quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Ferramenta melhora seleção de embriões para fertilização in vitro


Equipe de pesquisadores da Universidade Politécnica de Valência, na Espanha, desenvolveu uma nova ferramenta baseada em um modelo matemático para auxiliar a seleção de embriões para transferência em tratamentos fertilidade.

O modelo é especialmente útil para a transferência de embriões de qualidade intermediária no segundo dia após a fecundação, que fornece informações sobre a probabilidade estimada de se implantar no útero.

O estudo foi publicado na revista Mathematical and Computer Modelling.

De acordo com os pesquisadores, para avaliar a qualidade dos embriões são analisados apenas duas variáveis morfológicas: o número de células e o grau do embrião, que inclui a simetria e a fragmentação das células do mesmo.

Os melhores embriões são aqueles com células com fragmentação simétrica abaixo de 10%, sendo os mais propensos a resultar em gravidez. "No entanto, no processo de fertilização nem sempre são obtidos embriões com estas características. Nosso modelo ajudaria embriologistas a selecionar os embriões que, não reunindo esses requisitos, podem também resultar em uma gravidez", afirmam os autores.

Os pesquisadores explicam que, embora existam outras ferramentas para auxiliar a seleção de embriões antes da transferência, sua capacidade preditiva é inferior à deste modelo de implantação do embrião.

De acordo com os autores, o modelo, graças às técnicas estatísticas utilizadas, é mais rápido, mais eficiente e preciso do que as propostas anteriormente utilizadas, permitindo uma melhor seleção dos embriões com maior chance de implantação no útero da mãe.

Confira a notícia no site isaude.net

Nenhum comentário: