quinta-feira, 25 de março de 2010

Que idade têm os seus ovários?

Texto do Dr. Evangelista Torquato, publicado em seu blog - http://evangelistatorquato.blogspot.com - sobre um tema mais do que recorrente aqui no Inseminação & Fertilização e que angustia muitas mulheres: o envelhecimento do corpo feminino e até que idade é possível engravidar.

Que idade têm seus ovários?

Imaginem como é deselegante perguntar a idade de uma mulher. Pois preciso fazer isso todo dia, todas as horas. É a sua idade o fator mais importante no prognóstico da sua maternidade. Mas a pergunta deveria ser assim: Que idade tem o seu ovário? Sabe por quê? Vejam esta história: Na última sexta feira estava atendendo em Teresina e entrou em meu consultório uma paciente que tinha aproximadamente uns 30 anos. Estava angustiada, pois depois de parar seu anticoncepcional para tentar engravidar menstruou apenas quatro vezes. Quando olhei seus hormônios a dosagem do seu FSH estava 37mUI/ml. Diagnóstico dado: falência ovariana prematura ou menopausa precoce. A única saída para a maternidade neste caso é um tratamento com óvulos doados ou adoção. Resumindo: esta é uma paciente de idade cronológica de 30 anos e de idade biológica de 47, 48 anos. Ou seja, nem sempre estas duas idade são concordantes. Por volta dos 30 anos de idade, 10% das pacientes experimentam um rápido declínio na sua reserva de óvulos. É uma estatística elevadíssima! Tal fato cresce ainda mais em relevância porque você esta adiando a sua primeira maternidade para depois dos 30anos. Claro não é mesmo! Primeiro a formatura – 24 a 25 anos, depois umas especializações para entrar no mercado de trabalho – 27 a 28 anos. Depois um casamento ai por volta dos 30 anos e aí mais uns três ou quatro para curtir o casamento. Agora vou ser mãe! Ok, esta tudo certo, mas vamos olhar para a sua natureza. Quando você mulher estava dentro da barriga da sua mãe, no 5º mês, você chegou a ter 7 milhões de óvulos em seus ovários. Mas este é o pico do Everest. A partir daí é queda. Querem ver? Ao nascerem já possuem apenas dois milhões e quando menstruam apenas 400 mil óvulos. O pior esta por vir: todo mês para você liberar um óvulo apenas você perde outros 800. Todo mês você perde oitocentos óvulos e não repõe. NUNCA! Quando sua reserva de óvulos chega a 1000, você estará na menopausa. Acabou o período de procriação. Mas atentem se: 10% das pacientes aos 30 anos perdem ainda muito mais além dos 800 óvulos. Perdem mais. Entrarão na menopausa mais cedo. Têm elas seus ovários envelhecidos e uma idade biológica diferente da cronológica. E o que é pior: a falsa sensação que a fertilização in vitro pode resolver tudo. Ledo engano minha amiga. Às vezes a natureza é implacavelmente mais forte do que nossas avançadas técnicas. Observamos nas últimas décadas um dramático aumento nas taxas de sucesso de gravidez em pacientes que fazem fertilização in vitro com menos de 35 anos de idade mas tal aumento não se estendeu as pacientes com 38 anos ou mais. Ao mesmo tempo aumentou dramaticamente o número de mulheres com mais idade buscando seu primeiro filho. Mas então o que fazer: que testes poderiam ser feitos para avaliar a idade do seu ovário? Que pacientes deveriam fazê-los?

Testes de reserva ovariana

Alguns testes podem ser feitos no seu sangue. Um deles é a dosagem de FSH, que deve ser feito quando você estiver menstruada. O FSH é um hormônio fabricado no seu cérebro, lá na hipófise. Ele é quem vai recrutar seus óvulos. Quando você tem muitos óvulos, o seu cérebro interpreta que não precisa liberar muito FSH e o contrário é verdadeiro: quando você tem poucos óvulos esta mensagem chega ao seu cérebro e sua hipófise libera mais FSH para ver se recruta mais óvulos. Você deve fazer entre o segundo e o terceiro dia da sua menstruação e o ideal é que seu valor se situe abaixo de Sete. Entre oito e nove fique atenta e acima de 10 não é um bom sinal. Existem outros testes que podem também ser feito no seu sangue. O mais recente é o AMH ou hormônio anti mulleriano. Pode ser feito em qualquer faz do ciclo menstrual. É muito preciso e esta ganhando cada vez mais adeptos no mundo. Por último, uma ultra sonografia transvaginal feita durante o seu período menstrual pode ajudar a datar a idade do seu ovário. Ao fazer temos a obrigação de encontrar pelo menos quatro a cinco folículos por ovário para podermos atestar que a sua reserva de óvulos esta normal. E quem deveria fazer estes exames: bem, se você esta na faixa etária de 30-32 anos e não vislumbra ainda acordar de noite para trocar fraldas aconselho que faça estes exames. Certifique se que seus ovários têm mesmo a sua idade. Às vezes uma informação importante pode estar na sua casa: pergunte se alguém entrou na menopausa por voltas dos 40-42 anos. Alerta máxima se esta pessoa existir. Pacientes fumantes, aquelas que já tiveram seus ovários operados, as portadoras de endometriose devem estar em alerta vermelho para uma redução na quantidade de óvulos. Bem, vou ficando por aqui. Esperando mais uma vez ter contribuído para levar uma informação de qualidade até você. Tenham todos uma excelente semana e fiquem com Deus...sempre!

Ler o post diretamente no site do Dr. Evangelista Torquato

Nenhum comentário: