sexta-feira, 17 de julho de 2009

A modernidade que colabora para a infertilidade masculina
















Ah, os males modernos... As invenções, às vezes, podem trazer tantos benefícios quanto transtornos. Um estudo divulgado no mês passado relaciona o uso excessivo de laptops sobre o colo a uma redução da fertilidade masculina. Veja matéria completa no site da Info.

Fato é que a natureza foi sábia ao posicionar os testículos na bolsa escrotal, pois a temperatura interna do corpo é muito alta para a produção dos espermatozóides. Então, ela providenciou esse jeito fácil de refrescá-los. Mas, com o desenvolvimento das civilizações e as intempéries do clima, criou-se o hábito de utilizar roupas como cuecas e calças - com exceção, é claro, dos escoceses com seus kilts, dos índios e dos nudistas! Assim, começamos a fazer o primeiro método de controle natural de fertilidade.

Mas, isso não era suficiente. Tivemos que inventar mais alguma coisa... E a revolução industrial nos deu os motores a explosão. Naquela época, e até muito pouco tempo atrás, os motoristas se sentavam próximo aos motores e o calor irradiado diminuía a sua fertilidade. O tempo passa e é vista a correlação entre a temperatura e a infertilidade de muitos dos nossos amigos "pilotos" de ônibus e caminhões. Os motores são mudados de lugar, mas não nos damos por satisfeitos... Vem a revolução tecnológica.

Os tempos contemporâneos nos trouxeram mais um alento: os computadores. Hoje em dia, não conseguimos mais imaginar nossas vidas sem eles!

Com o tempo, eles foram diminuindo de tamanho e agora os levamos para todos os lugares. Infelizmente, nem sempre temos uma mesa aonde apoiá-los, sobrando, então, o nosso velho e formidável colo. Aliás, essa função já esta até no nome: laptop: “para colocar em cima do colo”. É só recostar em algum lugar, apoiar essa pequena maravilha no colo e pronto, aqui estou eu me comunicando com vocês!

Quem o usa por muito tempo, assim como eu, sente o desconforto do calor que ele irradia. O meu processador, por exemplo, está a 58ºC, bem desconfortável. Ou, pelo menos, estava. Agora, carrego com ele mais uma novidade: um apoio com dois ventiladores que funcionam ligados à porta USB. Existem vários modelos no mercado, uns mais modernos, à base de gel que se liquidifica ao esquentar, e outros mais ecológicos, feitos com garrafas PET. Mas o mais importante é que com eles ficou ainda mais confortável escrever para vocês!

É a modernidade ajudando a consertar o que a própria modernidade causou. Agora só estou esperando sair a conclusão do estudo sobre a radiação eletromagnética dos celulares... Mas já dou um aviso: o meu já não anda mais no bolso!

Por Dr. Cassio Sartorio
Ginecologista da equipe do Centro de Fertilidade da Rede D’Or

Nenhum comentário: