segunda-feira, 11 de julho de 2011

Progesterona – um hormônio fundamental para quem quer engravidar






















Progesterona – um hormônio fundamental para quem quer engravidar

A progesterona é um hormônio feminino muito importante para a preparação do organismo da mulher para a gestação e também na manutenção dessa gravidez. Produzido pelo ovário a partir da adolescência, em um ciclo menstrual normal, tem a função de ativar células que revestem a parede uterina, alterar e irrigar os vasos sanguíneos do endométrio, deixando o útero preparado para receber o embrião.

Durante a gravidez, a produção da progesterona inicialmente é feita pelo corpo lúteo (estrutura que se forma após a liberação do óvulo no ovário). Posteriormente, ela é mantida pela placenta. Esse hormônio não só ajuda a manter a gravidez, como também relaxa a musculatura uterina e estimula o desenvolvimento das glândulas mamárias.

Algumas mulheres, porém, apresentam deficiência desse hormônio, o que pode levar a falhas de implantação, prejudicando uma gravidez inicial ou levando a abortamentos de repetição, por prejudicar a manutenção da gravidez. Fora da gestação, durante o ciclo menstrual, algumas mulheres também podem apresentar alterações menstruais como hemorragia, dor nas mamas e TPM.

Como as concentrações desse hormônio ao longo do ciclo são bem variáveis, ao perceber qualquer sintoma, principalmente se o objetivo é estar com um bebê em casa, o ideal é procurar um ginecologista, que poderá diagnosticar o problema, além de orientar quanto à possibilidade de reposição de progesterona, caso seja necessário.
Veja mais informações no site Sintomas da Gravidez

Dra. Alessandra Evangelista
Ginecologista especialista em reprodução humana assistida do Vida – Centro de Fertilidade da Rede D’Or

Progesterona e Infertilidade

Progesterona é um hormônio esteróide produzido, a partir da puberdade, pelo corpo lúteo e pela placenta durante a gravidez.

A progesterona é o segundo hormônio feminino e é produzida principalmente no ovário. No processo da ovulação, o óvulo, célula fértil feminina, se encontra dentro de uma pequena bolinha de líquido chamada folículo. Este folículo produz o estrógeno, hormônio feminino básico. É o estrógeno que faz o aspecto físico da mulher. Após a liberação do óvulo este folículo se transforma em corpo amarelo ou lúteo, e começa a produzir progesterona, a qual prepara a mulher para a gestação e o aleitamento.

A progesterona age em todo o corpo físico da mulher preparando-a para a gravidez. Muitas mulheres tem deficiência de progesterona e isto não parece ter um significado muito importante para o organismo. Sua maior conseqüência é a amenorréia, ou falta de menstruação. É um hormônio essencial na manutenção da gravidez. É primeiramente produzida pelo corpo lúteo do ovário, até cerca de 20 semanas de gestação, sendo depois sintetizada pela placenta. Muitas mulheres inférteis, com falhas de implantação e com aborto recorrente apresentam baixos níveis de progesterona no sangue, sendo indicada uma suplementação de progesterona na fase inicial da gravidez. A progesterona age não só na receptividade endometrial, mas também a resposta imunológica materna, devendo a suplementação permanecer até por volta da 16ª semana, alguns médicos recomendam somente até a 10ª semana.

Veja a matéria no site Sintomas da gravidez

430 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   201 – 400 de 430   Recentes›   Mais recentes»
Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá Karla Roberta! O ideal é você mostrar o exame a sua médica. Todo exame é complementar a uma história clínica, e devem ser interpretados em conjunto.

Atenciosamente,
Dra. Alessandra Evangelista
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.78.093-6

mirellinha disse...

olá,estou grávida mas minha progesterona deu baixo,ai minha médica me passou p mim tomar ultrogeston e acido folico eu tomando direitinho corro o risco de perder meu bebe??
outra duvida meu sangue é o- e do meu esposo é 0+ corre o risco de meu bebe nascer com alguma deficiencia??
é o meu 1 filho.
desde ja agradeço

Dani disse...

Olá doutores, como vão. Primeiramente gostaria de agradecer pela atenção. Estou grávida de 5 semanas e hj quado urinei saiu um pouquinho de secreção marrom muuuuito clara, que eu só percebi no papel higiênico. Marquei GO, mas só conseguo consulta pra daqui 1 semana, então fui ao PS. Lá ele fizeram somente o US e não puderam ver o saco gestacional, viram apenas um pontinho preto no endométrio de 0,4 cm. Eles, então, me receitaram utrogeston para aplicar até que eu passasse com meu médico. O problema é que estou detestando os efeitos colaterais. Gostaria de saber se é arriscado interromper o uso, visto que não fizeram exame de sangue para avaliar os níveis da progesterona. Talvez ela nem estivesse baixa. Eu gostaria de interromper o uso até ir no meu GO. Será que eu posso? Muito obrigada, Daniella.

Anônimo disse...

Olá, tenho 30 anos e estou tentando engravidar há 01 ano e 02 meses. Sou portadora de síndrome do ovário policístico desde minha adolescência e tenho útero retrovertido. Meu marido fez espermograma e o resultado foi satisfatório, mas os valores estão no limite do desejável, então o urologista prescreveu o androsten por 30 dias. Neste último ciclo fiz uso do citrato de clomifeno começando do 3º dia do ciclo. Fiz testes caseiros de ovulação, que deu positivo no 18º dia do ciclo e desde esse dia senti uma leve cólica na região do baixo ventre do lado esquerdo. No 30º dia do ciclo tive um pequeno sangramento de cor escura que se estendeu até o 32º dia. Tive um atraso de 02 dias mas no 33º dia a monstra chegou junto com ela uma forte cólica. Já fiz o teste caseiro de ovulação outras vezes, na maioria o resultado é negativo, mas já tive resultados positivos também. Fiz uso do Farlutal por 03 meses e o último foi há 04 meses. Tenho receio de ter problema na nidação. Na minha situação é recomendável fazer uso de Progesterona? Ou mesmo usar metformina + citrato de clomifeno? Estou muito ansiosa, sei que não é bom e pode prejudicar ainda mais minha fertilidade, mas não consigo controlar. Gostaria de alguma orientação. Já agradeço. Atenciosamente.

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá Mirellinha! Siga corretamente as orientações de seu médico e utilize o utrogestan. Infelizmente a deficiência de progesterona não é a única causa de perda gestacional, mas fazendo o pré natal e seguindo as orientações você tem grande chance de não ter problema algum ou caso tenha, o problema será diagnosticado e conduzido pelo seu obstetra.
Parabéns,

Dra Alessandra Evangelista
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.78.093-6

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá Fabiana!
Procure seu médico para esclarecer todas as suas duvidas em relação a sua fertilidade e a medicação a ser utilizada. Ele possui todo seu histórico e saberá conduzir seu caso.
Boa sorte!

Dra. Beatriz Tupinambá
Ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana assistida
CRM: 52.82962-5

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Querida Daniella,
Aconselho você a seguir as recomendações do médico, que lhe examinou até ser atendida pelo seu médico do pré Natal.
Parabéns!

Dra. Beatriz Tupinambá
Ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana assistida
CRM: 52.82962-5

Fabiana disse...

Obrigada Dra. Beatriz, mas poderia me indicar algum profissional com especialidade em fertilização em Belo Horizonte? Realmente preciso de orientação e um acompanhamento mais rigoroso. Abraços.

Fabiana disse...

Olá, tenho SOP, e já postei nesse tópico antes, gostaria de saber se o chá de inhame é realmente um indutor de ovulação natural ou se tem alguma contra-indicação? Muito obrigada.

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Mirellina,

Você deve conversar com sua obstetra para ver se ela acha necessário fazer algum ajuste. Converse com ela.
Abs e boa sorte,

Dr. Cássio Sartório
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.75951-1

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Fabiana,

Como efeito indutor muito provavelmente você não terá efeito algum. Procure sua ginecologista para você ter tratamento e acompanhamento adequados.

Abs e boa sorte,

Dr. Cássio Sartório
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.75951-1

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Fabiana,

Minha sugestão é que você entre no site da Red Lara (http://www.redlara.com/aa_portugues/quem_centros.asp) ou da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (http://www.sbra.com.br/index.php?option=com_mapa&Itemid=72) e procure o filiado que mais lhe agradar em sua região

Abs e boa sorte,

Dr. Cássio Sartório
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.75951-1

Anônimo disse...

ola estou entrando na 9a semana de gestação, tudo normal, conferido saco gestacional, vesícula vitelina, tamanho do feto e batimentos cardíacos em 118 c/ sete semanas e 3 d.
como o próximo ultrassom foi solicitado somente para daqui há 15 dias, fico preocupada com uma possível queda da progesterona. Pergunta: poderia fazer o controle dela com o ação preventiva?

Anônimo disse...

Boa tarde fiz o exame de progesterona no 20 dia depois da menstruação e achei o valor baixo. O resultado de progesterona 8.6. Está normal ? Obrigada.

Unknown disse...

boa noite dor estou fazendo uma fertilização in vitro, deu tudo certo ai meu médico falou que na hora de tira os meu óvulos ultrapassou meu ultero,não deu pra transferir meus bebe.ai comecei a toma primogyna,quando fiz meu exame de hormônio minha progesterona deu muito alta 6,04 mas uma vez não colocou meus bebe,isso esta correto dor.

Unknown disse...

olá, gostaria de saber de o resultado da minha progesterona e da minha prolactina tem interferido na minha tentativa de engravidar ja que faz 8 meses que estou tentando e não consigo, meu ciclo está entre 36 a 40 dias entre um e outro. O resultado da progesterona é 1,05ng/ml e a prolactina é 29,18ng/ml, os mesmos foram feitos no 20 dia após o início da menstruação.

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Jane,

Não entendi muito bem sua pergunta, mas o mais importante é que você confie no seu médico e tire todas as sua dúvidas com ele.
Boa sorte!

Abs,
Dra. Carolina Zendron
Ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana assistida
CRM 52-84372-5

Unknown disse...

Boa tarde,

Faço uso do DIU Mirena a um ano, minha Gineco me solicitou os seguintes exames:
Estradiol, Progesterona, S-DHEA, FSH, LH.
Por causa do DIU quase não menstruo, nesse mês dia 06/07 veio bem pouquinho e de cor escura, no dia 07/07 veio pouco também só que de cor vermelho vivo. E hoje veio um pouco mais de menstruação só que de cor bem escura, chegou até sujar o protetor diário que coloquei.
Minha dúvida é qual a melhor época para fazer esses exames, minha gineco disse que tanto faz o dia da coleta pois uso o DIU. Mas li que exames hormonais tem época certa para serem coletados. Poria ser neste sábado dia 13/07?
Muito obrigada pela ajuda e fico no aguardo.

Anônimo disse...

Tenho 32 anos e estou tentando engravidar. Meus exames geais deram normais. Fiz dois exames complementares. Foram eles: prolactina que teve resultado de 5 micros/l e progesterona que teve resultado de 10 mg/dl. Tenho problemas em engravidar com a progesterona tão baixa? Obrigada

Anônimo disse...

Tenho 32 anos e estou tentando engravidar. Meus exames geais deram normais. Fiz dois exames complementares. Foram eles: prolactina que teve resultado de 5 micros/l e progesterona que teve resultado de 10 mg/dl. Tenho problemas em engravidar com a progesterona tão baixa? Obrigada

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Lidiane,

É muito difícil interpretarmos valores isolados sem conhecer seu caso como um todo e não podemos fazer uma consulta por aqui. Converse com seu médico e com certeza ele vai tirar suas dúvidas. Caso haja necessidade, ele vai encaminhá-la a um especialista em Medicina Reprodutiva/Infertilidade.

Atenciosamente,

Dra. Alessandra Evangelista
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.78.093-6

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Anônima,

Como você mesmo disse, está tudo normal. Fazer uma dosagem seriada de progesterona só vai aumentar sua ansiedade e não há benefício comprovado. Converse com seu médico. Ele vai orientá-la que estando tudo bem clinicamente, é só aguardar os próximos passos.
Boa sorte!

Abs,

Dra Alessandra Evangelista
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.78.093-6

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá!

O ideal é você ser avaliada pelo seu médico, que conhece sua história clinica e viu todos os exames. Assim ele poderá fazer uma avaliação completa do seu caso e decidir se há necessidade de reposição de algum hormônio.

Boa sorte!
Dra. Alessandra Evangelista
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.78.093-6

Anônimo disse...

OLA!
MEU NOME É MARIA, TENHO 27 ANOS E RECENTEMENTE FIZ UMA DOSARGEM HORMONAL ONDE A TESTOU QUE MINHA PROGESTERONA 0.1 BAIXA. POIS, FUI AO MEDICO. PASSOU UM MEDICAMENTO PARA TOMAR DURANTE O PRIMEIRO DIA DA MESNTRUAÇAO, DURANTE SEIS MESES, SENDO QUE FUTURAMENTE QUERO ENGRAVIDAR. PORÉM DESDE DO DIA QUE FUI AO MEDICO A MINHA MESTRUAÇAO NAO VEIO ESTÁ COM 4 DIAS DE ATRASO. DATA DA DUM: 08/06/2013.ASSIM ONTEM FIZ UM BETA MAIS DEU NEGATIVO. SERÁ POSSIVEL UMA GRAVIDEZ OU DEVIDO NIVEL BAIXO DA PROGESTERONA, MAS PQ SOMENTE ESSE MES QUE ACONTECEU ISSO?
OBRIGADA, AGUARDO!

Unknown disse...

Olá fiz um exame de progesterona e deu 0,35 no dia 21 do ciclo o que significa?

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Patricia,

Um simples resultado de exame não significa muita coisa... Por isso, procure seu médico, para avaliar esse resultado, em conjunto com sua história clínica.
Abs,

Dra. Beatriz Tupinambá
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.82962-5

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Anônimo,

Com quatro dias de atraso menstrual, o BHCG positiva se a paciente estiver grávida.
Retorne ao seu médico. Ele poderá esclarecer melhor suas dúvidas, pois ele possui toda sua historia clínica.
Boa sorte!

Abs,

Dra. Beatriz Tupinambá
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.82962-5

monique disse...

Oi Dr, gostaria de saber se a prolactina estiver em 34.0 dificulta a concepção, ou esse é um valor normal? Obrigada

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá Monique,

Avaliar um único resultado de exame sem saber sua história clinica não nos permite avaliar seu caso. Leve o resultado do seu exame para seu médico para que ele te oriente adequadamente !

Atenciosamente

Dra Carolina Zendron
Dra. Carolina Zendron
Ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana assistida
CRM 52-84372-5

Unknown disse...

Ola,
sou ana paula

voce pode da uma olhada no meu exame

menstruacao 01/07/2013 a 08/07/2013

LH feito 5 DC
Resultado: 5,5 mIU/ml

Valores de Referência: Homens : 20 a 70 anos : 1,5 a 9,3 mIU/ml
> 70 anos : 3,1 a 34,6 mIU/ml
Mulheres: Fase Folicular : 1,9 a 12,5 mIU/ml
Meio do ciclo : 8,7 a 76,3 mIU/ml
Fase Lútea : 0,5 a 16,9 mIU/ml
Pós-menopausa : 15,9 a 54,0 mIU/ml
Uso de anticorpo: 0,7 a 5,6 mIU/ml
Crianças: < 0,1 a 6,0 mIU/ml

progesterona feito no 20 DC

PROGESTERONA

Material: Soro
Coleta: 20/07/2013 07:58:00
Método: Quimioluminescência - CENTAUR

Resultado: 11,72 ng/ml

Valores de Referência: Homens : Até 0,60 ng/ml
Mulheres: Fase Folicular: 0,10 a 1,80 ng/ml
Fase Lútea : 2,50 a 28,00 ng/ml
Menopausa : Até 0,70 ng/ml
Uso de Anticoncepcional: 0,10 a 0,30 ng/ml
Gravidez:
1° Trimestre: 11,22 a 90,00 ng/ml
2° Trimestre: 25,55 a 89,40 ng/ml
3° Trimestre: 48,40 a 422,50 ng/ml

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Ana Paula,

Não estamos autorizados a fazer consulta pela internet, até porque, mais importante que os resultados dos seus exames, é saber sua história clinica e suas dúvidas! Leve esses exames para o seu médico e discuta com ele os resultados!

Abs,

Dra. Carolina Zendron
Ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana assistida
CRM 52-84372-5

Anônimo disse...

Boa noite, tenho 46 anos, sem sintomas de menopausa e até então menstruava normalmente. Dia 04/05/2013 menstruei acabou dia 08/05/2013. Tenho relação normalmente e não uso pilula e durante o mês de maio não usamos mais camisinha. Dia 29/06/2013 tive cólicas como se fosse menstruar, veio um pequeno sangramento, hoje dia 22/07/2013 ainda não menstruei. Posso está entrando na menopausa ou posso está gravida. Estou sentindo dores de cabeça, seios inchados e doloridos, sinto as vezes cólicas. Desde já agradeço.

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá,

Os sintomas de gravidez e menopausa podem confundir um pouco, por isso, para saber o que está acontecendo, você deve procurar seu ginecologista. Apenas após uma boa história clínica, exame físico e, se necessário, solicitação de exames será possível estabelecer um diagnóstico!

Atenciosamente,

Dra. Carolina Zendron
Ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana assistida
CRM 52-84372-5

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá,

A incidência de anomalias congênitas em gestações induzidas por tratamento com citrato de clomifeno, durante a realização de estudos clínicos, esteve dentro dos limites estatísticos referidos para a população geral.
Há um aumento na probabilidade de ocorrência de gravidez múltipla, tanto relacionada ao tratamento com citrato de clomifeno quanto à história familiar positiva.
Pergunte ao seu médico sua probabilidade de gravidez, só ele conhece profundamente seu caso e poderá responder a sua pergunta!
O protocolo recomenda iniciar o tratamento com a menor dose!
Boa sorte,

Dra. Carolina Zendron
Ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana assistida
CRM 52-84372-5

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Rose,

Para indicar qualquer tratamento, você precisa ser avaliada por um médico. Apenas após uma boa história clínica, exame físico e, se necessário, a solicitação de exames, será possível definir qual o tratamento ideal para o seu caso!

Boa sorte,

Dra. Carolina Zendron
Ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana assistida
CRM 52-84372-5

Anônimo disse...

boa noite. Estou tomando Utrogestam por 12
dias seguidos. Apos quanto tempo devo mestruar? apos mestruar inicio o Femoston.

Anônimo disse...

Tenho SOP e minha go receitou uso de Utrogestan 200mg do 15º ao 28º dia do ciclo e Glifage XR 750mg 1 vez ao dia. Estou fazendo o tratamento correto?Obrigada.

Anônimo disse...

Olá,
Eu estava grávida mas tive um aborto retido, no dia 03/07. Estava de aproximadamente 11 semanas. Quando fiz o ultrassom e o médico constatou o aborto, disse que havia parado de se desenvolver provavelmente na 8ª semana, e que o corpo luteo estava desprendido do embrião, ou algo assim. Exatos 15 dias depois fiz alguns exames para investigar um problema no intestino, e estava tudo ok, mas em um dos exames, o LH deu 0,66, e o gastro pediu que eu mostrasse para o gineco. O gineco disse que estava baixo, porém pediu para eu esperar minha menstruação descer para repetir e fazer um ultrassom. Sinto dores abdominais, na região posterior direita, como o desconforto semelhante ao que sentimos qdo ovulamos. Não quis ficar perguntando muitas coisas para o gineco, pq só esse mês já fui a três consultas com dúvidas, mas essa baixa do hormônia LH pode ter alguma coisa a ver com o aborto? Estou muito angustiada... Obrigada

Unknown disse...

Olá! Estou com a progesterona baixa, a GO me receitou provera 10 mg durante 14 dias a parti do 14º dia após a menstruação, estou com umas cólicas fraquinhas porém bem chatas e está descendo um liquido marrom, não chega a sujar a calcinha só quando passo o papel que percebo, será que é a reação do provera?
Desde já agradeço pela atenção.

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Querida anônimo,

Aconselho você a seguir o que seu médico ginecologista lhe propôs.
Ele acompanha você!
Atenciosamente,

Dra. Beatriz Tupinambá
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.82962-5

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá,

Você deve manter sua medicação até quando seu medico recomendou. Qualquer duvida converse com ele!

Dra. Carolina Zendron
Ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana assistida
CRM 52-84372-5

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá,

Existem diversas opções de tratamento para a síndrome do ovário policistico. Para saber se esta é a melhor para o seu caso seria necessário uma consulta! Confie na sua medica e tire todas as suas duvidas com ela!

Dra. Carolina Zendron
Ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana assistida
CRM 52-84372-5

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Vânia,

Para termos certeza se o que está acontecendo com você é uma reação da medicação, seria preciso examiná-la e saber mais detalhes sobre o seu caso! Converse com sua médica, ela é a pessoa ideal para esclarecer suas dúvidas!

Dra. Carolina Zendron
Ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana assistida
CRM 52-84372-5

ツ ♥ Construindo Conhecimento ღ╰★╮ disse...

Ola doutora, parabéns por nos ajudar com essas informacoes...Minha dúvida é....tenho 26 anos... estive menstruando de 6 em 6 meses e descobri o ovario policistico... observei de diferente meus exames...Progesterona 0,34ng e Testosterona 69,4...só quero engravidar!!!!!!!!! O que eu devo fazer. Obrigada

Unknown disse...

Ola gostaria de saber se 8570ug de progesterona com 3459 de bthcg estao compativeis

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá!
Procure seu ginecologista e, se for necessário conversar com um especialista em reprodução assistida ele lhe encaminhará.
Estamos à disposição.
Boa sorte!


Dra. Beatriz Tupinambá
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.82962-5

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Andréa!

O mais importante é correlacionar os valores dos seus exames com sua história clínica. Quem melhor pode fazer isso é o seu médico, que já está lhe acompanhando. Sem saber mais detalhes não podemos definir o que deve ser feito. Boa sorte!

Dra. Alessandra Evangelista
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.78.093-6

Cacá disse...

Boa tarde,

Tenho 27 anos, interrompi o AC em jan/13 e desde então tenho apresentado ciclos irregulares de menstruação. Atualmente, estou sem menstruar desde o dia 26/06, sendo que fiz 2 ciclos de clomid, o que parece ter sido sem sucesso.
Fiz uma eco essa semana (44 DC), que deu endométrio mto mto fino (1,4mm)e pequenos cistos no ovário.
Exames de ontem - 08/08 foram:

Progesterona: <0,21
T3: 52
T4: 1.08
TSH: 2.78
Estradiol: 36
FSH: 6.68
Prolactina: 7
LH: 4
Ácido Fólico: 34

Aparentemente, parece ser algo difícil de controlar? Estou sem menstruar acredito que pela progesterona baixa...e mesmo com 2 ciclos de clomid acho que ainda não ovulei...nas ultras anteriores, formava o folículo dominante, mas não liberava, dai não ovulava...qual seria um tratamento indicado? Alguma possibilidade para ainda não ter ovulado?

Muito Obrigada!

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Cacá!

Não é permitido ao médico fazer um diagnóstico ou indicar um tratamento pela internet. O ideal é você marcar uma consulta e receber as orientações.
Estamos a disposição!

Dra Alessandra Evangelista.
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.78.093-6

Cecilia disse...

Olá, boa noite,
Tenho ciclos irregulares que chegam a 50 ou mais dias. Minha médica, ao ver que meu exame deu baixa progesterona (2,1), receitou Utrogestan entre o 16º e 25º dia.
O Utrogestan não deve ser tomado apenas após a ovulaç~çao?

Att,

Cecília

Anônimo disse...

Bom dia,

Gostaria de saber se o Utrogestan, tomado antes da ovulação, pode inibi-la?

Ciça

Anônimo disse...

olá, tenho 20 anos e quero engravidar, mas não estou conseguindo!
parei com o anticoncepcional há mais de 8 meses e depois disso minha menstruação está irregular, sendo que por duas vezes tive hemorragia.por conta disso,o médico receitou dtn fol e provera para eu tomar.
Minha dúvida é:vou conseguir engravidar fazendo uso desses medicamentos?

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá!

Seu médico ciente de seus exames e da sua história clinica lhe prescreveu essas medicações. E como você está tentando engravidar, ele deve estar sabendo, confie nele. Precisando de ajuda estamos à disposição.

Att, Dra Alessandra Evangelista.
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.78.093-6

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Ciça!
O ultrogestan não inibe a ovulação a menos que seja feito de maneira continua para inibir o eixo ovulatório.
Porém a progesterona tem um momento adequado para agir sobre o endométrio e caso isso ocorra antes do ideal a implantação do embrião pode ser inadequada.
Estamos à disposição!

Atenciosamente,
Dra. Alessandra Evangelista
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.78.093-6

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá Cecilia!
O utrogestan é uma medicação a base de progesterona. Existem alguns protocolos para sua utilização e também indicações para sua realização. Converse com sua médica, pois ela lhe prescreveu baseando-se na sua história e seus exames.
Boa sorte!


Atenciosamente,
Dra. Alessandra Evangelista
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.78.093-6

Anônimo disse...

Olá Bom dia! Estou grávida de 6 semanas. Meu HCG deu 4538,0 porém, a minha progesterona marcou 12,38. Esse valor de progesterona não é muito baixo para 6 semanas? Obrigada!!!

Anônimo disse...

Luana
Olá descobri que estou
gravida, com 5 semanas de gravidez fiz ultrassonografia transvaginal , mas só apareceu o saco gestacional e tb um descolamento, a medica receitou acido fólico e progesterona e fazer nova ultrassom daqui a 2 semanas , mas percebi que antes de começar a usar o remédio sentia irritabilidade,fome e sono e os seios inchados e doloridos, depois que comecei a usar a medicação todos os sintomas desapareceram somente os seios permanecem levemente inchado e doloridos, isso e um mau sinal para minha gravidez?

Anônimo disse...

Olá...tenho 46 anos,,,menstuo todo mês,,, estou fazendo reposição hormonal com progesterona,,,,gostaria de saber,corro risco de engravidar???

Abraços

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá,

Existem varias formas de se utilizar a progesterona e também existem vários tipos de progesterona! Tire essa dúvida com seu médico, pois serão necessários mais detalhes para responder sua pergunta.

Abraços,

Dra. Carolina Zendron
Ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana assistida
CRM 52-84372-5

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Luana,

Os sintomas de gravidez aparecem e desaparecem e variam de mulher para mulher! Siga as orientações da sua médica e qualquer dúvida converse com ela!

Boa sorte,

Dra. Carolina Zendron
Ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana assistida
CRM 52-84372-5

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá,

Se você tem dúvida sobre o tratamento que foi proposto, converse com seu médico. Apenas ele que conhece profundamente seu caso e poderá responder suas perguntas!
Boa sorte,

Dra. Carolina Zendron
Ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana assistida
CRM 52-84372-5

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Ciça,

A progesterona natural micrononizada de 100 ou 200mcg composto do Utrogestan age como suplemento da produção de progesterona pelos ovários e possui diversas indicações. Por definição, não é considerada um anovulatório (inibidor da ovulação).

Atenciosamente,

Dra. Carolina Zendron
Ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana assistida
CRM 52-84372-5

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Cecília,

O Utrogestan pode ser utilizado no tratamento de diversas patologias e existem várias formas corretas de prescrição. Converse com sua médica e tire todas as suas duvidas! Apenas ela que conhece profundamente seu caso poderá responder suas perguntas.

Dra. Carolina Zendron
Ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana assistida
CRM 52-84372-5

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá,

O resultado de um único exame não é suficiente para chegar a uma conclusão! Quando nós médicos solicitamos exames é porque estamos investigando algo, ou prevenindo que algum problema surja. Converse com o médico que solicitou o exame, só ele saberá responder sua pergunta.

Boa sorte,

Dra. Carolina Zendron
Ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana assistida
CRM 52-84372-5

Anônimo disse...

Bom dia,
Meu nome é Renata e estou tentando engravidar fazem 8 meses. Fiz uns exames de sangue no 20º dia do meu ciclo e apresentou a progesterona 1,6ng/mL o que minha GO apontou como baixa e falou que eu posso ter não ovulado, porém tive os sintomas da ovulação.Mesmo com este resultado minha GO pediu exames para analisar se não tem obstrução nas trompas, endometriose e o espermograma a meu marido. O que achei estranho ela não tentar investigar o pq da baixa progesterona, não seria um caminho do motivo ao qual iniciar as investigações? Obrigada pela atenção...

Anônimo disse...

Luana Santos
Descobri que estava gravida no dia 26 de julho de 2013 estava como mais ou menos 3 a 4 semanas ,procurei o medico para fazer o acompanhamento ,fiz minha primeira ultrassom estava com 5 semanas ,apareceu somente o saco gestacional + descolamento, a medica prescreveu UTROGESTAN via vaginal + ACIDO FÓLICO e disse para aguardar 2 semanas para fazer uma nova ultrassom , passaram as duas semanas fiz uma nova ultrassom cheio de expectativas , o descolamento sumiu, mas infelizmente não havia aparecido a vesícula vitelínica nem o embrião ,99 % de ser uma gravidez inviável ou seja não evoluiu , a medica pediu que eu aguardasse mais uma semana e fazer nova ultrassom ,estou aguardando para fazer a ultima ultrassom , mas não tenho mais esperança...

Vany disse...

Bom dia. Tenho Angioedema Hereditário e tomo por muitos anos Lagogal (Danazol 200mg- andrógeno atenuado). Enfim, engravidei e tive um aborto espontaneo em 2006...dois meses depois tomei uma medicação a base de progesterona e consegui engravidar. Minha filha nasceu saudável! Agora com 33 anos resolvi engravidar novamente, este é o primeiro mês que tomei o ultragestan, uma vez que tenho baixa de progesterona. Fiz os exames clínicos no 21ºdia do ciclo e minha progesterona deu 501 pg/ml... esta normal? Eu posso estar grávida com esse nível de progesterona? estou com atraso de dois dias. Vanessa.

Anônimo disse...

OI Bom dia! Gostaria de saber se posso engravidar,tenho 39 anos e meus resultados : EStradiol = 107 pg/ml e o progesterona 2.3 ng/ml . POr favor me ajudem.

Alejandra disse...

Olá! Tenho 39 anos e quero muito engravidar, Meus exames: EStradiol 107 pg/ml e Progesterona 2.3 ng/ml fiz esse exame com 10 dais após o inicio do meu ciclo menstrual. Muito obrigada e peço que me ajudem por favor.

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Renata!
Sua médica não se baseou apenas no exame, mas em todo o seu caso clínico. Todos os exames têm sua relevância! Confie e, caso seja necessário, você poderá ser encaminhada a um especialista.

Boa sorte,

Dra. Alessandra Evangelista
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.78.093-6

Anônimo disse...

Fiz o exame no 22º dia do ciclo e o resultado foi de 12,5 ng/ml indica a ovulação com este valor da pra saber quando eu ovulei??

luanda disse...

Ola, tenho 27 anos estou tentando engravidar a 7 meses, tenho, ovários policísticos, endometriose e também tenho baixo nível de progesterona, será que tenho chances de engravidar?

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Cara Alejandra,

Infelizmente não é possível avaliar suas possibilidades de engravidar com apenas dois resultados de exames isolados. É necessário conhecimento de sua história, interpretação conjunta de alguns exames.

Sugiro que converse com seu médico, que é quem melhor conhece sua história clínica e quem provavelmente solicitou seus exames e, se precisar, procure ajuda de um especialista em Reprodução Humana.

Boa Sorte!
Atenciosamente,

Dra. Vívian Sant'Anna
Ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana assistida
CRM: 52.79756-1

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá,

Infelizmente não é possível avaliar suas possibilidades de engravidar com apenas dois resultados de exames isolados. É necessário conhecimento de sua história e interpretação conjunta de alguns exames.

Sugiro que converse com seu médico, que é quem melhor conhece sua história clínica e quem provavelmente solicitou seus exames e, se precisar, procure ajuda de um especialista em Reprodução Humana.

Boa Sorte!
Atenciosamente,

Dra. Vívian Sant'Anna
Ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana assistida
CRM: 52.79756-1

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Cara Vanessa,

Diante de um atraso menstrual, há sempre uma possibilidade de estar grávida, porém o diagnóstico de gravidez só pode ser dado pelo beta HCG. A dosagem de progesterona no 21º dia do ciclo é feita para avaliar a ovulação e não a gravidez.

Informe seu médico a ocorrência do atraso menstrual, faça o beta HCG e boa sorte!

Atenciosamente,

Dra. Vívian Sant'Anna
Ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana assistida
CRM: 52.79756-1

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá Renata,
Infelizmente não é possível avaliar suas possibilidades de engravidar com apenas um resultado de exame isolado.
Quanto ao momento exato para iniciar a investigação da infertilidade, existem variações de acordo com a idade da paciente e quanto à presença de dados na história do casal que possam sugerir comprometimento da fertilidade.
Uma vez tendo indicação de iniciar a investigação, esta terá o objetivo de avaliar todos os órgãos que participam do processo reprodutivo.
Sugiro que você converse mais e tire suas dúvidas com sua médica sobre esse processo que você está vivenciando.
Boa sorte!
Att.
Dra. Vívian Sant'Anna
Ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana assistida
CRM: 52.79756-1

Anônimo disse...

Boa Tarde Dr,
fiz exame de progesterona no 21º dia e deu 17,72 o endométrio com 9mm e mamas ultra doloridas, tenho chance de estar gravida?

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Cara Luanda,
Há sim chances de engravidar.
Converse com seu médico, informe o seu desejo e a presença desses dados na sua história, para que ele possa seguir sua investigação detalhada e lhe orientar se deverá tentar engravidar espontaneamente por mais algum tempo ou se deverá buscar ajuda junto a especialistas em reprodução assistida.
Boa sorte!
Att.

Dra. Vívian Sant'Anna Lima
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.79756-1

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Anônimo,
Após o período fértil da mulher, a progesterona aumenta devido à sua produção pelo corpo lúteo.
Geralmente, solicitamos um exame de sangue entre o 21º e o 23º dia do ciclo para avaliarmos qual o valor desse hormônio.
Se ele estiver acima de 10 ng/ml, podemos caracterizar uma ovulação adequada.
Infelizmente, não é possível avaliar o momento exato da ovulação, apenas com a dosagem da progesterona sérica no 22º dia do ciclo.

Dra. Vívian Sant'Anna Lima
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.79756-1

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá,

A dosagem de progesterona e a espessura endométrio não são exames adequados para o diagnostico de gravidez. O único exame que confirmará a gravidez será o beta HCG ou a ultrassonografia transvaginal visualizando saco gestacional e embrião! Segure a ansiedade e aguarde o resultado.

Boa sorte!
Abs,

Dra. Carolina Zendron
Ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana assistida
CRM 52-84372-5

Anônimo disse...

Boa noite.tenho ciclos regulares de 28 dias. Na minha primeira gravidez foi detetado k tinha a progesterona muito baixa o k fazia com k causasse aborto. Neste momento estou a tentar engravidar de novo. Será k posso tomar progeterona depois da ovulacao?

Agradeço vossa resposta. Sandra

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Sandra,
A automedicação não deve ser realizada. Procure seu médico para que ele a oriente, caso seja necessário.
Boa sorte!
À disposição

Dra. Beatriz Tupinambá
Ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana assistida
CRM: 52.82962-5

Anônimo disse...

Boa noite.tenho ovario policistico, tentei engravidar por dois anos, mas só consegui engravidar este ano, tomando metformina e serophene, mas quando estava com 7 semanas tive um aborto retido, gostaria de saber se eu deveria ter continuado tomando a metformina, e horminio progesterona.

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá anônimo,

Aconselho a procurar seu ginecologista ou endocrinologista, para que seja avaliada a indicação dessas medicações, não se auto medique!
Boa sorte
A disposição

Dra. Beatriz Tupinambá
Ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana assistida
CRM: 52.82962-5

Anônimo disse...

oi meu nome e Jennifer e tive duas gravides enbrinconaria queria saber se pode estar relacionado a falta de hormônios já estou tentando a dois anos sem tomar nenhum anticoncepicional

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá Jennifer,

É impossível fazer qualquer afirmação com relação ao que aconteceu contigo sem ver os seus exames da época. O ideal é que você procure o seu médico e faça essa pergunta para ele.

Abraços e boa sorte,

Dr. Cássio Sartório
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.75951-1

Anônimo disse...

Olá, meu nome é Ingridi
Tenho deficiência de estrogenio e progesterona. Desde janeiro estou tomando Premarin 0,3mg e desde sabado dia 21/09 estou tendo sangramento, minha endocrino agora passou pra q tomasse acetato de medroxiprogesterona 10mg. Ela disse q não teria como eu engravidar tomando esses remédios pq eles servem como anticoncepcionais, mas venho pesquisando e o que falam sobre esses medicamentos é que eles não evitam a gravidez. Minha dúvida é, eu posso engravidar? Sou casada a 2 anos e quero muito engravidar.

Anônimo disse...


gostaria de saber se utrogestan ( progesterona micronizada) é a mesma progesterona que o homem produz, é que sou homem e quero tomar progesterona.

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Ingridi!

Acredito que a pessoa mais adequada para responder seja sua médica, pois ela conhece você e seu histórico. Opinar sobre uma coisa tão importante apenas baseando-se no que você está usando, seria imprudente. Converse com sua médica, e, se seu desejo é engravidar, enfatize isso para que ela lhe oriente nesse aspecto.
Boa sorte,

Dra. Alessandra Evangelista
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.78.093-6

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá anônimo!
O ideal é você procurar um médico para avaliar a necessidade de reposição deste hormônio. O uso de qualquer medicação sem orientação médica pode gerar danos à sua saúde.
Boa sorte,

Dra. Alessandra Evangelista
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.78.093-6

Unknown disse...

Boa tarde! Meu resultado de progesterona no vigésimo segundo dia do ciclo foi 8,6 e prolactina foi 16, 6. Gostaria de saber sobre esse resultado se há possibilidade de estar grávida. Desde já agradeço. Abraço!
Flávia

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Cara Flávia,

O diagnóstico de gestação é feito pela dosagem do hormônio beta HCG no sangue diante de atraso menstrual.
Procure seu ginecologista e faça seu beta HCG.

Boa sorte!

Dra. Vívian Sant'Anna Lima
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.79756-1

Unknown disse...

Ola
Minha progesterona deu 9,46ng/ml no 21° dia do ciclo, é possível engravidar com ela nesse nível?

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Cara Vera Martha,

Infelizmente não dá para avaliar seus ciclos menstruais e sua possibilidade de engravidar somente pela dosagem de um único hormônio, e sem saber qual parâmetro de normalidade para ele, pois varia de laboratório para laboratório. É importante conhecer sua história e seus demais exames também.
Recomendo que você converse com seu ginecologista, e, se necessário, procure um especialista em reprodução humana.
Boa sorte!
Atenciosamente,

Dra. Vívian Sant'Anna Lima
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.79756-1

Anônimo disse...

Ola. Fiz indução por recomendação médica e ovulei segundo o ultrassom. Em seguida ele me passou Evocanil 200mg, 3X por dia e me pediu o beta hcg com 30 dias caso a menstruação ñ aparecesse. Fiz o beta com 32 dias e deu negativo, meu ciclo varia de 28 a 30. Meu medico está viajando e queria saber se continuo com o evocanil até a menstruação descer ou paro já q o beta deu negativo? Obrigada. Juli.

Gislaine disse...

Olá, menstruei no dia 30/09/2013, gostaria de saber qdo posso fazer o exame de progesterona?

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá,

Você deve mostrar esse exame para seu médico particular, ou, na ausência dele, para um em que confie.
Não podemos orientar nesse sentido sem avaliar você, sua história e seu exame.
À disposição

Dra. Beatriz Tupinambá
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.82962-5

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá,

Qualquer medicação deve ser utilizada com indicação e prescrição médica, pois possuem efeitos adversos. As técnicas de reprodução humana são utilizadas para ajudar casais inférteis.
À disposição

Dra. Beatriz Tupinambá
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.82962-5

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá Gislaine,

Geralmente o hormônio progesterona é dosado na segunda fase do ciclo menstrual. Porém depende do objetivo do seu médico, o que ele quer avaliar.
Procure seu médico, que ele saberá a melhor data para a coleta do seu exame!
A disposição

Dra. Beatriz Tupinambá
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.82962-5

Anônimo disse...

Boa tarde! Eu gostaria de saber se o resultado da progesterona sendo 0,63, se é indicio de menopausa precoce os demais exames deram todos normais, mais quando fiz exame de sangue, foi 9 dias depois do meu 1°dia de mestruação, então fiquei confusa pois tenho visto que esse exame e indicado fazer a partir do 20°dia!!
Me ajudem por Favor!!!

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá,

Não é possível avaliar uma condição como a sua apenas por meio de um exame laboratorial. É necessário saber também alguns aspectos de sua história pessoal. Sugiro que leve seus exames ao seu ginecologista, pois ele é a melhor pessoa para juntar os dois itens e dar seu diagnóstico.
Boa sorte!

Dr. Cássio Sartório
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.75951-1

Grazielle disse...

Boa tarde,

estou no 3º ciclo com indux, 2 óvulos no 1º ciclo, nenhum no 2º e agora não apresentou nenhum folículo dominante no 7º dia, 1 cisto de aspecto límpido de 37 mm no ovário esquerdo e aproximadamente 10 menores que 7 mm no ovário direito. Há chance de ovulação? Esse cisto pode atrapalhar?
Obrigada

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá Grazi!

Não ficou esclarecido se você está fazendo esses ciclos de indução com orientação médica. Caso esteja, o ideal é você conversar com ele sobre como essa terceira tentativa está evoluindo. Caso contrário, o ideal é você acompanhar com um médico que possa lhe orientar neste processo.
Boa sorte,


Dra. Alessandra Evangelista
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.78.093-6

Grazielle disse...

Boa noite,

o cisto que apareceu na ultra no 7º dia do ciclo ontem já não estava e de acordo com o especialista da ultrassonografia eu já ovulei, foi uma surpresa e tanto. Estou fazendo acompanhamento com médico especialista sim.

Obrigada pela ajuda

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Que bom, Grazi!
Boa sorte no seu tratamento!

Atenciosamente,

Dra. Alessandra Evangelista
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.78.093-6

Anônimo disse...

Bom dia Dr tenho 27 anos eestou com o hormônio Estradiol muito baixo 12 pg/ml. Isso pode causar algum problema? Obrigada.

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá!

Infelizmente não é possível fazer uma análise da saúde reprodutiva feminina avaliando uma única dosagem de estradiol, sem correlação com a data do ciclo menstrual e com a história clínica dá paciente.
Os níveis de estradiol no sangue variam conforme o dia do ciclo menstrual e seus valores de referência variam entre laboratórios.
Converse com seu ginecologista, que é quem melhor conhece sua história clínica e havendo necessidade agende uma consulta especializada.

Atenciosamente,

Dra. Vívian Sant'Anna Lima
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.79756-1

Grazielle disse...

Bom dia!

Depois da ovulação e do coito, qual o tempo mínimo para o teste apresentar alguma alteração? Estou em acompanhamento, ovulei no 12º dia do ciclo de acordo com ultra, endométrio de 8,5 mm e Tipo III, fiz teste ontem no 22º dia do ciclo e o valor do hcg foi de 0,1. Qual o tempo mínimo pra fazer o teste?
Obrigada

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Bom dia!
Idealmente, o exame de beta HCG deve ser realizado na presença de atraso menstrual, período este que coincide com aproximadamente 14 dias após a ovulação.
Sugiro que mantenha sempre contato com seu ginecologista para que ele possa te orientar quanto a realização deste exame e a interpretação de seu resultado.
Boa sorte!
Atenciosamente ,
Dra. Vívian Sant'Anna
Ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana assistida
CRM: 52.79756-1

Anônimo disse...

Olá, Boa noite!!!

Estou fazendo um tratamento para engravidar e estou tomando utrogestan 200mg já tem 1 ano, nesse 1 ano parei um tempo e voltei, fiquei um pouco desanimada. Será que estou tomando certo? Tomei 7 dias parei, desceu a menstruação e conto do primeiro dia da menstruação até o 14a. dia e aí começo a tomar mais 7 dias e espero a menstruação descer. Estou tomando certo?

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, anônimo,

É importante você seguir as recomendações de seu médico. Está desanimada? Converse sobre outras possibilidades terapêuticas... Precisando de orientação de especialista, estamos à disposição!
Att.


Dra. Beatriz Tupinambá
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.82962-5

Anônimo disse...

tenho ovario policistico tomo 2x ao dia metformina de 850mg, acido folico, serophene, levoid para a tireoide e ainda tomo fluxetina p ansiedade e rivotril para relaxar todos eles indicados por medicos nenhum por conta propria estou no 3 ciclo de serophene tentando engravidar tenho 26 anos pode me dar alguma dica antes de comecar com o indutor eu fiquei um bom tempo tentando

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Anônimo,

Siga as orientações de sua médica. A medroxiprogesterona é bastante utilizada para regular o ciclo menstrual. Converse com ela sobre sua vontade de engravidar. Precisando de um especialista em reprodução assistida, estamos à disposição. Boa sorte!

Att.

Dra. Beatriz Tupinambá
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.82962-5

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Anônimo,

Parabéns por tomar todas as medicações com orientação médica! Uma dica: siga regularmente as recomendações do seu médico. Precisando de um especialista, estamos à disposição!
Boa sorte!

Att.

Dra. Beatriz Tupinambá
Ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana assistida
CRM: 52.82962-5

Anônimo disse...

Boa tarde,

vocês tem alguma clínica em BH? Teria alguma indicação?

Obrigada

Laila disse...

Boa tarde!! Vamos lá…minha monstra sempre atrasa até 3 dias, minha ultima veio dia 17/10, tive relação no ultimo dia sem proteção e ele ejaculou dentro…ja faz uns dias q tenho sentido dores de cabeça, mto enjoo do nada, tonturas, vontade freguente de urinar, sinto um gosto estranho qdo bebo coca cola, acho q o sabor está ruim…ja era p monstra ter descido, mas ate agora nada…estou com colicas fortes achando q vai descer mas nada…ah tbm estou com corrimento…no sabado dia 23, saiu sangue bem vermelho ate coloquei o absorvente pq tinha ctz q estava vindo…mas foi so na hr…oq sera q pode ser??

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Laila,

Várias podem ser as possibilidades de sua menstruação não ter vindo. Você deve procurar sua ginecologista para que ela possa pedir exames e fazer o diagnóstico do que está acontecendo.
Boa sorte!


Dr. Cássio Sartório
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.75951-1

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá,
Sugerimos que procure uma clínica associada à Red Lara, que é a instituição internacional que avalia as clínicas. Acesse o site: http://www.redlara.com/aa_portugues/quem_centros.asp#
Abraços


Dr. Cássio Sartório
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.75951-1

Harilene disse...

olá, é normal no 21 dia do ciclo a taxa de progesterona ficar com 19.3?
estou com bastante cólicas a mais de 1 mês e gostaria de saber se pode haver algum problema hormonal ou cistos,pois nunca me aconteceu isto!


obg!

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá Harilene,

As taxas hormonais da mulher oscilam ao longo do seu ciclo menstrual, não é possível dizer se tem alguma coisa errada somente dosando um dos hormônios do ciclo. O ideal é que você procure o seu ginecologista para que ele possa te avaliar e avaliar a necessidade de realizar algum outro exame complementar.
Abraços e boa sorte

Dr. Cássio Sartório
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.75951-1

Anônimo disse...


Tenho 30 anos
02 anos tentando engravidar
Tomei 13 anos Diane 35 desde os 16 anos.
Videolaparoscopia realizada em 08/2013 para retirar Endometriose Grau II, Desobstrução das Trompas e superiorizadas, retirada de Mioma que estava colado entre bexiga e utero.
Menstruação Desregulada
SOP
Resistência a Insulina
Desequilibrio da Tireoide

Com esse quadro há alguam possbilidade de gravidez natural ou somente com FIV teria alguma chance?
Cristiane

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Querida Cristiane,
Para avaliação das possibilidades de gestação, tanto natural quanto por meio de técnicas de reprodução assistida, é necessário o conhecimento detalhado da história clinica do paciente associado à realização de exame clínico cuidadoso e interpretação de exames complementares durante consulta médica.
Procure seu ginecologista, que é quem melhor conhece seu caso, e exponha suas dúvidas e se precisar procure orientação especializada.
Boa sorte!
Atenciosamente,

Dra. Vívian Sant'Anna Lima
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.79756-1

Leilaca disse...

Fiz exame no 21 dia do ciclo pra verificar o nível de progesterona pois estou tentando engravidar. O resultado foi 8,21.
Esse valor é baixo para essa fase do meu ciclo que é de 21 dias?

Anônimo disse...

Oi! Boa noite!!!
Tomei ultragestan durante 10 dias e até hj minha monstra não desceu são exatamente 15 dias ... Fiz um exame de farmácia e deu negativo (ontem) posso estar grávida mesmo assim??? Super ansiosa... Detalhe meu ciclo é desrregular!!!

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, anônimo!
Você não comentou se está com atraso menstrual. Mas, para ter certeza se está grávida ou não, colha um exame de sangue com a dosagem do B - HCG.
Boa sorte!

Dra. Beatriz Tupinambá
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.82962-5

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Leilaca,

Após o período fértil da mulher, a progesterona aumenta devido à sua produção pelo corpo lúteo. Geralmente, solicitamos um exame de sangue entre o 21º e o 23º dia do ciclo para avaliarmos qual o valor desse hormônio. Se ele estiver acima de 10.000 pg/ml, podemos caracterizar uma ovulação adequada. Observe a unidade utilizada no seu exame. Converse com seu médico levando a ele suas dúvidas. Ele terá as respostas.

Atenciosamente,

Dra. Beatriz Tupinambá
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.82962-5

Anônimo disse...

Olá boa tarde.
Fiz o teste de progesterona no 21° dia do ciclo mestrual, e o resultado foi 0,10 ng/mL, tenho 21 anos.
tomei remédio anticoncepcional por cerca de 1 ano e meio, e não tomo nenhum remédio; hoje sou casada há 2 anos e até hoje não engravidei.
já fiz a transvaginal e esta normal.

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá,
Como já está há 2 anos tentando engravidar, você possui indicação médica para investigar o que está acontecendo. Procure seu ginecologista para que ele possa avaliar o caso seu e de seu marido.
Caso queira, você pode agendar uma consulta conosco pelo telefone (21) 2429-6140.
Abraços e boa sorte!
Att.,
Dr. Cássio Sartorio
Ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana assistida
CRM: 52.75951-1

Adrika disse...

Ola , boa tarde ! Tenho 41 anos e há um tempo atras fui parar no pronto socorro com fortes dores de cabeça , ando tambem com frequentes ondas de calor, e já estou a 3 meses sem menstruar. Ha 3 anos atras tive um quadro de epilepsia nervosa e tomo Depacote ER 500, sendo assim , faço exames frequentes, no qual os resultados estão a seguir do ultimo para o primeiro:
- FSH 129 68,6 7,4 11,5 31,8 6,1;
- LH 102,4 66,9 9,3 13,4 16,1 6,7;
- Estradiol 14,0 ---- ---- ---- ---- ----
- Progesterona <10 ---- ---- 207 ---- ----;
- Testosterona 18 ---- ---- ---- ---- ----;
- Prolactina 7,4 ---- ---- 9,2 ---- ----;

Já fui em alguns médicos ginecos , uns dizem q já entrei em menopausa precoce ,minha neuro disse q esta variação devesse ao stress, e pode ser da hipofise.

A única coisa q sei é q ainda quero ser mae , pois não tenho nenhum filho e preciso achar alguem q me ajude por favor esclarecendo esta bagunça nos meus exames. Vcs podem me ajudar por favor?

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Adrika,

Se o seu desejo é ser mãe, é super importante que você procure um especialista que possa entender melhor seu caso, peça exames específicos e oriente você em relação à possibilidades de tratamento. Caso esteja no Rio, marque uma consulta com nossa equipe para conversarmos e não esqueça de trazer seus exames.

Atenciosamente,
Dra. Alessandra Evangelista
Ginecologista e obstetra, especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.78.093-6

Anônimo disse...

oi meu nome é elizangela fiz exames e deu normal só o de progesterona deu baixo ai o medico pediu pra fazer de novo se der baixo de novo ele vai passar remédio mas pode aconteser de da normal ai oq fasso

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Elisângela,

A Progesterona é um hormônio feminino muito importante para a preparação do organismo da mulher para a gestação e para a manutenção da gravidez. É produzida pelo ovário e tem a função de ativar as células que revestem a parede interna do útero, deixando-o preparado para receber o embrião.
As concentrações desse hormônio são bem variáveis ao longo do ciclo menstrual, havendo elevação das sua concentrações após o período fértil. Normalmente, solicitamos sua dosagem no sangue após este período , em torno do 21 e o 23 dia do ciclo na tentativa de caracterizar a presença ou não de uma ovulação adequada.
Infelizmente, sem a informação do valor da progesterona encontrada no seu exame e do momento no ciclo em que exame foi colhido, não é possível fornecer uma interpretação adequada do caso.
Converse com seu ginecologista, que é o profissional que melhor conhece sua história clínica, sobre sua dúvidas e se precisar de uma avaliação especializada, teremos enorme prazer em atendê-la.
Boa sorte!
Atenciosamente,
Dra. Vívian Sant'Anna
Ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana assistida
CRM: 52.79756-1

Beatryz thayslla disse...

ola, fui ao hospital eu estava atrasada , mas não sabia se eu estava gravida , ae minha doutora passo vários exames de rotina um dele foi o beta que deu positivo ,e tmb progesterona e meu resultado foi 20,7 vi os valores oque significa esse resultado sera se esta muito baixo pra quem ta gravida .

Anônimo disse...

ola quero muito engravidar mas tenho ovários poliscisticos o ginecologista passou metformina 500 ou glifage 500 numero 90 e ceuzete de 500,para tomar os dois sera se consigo engravidar pois vir q esse ceuzete e anticoncepcional

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Beatryz,

Nossos hormônios sofrem flutuações ao longo do ciclo menstrual e da gravidez. Para avaliar se o resultado está baixo e se será necessário algum tipo de reposição, você precisa mostrar esse exame para sua médica, já que foi ela que o solicitou.

Boa sorte!

Atenciosamente,
Dra. Carolina Zendron
Ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana assistida
CRM 52-84372-5

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá,

Desculpe, mas não conheço nenhuma medicação chamada ceuzete! Existe um anticoncepcional chamado Cerazette. Seria isso? Se você está com duvidas sobre o tratamento que lhe foi passado, o melhor é sempre conversar com seu médico. Apenas ele poderá responder corretamente a sua dúvida!

Boa sorte!

Atenciosamente,
Dra. Carolina Zendron
Ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana assistida
CRM 52-84372-5

Unknown disse...

Olá Doutora boa tarde, tenho uma duvida, estou tentando engravidar, Comecei a tomar progesterona no segundo dia do ciclo,mestruei 5 dias como é habitual, so q depois de um dia a menstruacao voltou, estou preocupada o q pode ser. Agradecia esclarecimentos Doutora. Meu nome é cristina Muchini

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Cristina,

Não se costuma utilizar progesterona no segundo dia do ciclo, por isso fica difícil responder a sua duvida! Converse com o médico que lhe passou esse tratamento. Com certeza, ele ou ela saberá responder sua dúvida!

Boa sorte!
Dra. Carolina Zendron
Ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana assistida
CRM 52-84372-5

Suelen disse...

Olá, estou grávida de 5 semanas, e sinto um pouco de dor abdominal, será que devo fazer uso de progesterona?

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Suelen,
Não podemos prescrever uma medicação baseados apenas em um sintoma. O uso da progesterona está indicado nos casos de insuficiência do corpo lúteo. Para fazer esse diagnóstico e saber se você deve ou não utilizar essa medicação, será necessária uma consulta médica.
Boa sorte!
Abraços,
Dra. Carolina Zendron
Ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana assistida
CRM 52-84372-5

Unknown disse...

Olá meu nome é Andreia tenho 31 anos e estou tentando engravidar a mais de 1 ano e hj peguei o resultado de mais um exame de progesterona que fiz e o resultado é 11,05ng/ml, você acha que posso estar gravida?

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Andreia,
Para saber se você está gravida, é preciso de um exame de Beta-HCG, realizado após o atraso menstrual.
Boa sorte!

À disposição,
Dra. Beatriz Tupinambá
Ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana assistida
CRM: 52.82962-5

Unknown disse...

tento engravidar a 9 meses,tomava injeção de 3 em 3 meses para evitar,mas parei para engravidar,e até agora nao menstruo e nao engravido,ja fiz exames e até agora nao consta a causa da demora da menstruação

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Lilian,

Quando a paciente faz uso de um método contraceptivo hormonal de depósito como as injeções trimestrais, os ciclos menstruais podem demorar a retornar ao normal. Algumas demoram de 9 a 12 meses para menstruar novamente. Sendo assim, o ideal é aguardar até seu organismo se restabelecer.

Boa sorte!

Dra. Alessandra Evangelista
Ginecologista e obstetra, especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.78.093-6

Ana Paula Liberatori disse...

Boa tarde! Tomei por 09 anos o anticoncepcional Diane 35 e há um ano que tento engravidar e nada.Fiz alguns exames recentemente que deram: Glicose 80mg/dL , Prolactina 30 min' após repouso 7,12ng/mL, Estradiol 32,7 pg/mL , Progesterona 0,7ng/mL , FSH 3,1 mUI/mL , LH 3,7mUI/mL , TSH 1,10uUI/mL. Obs:Fiz esses exames no 2° dia da mentruação conforme orientação médica.Minha dúvida é: Esses valores estão baixos?
Obrigada pela atenção!

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Ana Paula!

O ideal seria interpretar esses valores em conjunto com sua história clínica. Converse com seu médico sobre você já estar tentando há um ano e ele vai orientá-la. Ao ver os exames que ele solicitou e avaliar sua história, ele poderá, inclusive, cogitar a possibilidade de encaminhá-la a um especialista.

Boa sorte!

Atenciosamente,
Dra. Alessandra Evangelista
Ginecologista e obstetra, especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.78.093-6

Anônimo disse...

Boa noite Dra Alessandra!

Tenho 42 anos e estou tentando engravidar naturalmente há um ano. Meu GO o ano passado me pediu alguns exames que deram os seguintes resultados no 20º dia: Progesterona 6.2 - Estradiol 148 - TSH 1,7 - FSH 5.1 - LH 6,2 - Prolactina 16. Inicialmente eu informei ao médico que gostaria de engravidar naturalmente, ou seja, sem inseminação, apesar da minha idade. Como não engravidei no 1º semestre ele me receitou indutor de ovulação. Contudo, não engravidei até a presente data. Assim, repeti os exames agora no mês de fevereiro com os seguintes resultados no 20º dia: Progesterona 6.0 - Estradiol 151 - TSH 1,06 - FSH 3,2 - LH 6,1 - Prolactina 17,5. Ressalta-se que o espermograma do meu marido deu normal e que eu nunca usei anticoncepcional na minha vida, além disso, minha avó teve a minha mão com 52 anos, engravidou naturalmente, aliás, gravidez tardia ocorre com frequencia na minha família. Fiz transvaginal 8 meses durante as tentativas e todas as vezes eu tinha ovulado. Meu ciclo é super regular 28 dias. Agora meu médico está esperando esses resultados de exames mas me cogitou a possibilidade de eu fazer inseminação artificial... A senhora acha que meus exames estaõ com problema? Por isso não estou conseguindo engravidar? já estou ficando ansiosa com isso! Obrigada! Eunice

Anônimo disse...

Bom dia,
estou tentando engravidar e minha ginecologista pediu q fizesse o exame de prolactina e progesterona. o resultado de progesterona deu 13140pg/ml posso estar gravida?

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Oi, Eunice!

É muito difícil avaliar sua história apenas com os resultados do exame de sangue. Como você disse que está tentando há mais de um ano, converse com seu médico sobre a necessidade de novos exames e tratamentos. Caso julgue necessário conversar com um especialista, a equipe VIDA estará à disposição.

Boa sorte!

Atenciosamente,

Dra. Alessandra Evangelista
Ginecologista e obstetra, especialista em Reprodução Humana Assistida

CRM: 52.78.093-6

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá Anônimo,

O teste confirmatório de gravidez é o BHCG, realizado após o atraso menstrual, por meio de coleta sanguínea.

Boa Sorte!

Dra. Beatriz Tupinambá
Ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana assistida
CRM: 52.82962-5

ROBERTA disse...

Bom dia , estou sem menstruar a 3 anos já fui ao medico que disse que eu preciso emagrecer... estou emagrecendo e nada ... fiz alguns exames que deu PROGESTERONA 0.24 ng|ml.

ESTOU MUITO PREOCUPADA ... POIS JA TO COM33 ANOS E COM UM FILHO DE 10 QUERO MUITO SER MÃE NOVAMENTE.

























Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá Roberta, boa noite!

Realmente, deve-se priorizar as modificações no estilo de vida, como a redução de peso e a prática de exercícios físicos. Tanto o sobrepeso quanto o baixo peso estão associados aos distúrbios menstruais, mas isso não invalida a investigação de outras causas que justifiquem a ausência de menstruação. Aconselho a procurar um ginecologista ou um especialista em Reprodução Humana. Qualquer dúvida, pode entrar em contato conosco e marcar uma consulta!

Atenciosamente,

Dra Maryjo Marques Branquinho
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana
CRM 52770728

Unknown disse...

Olá sou Dione tenho 28 anos e estou tentando engravidar. Minha médica solicitou exame de progesterona no 24 dia do ciclo e o resultado foi: 26 ng/dl Isso eh bom ou ruim?!

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá Dione,

Não é possível emitir uma opinião baseada em um exame isolado. É necessário saber do seu histórico médico, saber das medicações que você fez uso e de seus outros exames anteriores.

Você deve levar o resultado do exame para o médico que o solicitou. Dessa forma, ele poderá lhe orientar de uma maneira mais adequada.

Abraços e boa sorte,

Dr. Cássio Sartorio
Ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana assistida
CRM: 52.75951-1

Unknown disse...

Bom dia Doutora.
Estou tentando engravidar, e fui a minha gineco. Fiz todos os exames solicitados e todos deram normais. Porem ela nao deu muita importancia levando em conta minha idade 29 anos, e nem se importou muito com o fato de eu ja ter tido um aborto espontaneo, e na minha gravidez tive sangramentos e pressagem de aborto, mas consegui levar a gravidez ate o fim.
Ela nao deu muita importancia.
Procurei outro medico que me solicitou uns exames mais complexos, como a progesterona, estradiol, TSH ultrasensivel, e hormonio foliculo estimulante.
Fiz os exames um dia antes de menstruar, entao na fase lutea.
Estradiol deu 54,0 pg/ml
TSH deu 1,082 uUI/ml
Hormonio foliculo estimulante deu 7,40 mUI/ml
Progesterona deu 2,32 ng/ml
segundo a analise do laboratorio o estradiol e a progesterona deram baixas.
Levei estes exames a minha gineco, e ela falou que era jogar dinheiro fora fazer uns exames desse.. q eu era nova.. e olhou os exames com descasso e nem perguntou em que fase fiz os exames.
Ainda nao levei para o medico que solicitou os exames, obviamente levarei, mas gostaria de saber sua opniao nesse caso.
Obrigada..
E parabens pelo blog..

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Mary,

Os exames de dosagem hormonal devem ser colhidos entre o segundo e quinto dia da menstruação. Nessa data que você colheu, perde-se o parâmetro. Você deve levar seus exames ao ginecologista que os solicitou, pois somente ele poderá avaliar seu caso e seu exame físico poderá emitir uma opinião. Recomendo você conversar com ele e explicar toda sua situação.

Boa sorte!
Dra. Beatriz Tupinambá
Ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana assistida
CRM: 52.82962-5

Anônimo disse...

OLÁ EU FIZ 2 FERTILIZAÇÃO E NÃO CONSEGUI ENGRAVIDAR E HJ APOS 40 DIAS DA MINHA ULTIMA MESTRUAÇÃO DESCOBRI QUE ESTOU GRÁVIDA MAS ESTÁ SAINDO AQUELA BORINHA ESCURA, POSSO ESTAR USANDO A PROGESTERONA NATURAL POIS NAS FERTILIZAÇÕES EU SEMPRE USAVA DEPOIS MARQUEI MÉDICO SÓ PRA PROXIMA 3º FEIRA GOSTARIA MUITO DE UMA AJUDA FICO NO AGUARDO SUSANA.BELLIN@HOTMAIL.COM OBRIGADO SUSANA.

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Susana!

Primeiro de tudo, meus parabéns pela gravidez. Quanto ao uso da progesterona, aguarde a consulta de seu médico antes de iniciar este ou qualquer outro tipo de medicação.

Na FIV, realmente, a suplementação da fase lútea com a progesterona está indicada. Porém, você engravidou espontaneamente e somente o seu médico irá decidir se será necessário o uso de algum tipo de medicação.

Atenciosamente,

Maryjo Marques Branquinho
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52770728

Unknown disse...

Fiz o exame de progesterona do 22° dia do meu cilo o resultado foi 26,83 ng/ml, eu estou gravida?

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Cara Paulynha,

A progesterona é um hormônio que se eleva na segunda fase do ciclo menstrual das mulheres que ovulam e, por isso, sua dosagem nesse período é frequentemente utilizada como importante marcador da documentação da ovulação.

Embora os níveis de progesterona se elevem ainda mais na gravidez, ela não serve como método eficaz para seu diagnóstico. Para este fim, existe exames específicos.

Boa sorte,

Dra. Vívian Sant'Anna
Ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana assistida
CRM: 52.79756-1

Unknown disse...

Olá me chamo Vanessa estou um pouco preocupada, ovulei dia 15.04 no 16º dia do ciclo pois tenho ciclo de 32 dias estou, fiz meu Bhcg com 2 dias de atraso e estava 20.6 2 dias apos com 27,6 e 2 dias apos 38 e progesterona 5.8 estou achando muito baixo é possivel. O que vc aha, me ajude por favor estou tentando a 3 anos, quero muito esse bebe.

Obrigada

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá Vanessa!

O ideal é você conversar com o médico que está lhe acompanhando, pois só ele poderá interpretar esses resultados de acordo com seu histórico.

Boa sorte!

Att,

Dra. Alessandra Evangelista
Ginecologista e obstetra, especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.78.093-6

Unknown disse...

oi gostaria de saber se estou com algum problema fiz os exames hormonais e os resultados foram. prolactina:18,18ngml, estradiol:39pgml,FSH:5,27mUIml,LH:7,80mUIml,progesterona:0,20ngml,testosterona:0,97ngml,TSH:3,2118uIUml,T3:1,07ngml,T4:7,88ugdl

Lilian disse...

Dra. dia 09/5 iniciei um aborto espontaneo (ultima mentruação dia 04/04), no dia 15 fiz alguns exames e o resultado de progesterona foi 2,40 ng/ml. O que isso significa exatamente, é um valor baixo?

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Oi Lilian, boa tarde!

É importante você levar o resultado do exame para o seu medico, para que ele possa interpretá-lo junto com sua história clínica.

Boa sorte!

Estamos a disposição.

Dra. Beatriz Tupinambá
Ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana assistida
CRM: 52.82962-5

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Oi Monique, boa tarde!

É importante você levar o resultado do exame para seu medico, para que ele possa interpretar junto com sua história clínica. Apenas com os exames laboratoriais, não posso te dar uma resposta.

Boa sorte!

Estamos a disposição.

Dra. Beatriz Tupinambá
Ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana assistida
CRM: 52.82962-5

Unknown disse...

Boa tarde, me chamo Viviane, dei inicio ao utrogestan na quinta- feira passada e terminei na segunda- feira, foi via oral 01 a cada 12h, mais tenho duvidas de como tomar novamente, tomo pq tenho síndrome dos ovários policísticos e quero engravidar, alguem poderia me orientar. estou com cólicas, e um pouco de mal estar, e acho que pode ser a medicação. Obrigado!

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Oi Viviane,

Você precisa procurar seu médico para ele te orientar melhor. Se não tiver um especialista te acompanhando, a equipe Vida está à disposição!

Um abraço,

Dra. Beatriz Tupinambá
Ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana assistida
CRM: 52.82962-5

Unknown disse...

Minha progesterona deu 11450, posso estar gravida?
Me ajudem!

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Cara Thaís,

Para saber se você está grávida, deve fazer um exame de sangue específico para tal. Chama-se BHCG.

Se você está na dúvida, procure sua ginecologista para que ela solicite o exame.

Boa sorte!

Dra Maryjo Marques Branquinho
Ginecologista e obstetra, especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.77072-8

Priscilla Gonçalves disse...

Oi fiz a dosagem de progesterona no sabado dia 31/05 e a tx foi de 7,10 ng/ml hoje ( 3 dias depois ) repeti o teste é o resultado foi de 14.72. Isso significa que posso estar gravida ??? estou super anciosa e longa para fazer um teste de sangue, mas como minhas mestruação esta marcada para vir so daqui a 7 dias, ainda não sei se o teste me dara o que eu tanto quero ( positivo ) mas pela dosagem de progesterona da para vc me dizer alguma coisa.

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá Priscila,

Infelizmente, para você saber se está grávida terá que esperar o atraso menstrual e dosar o hormônio BHCG.

Boa sorte!

À disposição,

Dra. Beatriz Tupinambá
Ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana assistida
CRM: 52.82962-5

Anônimo disse...

Tenho 24 anos e minha menstruação não vem tem 8 meses o que pode ser?

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Cara anônima,

Diante de um quadro clínico de atraso menstrual e/ou ausência da menstruação por um longo período em mulheres em idade fértil (jovem) existe uma grande variedade de etiologias (causas).

Para melhor abordagem e diagnóstico correto do quadro, faz-se necessária uma história clínica completa da paciente, exame ginecológico e exames complementares.

Sugiro que faça uma consulta com seu ginecologista com o objetivo de esclarecer e diagnosticar a causa de seu sintoma. Caso precise de ajuda especializada, teremos enorme prazer em atendê-la.

Atenciosamente,

Dra. Vívian Sant'Anna
Ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana assistida
CRM: 52.79756-1

Anônimo disse...

Oi engravidei e descobrir com 2 semanas e tive um sangramento tipo borra de café que durou 8 dias usei ultrageston mesmo assim perdi o bb. Agora estamos tentando de novo,desde a perda não menstruei e continuo tomando acido fólico,gostaria de saber se posso tomar esse clomid que o ppvo diz que ajuda no período fértil pois quase não sei quando é o período em que é fértil para consegui engravidar. E também gostaria de saber se posso continuar com o uso do ultrogestan. Quero muito engravidar de novo, e já fiz testes de ovulação para saber os dias de praticar.e ajudem a saber como ficar mais fértil. Tenho 28 anos e não tenho problemas de cistos nada.

Anônimo disse...

Ola meu nome é Fernanda, estou atrasada faz 6 dias e fiz 5 testes de gravidez e 1 exame de sangue Beta HCG deu todos negativos ate agora, não sinto dor nos meus seios nem nada, será gravidez?

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá! É muito importante que você tenha um acompanhamento médico com alguém que conduza de forma correta esse momento tão delicado. Não se automedique e não acredite que orientações e remédios passados a outras pessoas serão benéficos a você.

Apenas seu médico, que conhece seu histórico e tem as informações necessárias, pode julgar o que é o ideal pra você.

Boa sorte,

Dra. Alessandra Evangelista
Ginecologista e obstetra, especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.78.093-6

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá Fernanda!

Infelizmente, nem todo atraso menstrual é gravidez. Converse com seu médico e se certifique que o laboratório é de confiança e as orientações para a realização do teste de gravidez foram corretamente seguidas.

Só ele será capaz de identificar as razões da ausência de sua menstruação.

Boa sorte!

Atenciosamente,

Dra. Alessandra Evangelista
Ginecologista e obstetra, especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.78.093-6

Roberta disse...

Olá,meu nome é Roberta hj recebi uma notícia um tanto triste,após tomar Provera 10mg p 5 dias retornei a médica,o resultado do preventivo tinha a obs:material incompatível c a idade da paciente,a médica despejou sobre mim um monte de informação inclusive q posso estar em menopausa precoce,ñ estou menstruando há seis meses,ela ñ passou outra medicação,mandou eu fazer exames do tipo FSH, LH, hormonio anti mulleriano,dentre outros, a dúvida é como fazer esses exames se ñ estou menstruando ? E realmente eu ñ deveria tomar outra medicação ? Alguém pode me ajudar ? Me dá uma luz ? Socorro !!!

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá Roberta!

A sua médica, baseada em seu histórico, solicitou exames que podem ser realizados no período menstrual ou não. Conforme ela orientou, faça os exames para que ela possa avaliar todas as possíveis causas da ausência de sua menstruação. Quanto ao diagnóstico e outras medicações, apenas ela, após analisar todo o contexto, poderá lhe orientar.

Boa sorte!

Atenciosamente,

Dra Alessandra Evangelista
Especialista em Reprodução Humana

Beatriz disse...

Olá, estou enlouquecendo o Dr Google à procura de respostas....pois minha medica está em viagem de férias...
Estou tentando engravidar. Esse mês percebi com clareza a presença do muco cervical "Clara de ovo" na semana que antecedia o 14* dia do ciclo. Tive relação no 10*, 12* e 16* dias. No 25* dia fiz exame de sangue e os resultados foram: HCG quantitativo "não detectado", progesterona 11 ng.ml, LH específico 3.70 mUI.ml e FSH 2.32 mUI.ml. Isso indica necessariamente que não houve fecundação?! Ou pelos níveis dos outros hormônios é possível que o HCG ainda apareça? :( seria minha segunda gestação e sinto os sintomas... Espero que não seja só psicológico... Senti as pontadinhas, cólicas, pernas pesadas, mamilos mais escuros.... E não tive a TPM insuportável que tenho. Se puder esclarecer minha dúvida ficarei muito feliz.

Anônimo disse...

olá doutora gostaria de fazer alguns questionamentos que tenho dúvida! Alguém diagnosticado com menopausa precoce pode produzir óvulos com tratamento especifico?

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá!

Não é possível opinar sem examina-la e conferir os seus exames. Recomendo agendar uma consulta para você ser devidamente avaliada e podermos esclarecer todas as suas dúvidas.

Abraços!

Dr. Cássio Sartório
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.75951-1

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Beatriz!

Muitos fatores podem influenciar nas suas chances de sucesso para engravidar, e não é possível emitir uma opinião com apenas os exames enviados.
O ideal é que você converse com sua ginecologista, pois ela, conhecendo todo seu histórico médico, será a pessoa que poderá te orientar no que você deve fazer.
Caso deseje trazer seu caso para avaliarmos, você pode agendar uma consulta pelo telefone(21)24296140

Abraços e boa sorte!

Dr. Cássio Sartório
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.75951-1

Anônimo disse...

Ola td bem ? Estpu a 4 meses sem meStruar, a quase um mes foi detectado SOP , hoje passei no Ginecologista e me passou medroxiprogesterona , tomar 10 cmp duarante dez dias e dar um intervalo e voltar a toma por tres meses , quero mto engravidar e gostaria de saber se consigo ter resultado com esse medicamento .. bjs obrigada

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá!

Converse com seu médico e explique que você deseja engravidar. As pacientes que tem a síndrome dos ovários policísticos e estão apresentando irregularidade menstrual necessitam de medicações hormonais para regularizar o ciclo, porém nem todas as medicações usadas levam à indução de ovulação. O ideal é investigar também a presença de outros fatores que estejam dificultando a conquista do seu sonho.
Uma boa consulta vai lhe esclarecer as dúvidas e tranquilizar vocês.

Boa sorte!

Atenciosamente,

Dra. Alessandra Evangelista
Ginecologista e obstetra, especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.78.093-6

Anônimo disse...

Boa noite,

há 8 meses venho tentando engravidar e a 2 meses descobri que tenho SOMP, então nesse último ciclo minha GO orientou-me a iniciar o UTRAGESTAM. Pois bem, no 14* dia do ciclo comecei com a medicação e ontem ingeri a última cápsula (a médica indicou-me a tomar 14 cápsulas).
Gostaria de saber quando devo fazer o BHCG?

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Boa noite,

O utrogestan não é utilizado como indutor de ovulação. Se você está tentando engravidar há 8 meses, apesar de não ter referido a sua idade, aconselho-a a procurar um especialista em reprodução humana para investigação da(s) possível(is) causa(s) da infertilidade e eventual tratamento.

Atenciosamente,

Dra Maryjo Marques Branquinho
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.77072-8

Anônimo disse...

Boa tarde,
Menstruei pela última vez no dia 18 de agosto de 2014. Fiz esse ciclo usando o indutor Serophene, por indicação do meu GO. Fiz ultras seriadas e constatei que ovulei. Após a ovulação, comecei a tomar 200 mg de Utrogestan (via vaginal), também por indicação do meu GO. Minha menstruação não desceu. Já fiz três betas e três exames de farmácia e todos os exames foram negativos para gravidez. O que pode estar acontecendo? Por favor, me ajudem. Obrigada.
Daniela

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Daniela!

Dificilmente conseguimos descobrir o que está acontecendo sem examinar a paciente e sem conhecer o histórico da mesma. O ideal é você retornar ao seu medico. Ele provavelmente conseguirá investigar e justificar o que pode estar acontecendo. Fica muito difícil ter essa resposta sem conhece-lá e sem exames complementares. Espero ter ajudado.

Grande abraço!

Atenciosamente,

Dra. Ingrid Tavares Izzo
Ginecologista e obstetra, especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM 52873004

Anônimo disse...

Oiii boa tarde fiz um exame de progesterona e deu 2422ng/dl o que quer dizer ?? alguem sabe explicar obrigada

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá!

A dosagem isolada da progesterona não quer dizer muita coisa. É necessário saber quando você menstruou, as medicações que você está fazendo e, principalmente, qual a intenção do seu médico ao pedir o exame.
A melhor pessoa para interpretar o exame foi aquela que o pediu. Converse com o seu ginecologista, pois ele poderá dizer se o valor que veio de progesterona era aquele que devia vir ou não.

Atenciosamente,

Dr. Cássio Sartório
Ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana assistida
CRM: 52.75951-1

Anônimo disse...

Ola me chamo riely eu tomo contracep a um ano e quero engravidar sera que eu posso tomar um indutor de ovulacao

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Riely!

O indutor de ovulação deve ser utilizado apenas com indicação e acompanhamento médico.
Procure seu ginecologista.
Em caso de dificuldade para engravidar após a suspensão da sua pílula, estamos à disposição!

Boa sorte!

Atenciosamente,

Dra. Beatriz Tupinambá
Ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana assistida
CRM: 52.82962-5

Anônimo disse...

Antes de descobrir que estava gravida, sentia dor como cólica e desceu uma borra marrom, típico de final de menstruação, quando finalmente fui a emergência descobri uma gravidez de menos de 5 semanas, na mesma semana o sangramento apareceu, fui novamente a emergência depois de alguns dias, na ultra a médica disse que perdi, mas o médico obstetra pediu para refazer o exame depois de uma semana, ficar de repouso e tomar Utrogestan, estou aflita, pois na minha primeira gravidez foi diferente, não houve sangramento em nenhum momento, alguém já passou por essa situação? Conseguiu manter a gravidez mesmo com sangramento?
Obrigada

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá!

É comum gestações iniciais sangrarem. Porém, o sangramento preocupa um pouco já que é o sintoma principal de um abortamento. O diagnóstico de abortamento de uma gravidez inicial, que ainda não é visível ao ultrassom, se faz de forma comparativa ao resultado dos bhcg quantitativos - que devem sem colhidos com intervalos de pelo menos 72 horas - e exames ultrassonográfico, com intervalos de pelo menos uma semana.

Atenciosamente,

Dra. Ingrid Tavares Izzo
Ginecologista e obstetra, especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM 52873004

Unknown disse...

Oi
Estou tomando provera 10 desde junho ,e desde que comecei tomar veio normal,mas esse mes veio tipo uma bora de cafe durante 2 dias o que pode ser?

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Claudia!

Infelizmente, não é possível diagnosticar nada apenas pelo seu relato. O melhor é você ir ao seu médico para que ele solicite os exames necessários.

Atenciosamente,

Dr. Cássio Sartorio
Ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana assistida
CRM: 52.75951-1

Anônimo disse...

Olá, meu nome é Ana. Tenho 42anos e um filho de 4 anos. Gostaria de engravidar novamente mas tenho tido ciclos menstruais curtos (19 a 24 dias). Será que a ovulação esta ocorrendo normalmente?

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Ana!

Recomendo você agendar uma consulta com o(a) seu(sua) ginecologista. Ele(a) poderá pedir os exames necessários para poder confirmar se você está ovulando ou não.

Atenciosamente!

Dr. Cássio Sartorio
Ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana assistida
CRM: 52.75951-1

«Mais antigas ‹Antigas   201 – 400 de 430   Recentes› Mais recentes»