quarta-feira, 9 de abril de 2014

Endometriose dificulta as chances de engravidar


A endometriose está presente em 10 a 20% das mulheres. O problema ocorre quando o tecido que reveste a parede interna do útero cresce também fora do órgão e isto leva a dificuldade de implantação do embrião.
A endometriose pode diminuir as chances de conceber de diferentes maneiras. “Os problemas para engravidar podem vir da obstrução tubária, nas trompas, da endometriose provocar a produção de substâncias que vão dificultar a implantação do embrião ou levar a morte dos espermatozoides, entre outras complicações”, conta o ginecologista obstetra Paulo Gallo, diretor médico do Vida – Centro de Fertilidade da Rede D’Or do Rio de Janeiro e professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Felizmente, a endometriose possui tratamento que irá possibilitar a gestação.

Foto: Getty Images

Confira a matéria no site Bebê & Mamãe

2 comentários:

Unknown disse...

Gostaria de saber qual metodo posso fazer para engravidar, pois eu tenho endometriose que estão comprometendo as trompas ..

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

A fertilização in vitro é um procedimento de alta complexidade que tem como uma de suas indicações formais a presença de obstrução tubária bilateral.
Quanto ao seu caso específico, é necessário uma avaliação diagnóstica criteriosa com o intuito não só de avaliar trompas, mas também avaliar a extensão da endometriose, e todos os outros rastreios de infertilidade que incluiriam até investigação masculina.
Minha sugestão é que você converse com seu médico sobre essas questões e inicie sua investigação e do seu parceiro a fim de estabelecer o melhor método de reprodução assistida, que possa lhe ajudar a engravidar.
Se precisar de ajuda especializada, estaremos a sua disposição.

Atenciosamente,

Dra. Vívian Sant'Anna
Ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana assistida
CRM: 52.79756-1