quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Cientistas desenvolvem esperma humano maduro em laboratório

Foto: Andre Laurel / Flickr
Cientistas franceses afirmam ter desenvolvido crescimento de  espermatozoides maduros, pela primeira vez em laboratório, considerado um avanço em tratamentos de infertilidade entre os homens jovens e adultos.
A startup francesa de biotecnologia Kallistem, é responsável pela realização, liderada por seu diretor científico Philippe Durand, em conjunto com pesquisadores do Centro Nacional francês de Pesquisa Científica (CNRS). Em um comunicado a imprensa, anunciaram que produziram espermatozoide humano maduro, in vitro, utilizando células imaturas dos testículos de seis homens inférteis.
"Nós completamos a espermatogênese - a produção de células espermáticas maduras - in vitro utilizando um biorreator. Fizemos o mesmo em três espécies diferentes, rato, macaco e humano, o que nunca foi feito antes ", disse o Dr. Durand. 
Criados em um "biorreator" artificial, os espermatozóides parecem idênticos aos produzidos naturalmente e são uma esperança no auxílio a homens inférteis - incluindo aqueles cujo potencial reprodutivo são afetados por tratamentos de câncer, como a quimioterapia - a conceber os seus próprios filhos biológicos.
O pesquisador sênior Marie-Helene Perrard, do CNRS, disse que a tecnologia poderia ajudar em questões que afetam 15.000 pacientes jovens com câncer e 120.000 homens no mundo inteiro, onde suas fertilidades poderia ser preservada através do desenvolvimento e congelamento de espermatozoides maduros, a partir de suas próprias células imaturas.
O processo feito em um laboratório do governo  de Lyon, França, levou 72 horas e envolveu a recriação do fluido em presente nos túbulos seminíferos, as minúsculas estruturas onde os espermatozoides são formados.O fluido ajudou os pesquisadores a persuadir o desenvolvimento dos espermatozoides de ratos, macacos e humanos a partir de células imaturas que ainda não haviam se tornado esperma.
O próximo passo será dar a vida a ratos com esperma produzido por este processo, e, em seguida, uma bateria de testes clínicos no esperma humano fabricados em laboratório.

Nenhum comentário: