quinta-feira, 19 de junho de 2008

Fertilidade Hoje e Sempre!


Olá, caros amigos blogueiros! O assunto do momento é como algumas mudanças no nosso comportamento podem interferir com a nossa fertilidade. Então vamos entender mais um pouco sobre isso:

A cada dia, um número maior de casais procura assistência médica, devido à dificuldade para obter gravidez. Em países desenvolvidos estima-se que 15% dos casais vão apresentar infertilidade em algum momento das suas vidas reprodutivas.

O impacto da idade sobre a fertilidade: Nos dias atuais, a mulher representa uma parcela importante no mercado de trabalho mundial, em muito colaborando com a economia doméstica e com um interesse especial pela formação profissional. Por esses motivos, existe uma tendência a um adiamento nos planos de ter filhos por parte do casal, e como conseqüência mais mulheres tentam a gravidez a partir dos 35 e após os 40 anos de vida. A partir dos 25 anos, ocorre uma queda gradual na fertilidade, estimando que a probabilidade de obter gestação diminui 3 a 5 % ao ano após os trinta anos, e esse percentual aumenta a partir dos 40 anos.

Riscos do hábito de fumar para a saúde reprodutiva: No Brasil 20% das mulheres são fumantes, e dessas 30% estão em idade reprodutiva. Além dos riscos para a saúde em geral, causados pelo hábito de fumar (doenças respiratórias, câncer de pulmão, cardiopatias e complicações na gravidez), a nicotina traz riscos específicos para a mulher no que diz respeito à infertilidade (22%), osteoporose (30%), menopausa precoce (17%), abortos espontâneos (39%), gravidez ectópica (27%) e câncer cervical (24%). O hábito de fumar aumenta os riscos de complicações na gravidez. O cigarro é considerado uma toxina para o aparelho reprodutivo.

Riscos do consumo de álcool para a saúde reprodutiva: O consumo de álcool pelas mulheres está associado com um aumento na infertilidade. O uso crônico de álcool reduz em 40% a chance de gravidez e no homem a diminuição da quantidade de espermatozóides e impotência sexual, nos casos de alcoolismo crônico.

Aumento da massa corporal: Em pacientes obesas, a fertilidade encontra-se reduzida em 50%. Uma perda de peso entre 10 a 15 kg aumenta consideravelmente as chances de gravidez na paciente obesa.

Atividades profissionais: algumas profissões podem alterar a fertilidade, principalmente quando ocorre o contato com tipos diferentes de agentes físicos e químicos. O calor, a radiação, substâncias tais como metais pesados são fatores que podem alterar a produção de óvulos e de espermatozóides.

Dicas:

• A partir dos trinta anos, é bom começar a programar a prole.
• Para as mulheres que desejam adiar o projeto da maternidade (por projetos profissionais ou por não terem encontrado o parceiro ideal), o congelamento de óvulos representa uma boa alternativa.
• Evitar a atividade física exagerada.
• Combater a obesidade.
• Recomenda-se a não utilização de drogas anabolizantes e drogas ilícitas.
• Quando decidir tentar a gravidez: reduza o consumo de álcool, de cafeína, amenize o stress e pare com o cigarro.
• Bons hábitos tais como: alimentação saudável e atividade física regular são sempre bem vindos!
• Compareça regularmente à consulta com o ginecologista.
• Nos casos de dificuldade em engravidar procure sempre um médico especialista em investigação e tratamento da infertilidade.
• Se a mulher tem mais de trinta anos e está tentando engravidar há pelo menos um ano sem sucesso, já é hora de procurar ajuda. A partir de trinta e cinco anos só deve esperar seis meses. A partir dos quarenta anos a procura deve ser imediata.

Nenhum comentário: