quarta-feira, 22 de maio de 2013

Resolução limita em 50 anos a idade para a fertilização assistida, mas mulheres que tiveram filhos já mais velhas mostram que dão conta do recado


Solange Gomes tinha 54 anos quando, surpresa, descobriu estar grávida. Nada foi diferente das outras duas gestações, quando estava mais jovem, e Benjamim veio ao mundo cheio de saúde. Uma história que enche de esperanças mulheres que, não importa a razão, viram o desejo da maternidade se manifestar após os 50. Consideradas em idade de risco, elas agora enfrentam mais um obstáculo. Às vésperas do Dia das Mães, o Conselho Federal de Medicina (CFM) proibiu a reprodução assistida para essas pacientes. 

- O principal motivo é a questão obstétrica. Há risco de diabetes, pressão alta, parto prematuro, colocando em perigo a mãe e o bebê - explica o médico Adelino Amaral, membro da câmara técnica de reprodução assistida do CFM. 

Solange afirma que tem vivido um dos momentos mais maravilhosos de sua vida:

- Hoje, tenho mais tempo para cuidar dele, mais paciência. Com menos trabalho, consegui cuidar mais da gestação, buscar mais informações. Quem tem condições de ter esse filho, deve lutar por isso. Hoje, estou vivendo um momento completamente diferente na minha casa. É o barulho dele, o movimento, até o cheiro é dele. É uma renovação total da vida. Um rejuvenescimento interno, forças novas que aparecem. De repente, ressurge uma vontade de viver. 

A atriz sai em defesa das mulheres de sua idade. Quase dois anos após ter o terceiro filho, aconselha a gravidez em qualquer idade: 

- É um pré-conceito. Que ditadura é essa que alguém pode dizer quando você pode ou não ter filhos?

De acordo com a diretora do Centro de Fertilidade da Rede D’Or, Maria Cecília Erthal, o risco existe. Assim como aconteceu com a apresentadora Márcia Goldschmidt, que, aos 50 anos, apesar de todos os cuidados, deu à luz Victoria e Yanne num parto prematuro, em outubro. Mas a gestação não precisa ser um pesadelo na vida das mamães. 

- Se ela estiver saudável, se alimentar bem, os riscos diminuem muito. É preciso fazer um pré-natal bem detalhado - diz a médica. 

Em meio à polêmica, o CFM defende-se, afirmando que, caso alguma mulher se sinta prejudicada, pode procurar o Conselho Regional de Medicina e pedir liberação. 

Os olhares atravessados, no entanto, extrapolam as paredes das clínicas de fertilização. Muitos lembram das condições físicas de uma mulher aos 50 para cuidar do bebê. Gloria Maria e Elba Ramalho deram seus exemplos. A jornalista, em ótima forma aos 64 anos, cuida de duas meninas que adotou e mostra que dá conta do recado. Já a cantora, aos 62 anos, é vista com frequência na companhia das três meninas que adotou. Com ou sem gestação, o amor aos filhos fazem essas mulheres baterem um bolão.

Nenhum comentário: