sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Iniciativas em prol da preservação da fertilidade em pacientes com câncer

Em setembro passado, participei do 11º Congresso Brasileiro de Psico-Oncologia e IV Encontro Internacional de Cuidados Paliativos em Oncologia como debatedora sobre um estudo de caso de uma paciente com câncer de endométrio e que não havia sido bem orientada sobre a preservação da fertilidade antes da quimioterapia.

Apesar da crescente divulgação a respeito da importância de instruir os pacientes acometidos pelo câncer em idade fértil, ainda são inúmeros os casos de pessoas que não estão suficientemente informadas sobre como se prevenir nesses casos.

O evento, que reuniu 700 pessoas entre palestrantes e congressistas das Américas, Europa e África propiciou discussões profundas, chamando a atenção para este que é um dos desafios dos profissionais que lidam com o câncer, que é das patologias mais incidentes em todo o mundo. Apesar do assunto ‘amargo’, é preciso falar a respeito, uma vez que, com os avanços da Medicina, a expectativa de vida dos pacientes aumenta a cada ano e os sonhos não precisam terminar depois de enfrentar um câncer, muito pelo contrário.

Outro curso de que participei este mês abordou o tema de forma ainda mais específica. O Simpósio Internacional de Preservação da Fertilidade, que aconteceu em São Paulo nos dias 5 e 6 de novembro - www.chedidgrieco.com.br/simposio - tratou das técnicas de congelamento de tecido ovariano. Um dos convidados mais aguardados foi a Dra. Teresa K. Woodruff, mentora do Oncofertility Consortium - www.oncofertility.northwestern.edu/about-us. A especialista é uma pessoa espetacular, que faz um trabalho igualmente espetacular.

O Oncofertility Consortium, como eles mesmos dizem, tem o objetivo de abordar as complexas questões do cuidado com a saúde e a qualidade de vida que dos pacientes jovens com câncer, cuja fertilidade pode estar ameaçada pela doença ou pelo seu tratamento. Na figura abaixo, está um das ações do Oncofertility Consortium. Vale a pena conhecer.



Dra. Maria Cecília Cardoso

Embriologista e chefe do laboratório de Reprodução Humana Assistida do Centro de Fertilidade da Rede D'Or

Nenhum comentário: