos têm mostrado resultados convincentes. No momento, as únicas substâncias que têm demonstrado algum efeito benéfico são as vitaminas C e E, a coenzima Q 10, o Picnogenol, selênio e o Zinco. As vitaminas C e E têm também o objetivo de MINIMIZAREM as chances de problemas cromossômicos do bebê.

Att.
Dra. Vívian Sant'Anna
Ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana assistida
CRM: 52.79756-1

Anônimo disse...

Mto obrigada !!

sakuratinha disse...

Bom dia,

tenho 49 anos, estou grávida de 4 semanas...resido no japão...como posso fazer a reposição da progesterona?

Anônimo disse...

OLÁ, ESTOU FAZENDO TRATAMENTO PARA ENGRAVIDAR, NO 13º DIA DO CICLO FUI CONSULTAR E ELE ME DISSE QUE NÃO TINHA MUCO, MAIS QUE O REMÉDIO QUE HAVIA ME DADO PARA TOMAR TINHA FEITO EFEITO ENTÃO ME PEDIU PARA EU FAZER EXAME DE PROGESTERONA NO 20º DIA DO MEU CICLO. SERÁ QUE PODE SER UMA POSSÍVEL GRAVIDEZ.

Anônimo disse...

Oi
No Ano de 2011 engravidei e tive falta de progesterona , tomei Utragestam 500 ate a 10 semana,
Agora estou gravida Novamente , gostaria de saber se tenho que tomar novamente o remédio ou se aquele que tomei já repôs a progesterona no meu organismo ?

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Sakuratinha,

Você precisa procurar um médico no Japão para lhe acompanhar.

Abraços,
Dr. Cássio Sartório
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.75951-1

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Anônimo,

Converse com o seu médico e peça para lhe contar todas as suas expectativas. Como foi ele quem lhe acompanhou, a melhor pessoa para lhe dizer quais são as suas chances seria esse especialista.

Abraços,
Dr. Cássio Sartório
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.75951-1

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Anônimo,

Você deve procurar um obstetra para lhe acompanhar.
Somente ele, após examiná-la e com os seus exames em mãos, vai poder dizer se será necessário ou não a necessidade de uso de progesterona.
Nunca deve ser utilizada nenhuma medicação sem acompanhamento médico.

Abraços,

Dr. Cássio Sartório
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.75951-1

Anônimo disse...

olá queria tira uma duvida.
usei anabolizante e tem 3 meses q não menstruo mais, posso tomar provera 10 pra me ajudar? estou querendo engravidar será q eu consigo depois de tomar o provera pq sei q não estou ovulando.

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Anônimo,

Procure seu ginecologista para que ele possa definir qual a melhor conduta para o seu caso e acompanhar seu tratamento!

Dra. Carolina Zendron
Ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana assistida
CRM 52-84372-5

cristina disse...

Olá, tenho 29 anos estou a 4 meses sem menstruar. os resultados dos meus exames foram progesterona 0,36; cortisol 20,6; LH 44,8; FSH 8,2; estradiol 93,5; TSH 2,82; T4 1,29; prolactina 21,65. apos realizar os exames comecei a tomar progesterona 100mg para a menstruação descer. posso ter algum problema caso deseje engravidar no futuro. meu ciclo sempre foi irregular

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Cristina,

Não podemos afirmar que você poderá ter alguma dificuldade para engravidar no futuro apenas com o resultado desses exames. É preciso que você seja avaliada por um ginecologista, em que será feita uma anamnese, exame físico e a avaliação dos seus exames, além disso, caso seja necessário outros exames serão solicitados para que sua pergunta seja respondida.

Boa sorte!

Dra. Carolina Zendron
Ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana assistida
CRM 52-84372-5

Anônimo disse...

Eu me chamo Danielle sacramento

Gostaria de saber, se existe algum remedio que eu possa engravidar, por que ja sou casada a 3 anos e nunca tive nenhum atrazo na minha mestruação ela vem todo mes certinha. Eu pesso por favor me ajude estou com muita vontade de ingravidar mais n consigo, ja fui em vários medico e nada. ja fiz 02 cirurgias de polipo endrometria estou com a minha saúde ginecologica em dia, todo ano fasso mesu exames preventivos, mas não consigo ter meu filhinho, pesso ajuda, pesso uma luz por favor.
Muita grata.....
Boa tarde

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Boa Tarde, Danielle!

Existem medicações que são utilizadas em técnicas de reprodução assistida. Se você está tentando engravidar há 3 anos, aconselho a procurar um médico especialista em reprodução humana, para que possa lhe dar essa luz e lhe ajudar, baseando-se em sua historia, exame físico e exames complementares.

Boa Sorte!
Abs,
Dra. Beatriz Tupinambá
Ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana assistida
CRM: 52.82962-5

roberta disse...

ola! Me chamo roberta estou tendando engravida a um ano,mas ate agora oque posso fazer ...

Carol Alves disse...

Boa noite, Minha mae tem endometriose e a irma dela tbm diagnosticada e em tratamento. E 5 primas paternas tbm. Eu tenho historico de SOP e mtas dores durante o período menstrual. Minha G.O passou Cerazette para evitar uma infertilidade futura, eu estou com 15 dias tomando, estou tendo sintomas como alteraçao de peso, crises de ansiedade, alteraçao de humor. Gostaria de fazer as seguintes perguntas: 1- Se o progesterona ajuda a engravidar, como se torna um AC? 2- esses sintomas desaparecem apos o periodo de adaptaçao? Grata!

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Carol Alves,

Em relação ao uso da progesterona, tudo depende da forma que for usada, do tipo e da dose.
Muito do desconforto desaparece após um período de adaptação que pode levar até 3 meses. Mas não deixe de conversar com a sua ginecologista sobre o que você está sentindo.

Dr. Cássio Sartorio
Ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana assistida
CRM: 52.75951-1

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá Roberta,

Você precisa conversar com seu ginecologista para que ele inicie uma investigação em você e no seu marido e caso seja necessário ele poderá encaminha-lá a um especialista.
Boa sorte

Dra. Carolina Zendron
CRM 52-84372-5

Anônimo disse...

Oi boa tarde

Meus exames hormonais apontam baixa progesterona.
Progesterona no 23° dia do ciclo =0,90 ng/ml e 21° => 0,29
LH no 3° dia do ciclo => 6,20 mui/ml
FSH no 3° dia do ciclo => 4,50 mui/ml
Estradiol no 3° dia o ciclo =>36,4 pg/ml
TSH no 23° dia do ciclo =>4,33 uUi/ml
T4 no 23° dia do ciclo => 0,81 ng/dl
Após indução e inseminação estou aplicando 1 compr. de ultragestan ao dormir.
Seria o suficiente 1 comprimido devido tão baixa progesterona

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá,

É muito importante que o resultado dos seus exames seja avaliado por um médico. Pela internet nós médicos não podemos fornecer muitas informações, já que é necessário conhecer sua história para que, juntos, possamos discutir e avaliar os resultados dos seus exames!

Abs, Dra. Carolina Zendron
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM 52-84372-5

lany disse...

Ola tenta engravidar a 11 meses e dia 15 d maio qud eu estav no 16 dia do ciclo fiz exame d sangue hormonio e meu prolactina deu 61 ng/ml um puco alta e nao gravids sao 2,5 a 32 nh/ml posso estar d bariga? Hehehhe sera bb

Anônimo disse...

Boa noite!
cerca de uma semana recebi o diagnostico medico que eu tenho sindrome ovario policistico.
tenho ausencia de mestruação aproximadamente de dois meses. A medica me receitou uso de utogestan por dez dias, sendo que tive relação sexual e já estou no meu cinto dia de utrogestan e ainda não mestruei.
Minha duvida é de probabilidade de eu ter ficado gravida. existe possibilidade de estar gravida mesmo tendo SOP tomando esse medicamento?
Att,


JGF.

Anônimo disse...

Bom Dia, tenho 30 anos, estou tentando engravidar, minha menstruaÇao nunca atrasou, clico de 28, em abril atrasou 6 dias,minha ultima menstruaÇao certa foi 25 de marÇo, no 6 dia em abril ficou saindo uma borra escura como se fosse o final da menstruaÇao, depois saiu sangue por mais 1 dia, fiz exame que poi solicitado pelo meu GO no final do mensttuaÇao, o resultado da progesterona foi:0,56 ng ml, ele considerou baixa, passou DUPHASTON por 10 dias, sera que consigo engravidar. Obrigada.

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Anônima,

Infelizmente, pelo que nos explicou, ainda são necessárias mais informações e exames para responder à sua pergunta. Para ter acesso a eles e esclarecer melhor as suas dúvidas, sugiro que converse com seu médico, ou se consulte com um especialista.

Dr. Cássio Sartorio
Ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana assistida
CRM: 52.75951-1

mirellinha disse...

olá minha gine cologista me passou esses exames: progesterona 22 dias, tsh t4 livre 5 ao7 dia! ai eu queria saber se eu posso fazer tudo no mesmo dia?? pq ele disse que eu tenho que contar apartir do 1 dia da metruação. meajudem pofavor

Naia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Mirella,

Siga as recomendações da sua ginecologista e realize os exames nas datas em que ela solicitou. As dosagens hormonais variam ao longo do ciclo e, sim, o primeiro dia do ciclo é igual ao primeiro dia da menstruação!

Boa sorte.

Abs,
Dra. Carolina Zendron
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM 52-84372-5

mirellinha disse...

tá dr muinto obg! super feliz por ter me respondido farei os exames! dr o da progesterona eu faço no é depois dos 22 dias é isso??

Anônimo disse...

Olá!
pcte com SOP com ausencia de mestruação, fazendo uso de utrogestan corre o risco de ficar gravida no periodo deste medicamento?

Grata.

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Mirella,

Para avaliar ovulação, a progesterona deve ser realizada no 22 dia do ciclo.

Abs,
Dra. Carolina Zendron
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM 52-84372-5

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Anônimo,

Sim. Existe a possibilidade de engravidar, sim.

Abs,

Dra. Carolina Zendron
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM 52-84372-5

Anônimo disse...

Boa noite,meu nome é Andressa e tenho 28 anos. Em janeiro parei meu ac para engravidar,tomei por quase 10 anos,de lá pra meu ciclo está louco,hoje estou com 10 dias de atraso e ontem fiz um beta hcg (0,212 mUI/ml),fiz exame e os resultados foram os seguintes: fsh= 6,57 mUI/ml
LH: 12,2 mUI/ml
progesterona: 0,526 ng/ml
estradiol: 112,00 pg/ml

Por favor,com esses dados como base,é possivel uma gravidez?

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Lany,

Você deve mostrar seus exames para o médico que a acompanha, até porque, se tiver alguma coisa alterada, ele pode ter que tratar.

Abraços e boa sorte!

Dr. Cássio Sartorio
Ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana assistida
CRM: 52.75951-1

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, JGF,

A natureza nos prega surpresas eventualmente. Se você está em dúvida se está gravida ou não, peça ao seu médico para solicitar um exame de gravidez. Caso não seja dessa vez, peça para ele investigar se existe algo que possa dificultar você engravidar.

Boa sorte!

Dr. Cássio Sartorio
Ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana assistida
CRM: 52.75951-1

Anônimo disse...

Olá, tive um aborto retido com 6 semanas e 3 dias de gravidez. Era minha primeira gravidez e realmente a situação é devastadora.

Somente duas semanas depois comecei a sangrar, mas o processo ainda não acabou, tenho um fluxo normal sem colicas. Tenho SOP e tomei Glifage por 8 meses para tentar engravidar, tenho algumas dúvidas e gostaria de ajuda:
1) é normal ter esse fluxo sem cólicas? fico preocupada de sangrar mas não expelir nada e ainda assim ter que fazer curetagem. Há 1 semana estou com sangramento, com alguns coagulos, mas nada demais.
2) quando descobri que estava grávida o médico suspendeu o Glifage, porém, li que muitas mulheres com SOP continuam tomando no primeiro trimestre. O que é melhor? Continuar tomando ou suspender?
3) quando posso voltar a tomar o Glifage e tentar engravidar novamente?

Obrigada!

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Andressa e Anônima, a resposta abaixo é válida para as questões das duas:

Infelizmente, o Conselho Federal de Medicina impede a realização de consultas médicas por telefone e pela internet. Casos pessoais são muito específicos e, por isso, necessitam de exame físico e da realização de exames voltados para cada pessoa. Esses exames devem ser analisados por profissionais capacitados para a tomada de decisões e de conduta médica.
A internet possibilita que muita gente opine, às vezes até mais do que o devido, o que pode representar riscos para quem não é da área e, portanto, não entende profundamente sobre assuntos médicos. Por exemplo: uma medicação feita para uma pessoa pode não servir para outra, apesar dos casos serem similares e, eventualmente, a medicação poderá causar mais danos que benefícios... Qualquer remédio usado de forma inadequada pode trazer sérias consequências.
Esse blog se propõe a tentar explicar assuntos médicos de uma forma mais casual para a compreensão de todos, tornando os temas um pouco mais acessíveis, além de trazer informações a que muitas vezes as pessoas não têm acesso.
O seu caso deve ser levado para o médico que a acompanha, pois somente ele possui o seu histórico e terá a capacidade de avaliá-la de forma adequada.
Converse com quem você conhece e quem a conhece, o seu médico. Não deixe de perguntar todas as suas dúvidas para ele e, caso você não concorde, sempre pode procurar uma segunda opinião.

"Dans la médécine como dans l'amour, ni jamais, ni toujours."

Boa sorte às duas!

Abs,

Dr. Cássio Sartório
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.75951-1

Unknown disse...

Bom dia..Sou Ninha, estou tentando engravidar, mas nao consigo segurar a gravidez. Fiz exame da progesterona , deu 0,26, sera que é por causa da progesterona.

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Boa tarde Gilvania,
Antes de culpar a progesterona você deve pedir ao seu médico para investigar tanto você e seu marido quanto as causas de infertilidade, só assim você vai ter a resposta que deseja.

Boa sorte,

Dr. Cássio Sartório
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.75951-1

ingrid disse...

olá,meu nome é ingrid
estou com anormalidades na menstruaçao que esta vindo de dois em dois meses.Fui ao ginecologista que me receitou progesterona 100mg e acido fólico por 3 meses durante 10 dias todo inicio de mes.Será que isso vai me ajudar a engravidar.desde já agradeço .

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Ingrid,

Infelizmente, essa resposta deve ser dada pelo seu médico, que conhece sua história e avaliou seus exames. Converse com ele e enfatize que você pretende engravidar.

Boa sorte!
Dra. Alessandra Evangelista
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.78.093-6

ingrid disse...

qual a funçao do uso de acido folico com progesterona.isso ajuda engravidar

mirellinha disse...

olá, fiz meu exames de sangue e o resultado foi:PROLACTINA 14,2 -TSH 1,04 -T4 LIVRE 1,37-VDRL Ñ REAGENTE- ANIGENO AUSTRALIA HBS 0,18-ANTI HVC 0,09.
e na minha ultrasson ela disse que deu normal. mas uma coisa que achei estranho que no final tinha:O FUNDO DO SACO DE DOUGLAS ENCONTRA-SE LIVRE.
douglas é meu esposo e eu n disse o nome dele a ela,e esse resultado n entendir me ajudem.

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Ingrid,

O ácido fólico é utilizado para a prevenção de defeitos do fechamento do tubo neural do bebê, como espinha bífida e meningomielocele. Deve ser utilizado pelas mulheres que querem engravidar e mantido para as gestantes até 12 semanas de gravidez.
A progesterona é um hormônio que é produzido pelo corpo lúteo após a ovulação e serve para luteinizar o endométrio já proliferado. Ou seja, o endométrio fica mais embebido e receptivo ao embrião. Esse hormônio depois será produzido pela placenta. Sendo assim, é um hormônio que ajuda na manutenção da gravidez.
Algumas pacientes precisam da suplementação de progesterona para manter sua gravidez e todas devem utilizar ácido fólico.
Não há relação da combinação de ambos para engravidar, mas ambos são importantes durante a gestação.

