quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Cientistas mapeiam atividade do gene do embrião humano nos primeiros dias



 
 O estudo mostra que, no segundo dia após a fertilização, apenas 32 dos 23.000 genes humanos estão ligados.

A fecundação do óvulo humano provoca uma cascata de atividade genética. Após 1 dia, a única célula torna-se duas, após 2 dias, há quatro células, após 3 dias, há oito, e  assim continua. Agora, pela primeira vez, os cientistas têm mapeado a atividade genética que acompanha esta fase inicial de desenvolvimento do embrião.
O estudo internacional, liderado pelo Instituto Karolinska, na Suécia, é publicado na revista Nature Communications.

"Nossos resultados fornecem novos insights sobre a regulação do desenvolvimento embrionário inicial em humanos", relata o autor sênior Outi Hovatta, professor de ciência, tecnologia e intervenção clínica.

O estudo é o primeiro a mapear todos os genes que são ativados durante os primeiros dias de desenvolvimento embrionário, do ponto de fertilização; uma descoberta que é semelhante a encontrar a "chave de ignição" que ativa o desenvolvimento humano, de acordo com um dos pesquisadores.

Embora existam cerca de 23 mil genes humanos, a ordem na qual os genes são ativados após a fertilização tem sido um mistério até agora.
Prof. Hovatta e colegas esperam que os resultados inaugurem uma série de pistas de investigação, como a descoberta de novos tratamentos para a infertilidade e outras doenças.

A equipe descobriu que no segundo dia após a fertilização, apenas 32 dos 23.000 genes humanos estão ligados. No terceiro dia, o número de genes ativos aumenta a 129. Sete desses genes ativos não tinham sido previamente identificados.
A maioria dos genes carregam as instruções para fazer proteínas. Há uma série de seqüências repetidas em nosso DNA que foram inicialmente pensados para ser DNA "lixo", mas mais tarde foram descobertos como sendo a regulação dos genes que codificam a produção de proteínas.

Os novos genes encontrados pelos investigadores parecem interagir com o chamado DNA "lixo", e esta interação é essencial para desencadear o desenvolvimento embrionário precoce. Prof. Hovatta explica como isso pode ser útil para pesquisas futuras:
"Foram identificados novos fatores que podem ser utilizados em células de reprogramação, nas chamadas células estaminais pluripotentes, para o possível tratamento de uma variedade de doenças, e também, potencialmente, no tratamento da infertilidade."

Nenhum comentário: