segunda-feira, 28 de março de 2011

Com quantos anos você vai entrar na menopausa? Pergunte à sua mãe!













Recentemente, a pesquisadora Nanette Santoro, diretora da Divisão de Endocrinologia Reprodutiva e Infertilidade da Escola de Medicina da Universidade do Colorado-Denver e membro da diretoria da Sociedade Americana para Medicina Reprodutiva, chegou a uma conclusão que ajuda a responder um dos questionamentos mais antigos e pertinentes das mulheres: quando vou entrar na menopausa?

Segundo a análise, publicada pelo portal O Globo e reproduzida abaixo, o fator mais importante para se determinar a data é a idade em que a mãe entrou na menopausa e como aliados na estimativa estão a análise de dados como fumo, sessões de quimioterapia, a realização de cirurgias nos ovários e a etnia da mulher.

Com quantos anos você vai entrar na menopausa? Pergunte à sua mãe!

LONDRES - Posso fazer reposição hormonal? E os efeitos colaterais? Melhor optar por suplementos de soja? Basta mencionar a palavra menopausa que todas estas dúvidas aparecem. A questão mais importante de todas, no entanto, que pode determinar a sua entrada nesta fase é: quando sua mãe entrou na menopausa?

- A menopausa está ligada à genética e é provável que a filha entre nesta fase na mesma idade que a mãe entrou - disse ao site WebMD Nanette Santoro, diretora da Divisão de Endocrinologia Reprodutiva e Infertilidade da Escola de Medicina da Universidade do Colorado-Denver e membro da diretoria da Sociedade Americana para Medicina Reprodutiva.

Esta conta nem sempre é verdadeira, já que cada mulher é um caso diferente, mas em média, além da genética há outros quatro fatores que podem influenciar esta mudança:

1. Cigarro: por causar danos aos ovários, pode antecipar em dois anos a entrada na menopausa.

2. Quimioterapia: também tóxica aos ovários, faz com que algumas mulheres entrem temporariamente na menopausa durante o tratamento. Se o ciclo menstrual se normalizar depois disso, a menopausa pode ser atrasada em um ano ou dois.

3. Cirurgia de ovário: quanto mais cirurgias, mais danos aos tecidos, segundo Marcelle Cedars, da Divisão de Endocrinologia Reprodutiva da Universidade da Califórnia. Se houver diagnóstico de endometriose, por exemplo, a recomendação é tentar a supressão hormonal, por exemplo, para evitar muitas cirurgias.

4. Etnia: mulheres hispânicas e negras entram na menopausa um pouco mais cedo, segundo Santoro. Já chinesas e japonesas entram na fase um pouco mais tarde que as caucasianas, que chegam lá por volta dos 51 anos, em média.

Confira a matéria na íntegra também acessando o portal do jornal O Globo.

2 comentários:

Luiisa Liima disse...

Olá Drs.
Este blog é muito interessante! Parabéns!
Tenho 27 anos, sou casada e estamos tentando ter nosso primeiro filho.
Quando tomamos esta decisão, fui ao medico fiz um papanicolau e o medico avaliou um hemograma recente que eu tinha. Receitou o acido fólico e disse que até então estava tudo normal. Isso três meses antes de parar de tomar o anticoncepcional.
Tenho ovários policisticos, mas não acredito que seja serio, pois nunca fiz nenhum tratamento e nunca foi relevante, segundo meus ginecologistas no Brasil.
Em dez/11 parei de tomar o anticoncepcional e desde então meus ciclos sao bem irregulares. Como eram antes de tomar a pílula (31 a 42 dias, em media).
Voltei ao ginecologista para Os exames de rotina e agora ele solicitou novos exames para checar as taxas hormonais e etc. E tomei uma vacina (a tríplice vital, que se toma a cada dez anos).
Minha mãe entrou na menopausa aos 30 anos e o processo encerrou-se definitivamente quando ela tinha 33. A irmã dela entrou na menopausa com 35 e finalizou com 37.
Já tive manifestações de células afetadas pelo HIV, mas já não consta mais nada. Minha medica no Brasil já havia dito que esse é o esperado na maioria dos casos, ou seja, estou "livre".
Relatei ao meu novo médico que há algum tempo vinha sentindo dor no momento das relações e sangramentos bem leves, e na Transvaginal o novo medico detectou que meu útero "desceu" e ele disse que isso é super normal. Que meu útero é como o de uma mulher que já teve filhos. E que eu devo apenas procurar melhores posições para evitar o desconforto.
Minhas duvidas são:
- Posso entrar na menopausa tão cedo quanto mamãe? (Pelo que li sim acima, sim)
- É possível que meu útero tenha "descido" devido a um tombo que levei? (esqueci de mencionar isso ao medico, pois só me lembrei depois que cai no curso, uns dois meses atras)
- como posso abordar meu medico sem que ele se sinta mal? Não que eu não acredite nele, mas gosto de detalhes e especificações. Pedi que ele fosse claro, mas ele disse que era assim mesmo... Eu gostaria de saber quais as causas que levam o útero a descer...
Comecei a fazer sessões de fisioterapia e ginastica de orientação, pois tenho um pequeno problema na coluna e sei que exercícios também podem ajudar nesse a manter o corpo preparado para a gestação.
Os exercícios podem ajudar a colocar meu útero no lugar?
Bom, vou encerrando aqui.... Já escrevi um livro! :)
Aguardo e desde já agradeço... Lu

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Luisa,

A história familiar de menopausa precoce é considerada um fator de risco sim! Ou seja, se sua mãe entrou na menopausa precocemente, você tem uma chance maior de que aconteça o mesmo com você, mas isso não quer dizer que com certeza irá acontecer.
Quanto à posição do seu útero, o ideal é que você converse com seu médico sobre o assunto. Explique para ele que você não entendeu o que ele disse na última consulta e que a dor e o sangramento durante a relação sexual estão realmente a incomodando e atrapalhando sua qualidade de vida!
Atenciosamente,


Dra. Carolina Zendron
Ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana assistida
CRM 52-84372-5