Atenciosamente,
Dra. Alessandra Evangelista
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.78.093-6

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Mirellinha,

Não se preocupe, o "fundo de saco de Douglas" é o nome científico dado à região posterior do útero, onde o útero encontra a parte interna da pelve.
Leve seus exames para o seu médico para ele ver depois.

Abraços e boa sorte!
Dr. Cássio Sartório
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.75951-1

mirellinha disse...

olá, minha ginecologista disse que talvez eu n teja ovulando, se confirmar ela vai induzir a ovulação.
o que seria iduzir ovulação?? tem possibilidade de vim gemeos??

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá Mirellinha

Indução de ovulação é tratamento realizado para que você ovule um ou mais óvulos, esse tipo de tratamento deve ser sempre acompanhado pelo seu médico afim de afastar o risco de gestação múltipla.
Converse com o seu médico e tire todas as suas dúvidas com ele.

Abraços e boa sorte
Dr. Cássio Sartório
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.75951-1

mirellinha disse...

nossa muito obrigada por me ajudar!
adoreii demais ter conhecido esse blog.
mas uma perguntinha.
hj aconteceu algo estranho comigo,eu apertei meus seio e saiu o liquido branco parecendo leite, isso pode ser do hormonio ou ñ?

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Mirellinha,

Recomendo que faça essa observação para a sua ginecologista, pois ela deve investigar isso.

Abraços e boa sorte
Dr. Cássio Sartório
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.75951-1

Fernanda disse...

Bom dia! Tenho um filho de 7 anos e antes desta gestação tive um aborto espontâneo onde a causa não foi investigada, pois meu organismo estava absolutamente normal. Na gestação do meu filho eu tomei, nas primeiras semanas, Dufaston, porém, por conta própria. Sempre tive ciclo regular e sei perfeitamente meu período fértil. Tentei engravidar no mês passado, onde minha menstruação teve início no dia 8, ontem fiz um BHCG e o resultado foi positivo. Estou com medo, pois ainda não tenho enjoos e tonturas. Não quero tomar hormônios sem necessidades. Há risco de aborto novamente?

Anônimo disse...

Ooi, oi, meu nome é Luciana. Parei o. Ac perlutan em fevereiro . Minha ultima menstruaçao foi dia 20/03. Fiz teste de farmacia. Deu positivo, e fiz dois beta (18/05 & 06/06)dois negativo. Fui na medica e ela receitou provera 10 mg por 5 dias. Ainda ha chance de esta gravida?

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Luciana,

Você deve conversar com a sua ginecologista e tirar todas as suas dúvidas, pois é ela que conhece melhor o seu caso.

Abraços,

Dr. Cássio Sartório
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.75951-1

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Fernanda,

Você deve procurar sua ginecologista para iniciar um pré-natal, após uma consulta, ela poderá dizer se há necessidade ou não de começar algum tratamento.

Abraços,

Dr. Cássio Sartório
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.75951-1

Karine disse...

eu tenho excesso de hormônio, tenho mais probabilidade de engravidar ? minha menstruação esta atrasada a 4 dias. Tive relações um dia antes da minha menstruação ai depois que ela foi embora uns 5 dias depois veio um sangramento de 3 dias, há algum risco de eu estar gravida ?

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Karine,

A única forma de saber se você está gravida é fazendo um exame de gravidez. Se você está na dúvida, procure logo sua ginecologista para que ela solicite o exame!

Abraços,

Dra. Carolina Zendron
Ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana assistida
CRM 52-84372-5

Tai disse...

Olá, em Janeiro/2013 iniciei tratamento com indutor clomid pois queria engravidar. Em fevereiro descobri a gravidez , mas em Março perdi.
Em abril tomcei anticoncepcional e em maio engravidei novamente. A principio estou com quase 5 semanas de gestação. Ainda não consegui consultar com meu médico devido a sua agenda lotada. Faz mal eu tomar utrogestan por conta??

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Oi, Tai!

Parabéns pela sua gravidez! O ideal é você realmente consultar seu médico e não utilizar nenhuma medicação sem ter sido prescrita por ele. Toda medicação utilizada deve ter orientação médica para que sejam avaliado riscos e benefícios.

Atenciosamente,
Dra. Alessandra Evangelista
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.78.093-6

Anônimo disse...

Bom dia, Gostaria de tirar uma duvida com vcs por favor.
Estou tentando engravidar há 3 meses, Tendo relaçoes no periodo fertil tudo certinho, sedo que após uns 10 dias no maximo após o perido fertil, desce uma borra marrom um unico dia e depois para. Ai demora mais uns 7 dias e começa de novo a borra marrom mas durando uns 4 a 5 dias seguindo de sangramento. Nunca tive isso, e pelo que pesquisei, entendo que a primeira borra que tive 10 dias apos o periodo fertil pode ter sido a nidação. A minha preocupacao é essa borra que aparece depois, durando 3 a 4 dias, eu nunca tiva.
Fiz exames de sangue que deram:
FSH 7.84
LH 12.21
Progesterona <0,30
Prolactina 10.6
TSH 3.07
Estrogenio 195,0
Estrona 130,0
estradiol 60,0

OBS: Fiz esse exame no final da mestruação!!!!

Sera que estou com baixa de progesterona e o ovvulo n esta conseguindo se fixar, ocorrendo esse sangramento de alguns dias??

Obrigada

Ana Carolina

Anônimo disse...

Olá!!!!
Gostaria de tirar uma dúvida. Minha Go receitou utrogestan durante 3 meses, pois quero engravidar e meu nível de progesterona está baixa 0, 28 ng/ml. A minha dúvida é que ela disse para eu tomar o remédio direto sem pausa e na bula parece que entendi que tem uma pausa. Por favor, me ajudem, pois já vou começar a tomar o medicamento. Obrigada

mirellinha disse...

olá o resultado do meu progesterona foi 25,05 eu fiz no 22 ciclo, por favor me diga se é considerado normal.. eu to super ansiosa p saber e minha consulta ainda vai demorar obg desde já

Anônimo disse...

Olá
Tenho 39 anos e estou tentando engravidar, fiz um exame de hormônio anti mulleriano e deu o resultado de 0,4 pm/l isso é bom ou ruim?

Unknown disse...

Boa tarde, fiz o exame de progesterona no 15º dia do ciclo e o resultado foi o seguinte:
4,5ng/ml
Depois fiz novamente no 17º dia do ciclo e o resultado foi 22,77ng/ml

Gostaria de saber o significado desse resultado. Desde já agradeço a atenção!!

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Ana Carolina!
O ideal é você conversar com seu médico, levando seus exames. Com certeza ele já conhecendo sua história, é a pessoa mais certa para opinar. Caso ele julgue necessário, encaminhará você a um especialista.


Atenciosamente,
Dra. Alessandra Evangelista
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.78.093-6

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Ana Carolina!
O ideal é você conversar com seu médico, levando seus exames. Com certeza ele já conhecendo sua história, é a pessoa mais certa para opinar. Caso ele julgue necessário, encaminhará você a um especialista.

Atenciosamente,
Dra. Alessandra Evangelista
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.78.093-6

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá! O ideal é você conversar com ela. Ela viu seus exames e, baseada na sua história, recomendou o uso do utrogestan. Rotineiramente é feito com pausa, mas no seu caso ela deve ter avaliado a necessidade desta conduta.

Atenciosamente,
Dra. Alessandra Evangelista
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.78.093-6

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Mirela!
O ideal é você mostrar o exame a sua médica. Todo exame é complementar a uma história clínica, e devem ser interpretados em conjunto.

Atenciosamente,
Dra. Alessandra Evangelista
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.78.093-6

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá Rosana! O ideal é você mostrar o exame a sua médica. Todo exame é complementar a uma história clínica, e devem ser interpretados em conjunto.

Atenciosamente,
Dra. Alessandra Evangelista
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.78.093-6

«Mais antigas ‹Antigas   1 – 200 de 430   Recentes› Mais recentes»