segunda-feira, 11 de julho de 2011

Progesterona – um hormônio fundamental para quem quer engravidar






















Progesterona – um hormônio fundamental para quem quer engravidar

A progesterona é um hormônio feminino muito importante para a preparação do organismo da mulher para a gestação e também na manutenção dessa gravidez. Produzido pelo ovário a partir da adolescência, em um ciclo menstrual normal, tem a função de ativar células que revestem a parede uterina, alterar e irrigar os vasos sanguíneos do endométrio, deixando o útero preparado para receber o embrião.

Durante a gravidez, a produção da progesterona inicialmente é feita pelo corpo lúteo (estrutura que se forma após a liberação do óvulo no ovário). Posteriormente, ela é mantida pela placenta. Esse hormônio não só ajuda a manter a gravidez, como também relaxa a musculatura uterina e estimula o desenvolvimento das glândulas mamárias.

Algumas mulheres, porém, apresentam deficiência desse hormônio, o que pode levar a falhas de implantação, prejudicando uma gravidez inicial ou levando a abortamentos de repetição, por prejudicar a manutenção da gravidez. Fora da gestação, durante o ciclo menstrual, algumas mulheres também podem apresentar alterações menstruais como hemorragia, dor nas mamas e TPM.

Como as concentrações desse hormônio ao longo do ciclo são bem variáveis, ao perceber qualquer sintoma, principalmente se o objetivo é estar com um bebê em casa, o ideal é procurar um ginecologista, que poderá diagnosticar o problema, além de orientar quanto à possibilidade de reposição de progesterona, caso seja necessário.
Veja mais informações no site Sintomas da Gravidez

Dra. Alessandra Evangelista
Ginecologista especialista em reprodução humana assistida do Vida – Centro de Fertilidade da Rede D’Or

Progesterona e Infertilidade

Progesterona é um hormônio esteróide produzido, a partir da puberdade, pelo corpo lúteo e pela placenta durante a gravidez.

A progesterona é o segundo hormônio feminino e é produzida principalmente no ovário. No processo da ovulação, o óvulo, célula fértil feminina, se encontra dentro de uma pequena bolinha de líquido chamada folículo. Este folículo produz o estrógeno, hormônio feminino básico. É o estrógeno que faz o aspecto físico da mulher. Após a liberação do óvulo este folículo se transforma em corpo amarelo ou lúteo, e começa a produzir progesterona, a qual prepara a mulher para a gestação e o aleitamento.

A progesterona age em todo o corpo físico da mulher preparando-a para a gravidez. Muitas mulheres tem deficiência de progesterona e isto não parece ter um significado muito importante para o organismo. Sua maior conseqüência é a amenorréia, ou falta de menstruação. É um hormônio essencial na manutenção da gravidez. É primeiramente produzida pelo corpo lúteo do ovário, até cerca de 20 semanas de gestação, sendo depois sintetizada pela placenta. Muitas mulheres inférteis, com falhas de implantação e com aborto recorrente apresentam baixos níveis de progesterona no sangue, sendo indicada uma suplementação de progesterona na fase inicial da gravidez. A progesterona age não só na receptividade endometrial, mas também a resposta imunológica materna, devendo a suplementação permanecer até por volta da 16ª semana, alguns médicos recomendam somente até a 10ª semana.

Veja a matéria no site Sintomas da gravidez

430 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   401 – 430 de 430
Anônimo disse...

Boa noite! meu nome é Elke,tenho 48 anos,e o meu ciclo menstrual estava desregulado.O meu médico me receitou Evocanil 100mg,sou casada,e nao uso nenhum metódo contraceptivo.Qual o risco de engravidar?

Anônimo disse...

Oi meu nome e Daniela
Peguei meu exame o resultado foi progesterona 16,41 ng/ml
E apareceu chlamydia trachomatis igG
Resultado reagente pq e???

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá Elke,

O uso do Evocanil está indicado em algumas situações, como, por exemplo, nas irregularidades menstruais, em algumas alterações da ovulação, na pré-menopausa, menopausa, dentre outras. Em geral, o tratamento com esse medicamento não é contraceptivo.
A possibilidade de gestação depende também de outros fatores, como a sua reserva ovariana.
É importante que você procure seu médico e converse a respeito para tirar todas as sua dúvidas.

Atenciosamente,

Dra. Carla Cantarino
Ginecologista e obstetra, especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 5285712 - 2

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá Daniela,

A sorologia para Clamídia e outras patologias avalia a presença principalmente de dois ipos de anticorpos (células de defesa) no sangue: o IgM e o IgG.
O IgM positivo (reagente) indica infecção aguda, recente; já o IgG indica exposição passada.
Em relação ao valor da progesterona, é necessário avaliar o momento do ciclo menstrual em que foi dosada, pois seus valores variam ao longo do ciclo.
É importante que você leve os resultados dos seus exames ao seu médico para que ele possa avalia-los e te dar as orientações adequadas.

Atenciosamente,

Dra. Carla Cantarino
Ginecologista e obstetra, especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 5285712 - 2

Anônimo disse...

Boa tarde, estou tentando engravidar, tenho 40 anos e quando fiz o exame , no 10 dia do ciclo, a minha progesterona deu 0,16ng/ml. Vi que está um pouco abaixo do considerado normal, esse valor pode prejudicar alguma coisa? Obrigada

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá!

O que mais preocupa em sua história é a sua idade, pois existe uma queda importante na sua chance de gravidez devido a isso. Essa diminuição na chance de gravidez também existe mesmo fazendo tratamento.
A nossa recomendação é que você converse com a sua ginecologista ou procure uma clínica especializada em reprodução, para poder esclarecer todas as suas dúvidas.

Abraços e boa sorte!

Dr. Cássio Sartorio
Ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana assistida
CRM: 52.75951-1

Daiana Caroline disse...

Estou com uma deficiência na produção de progesterona e minha médica receitou Clomid, isso não seria errado? Já que meu problema não é com a ovulação e sim com o progresso dela? O certo não seria tomar Utrogestan, que é um repositor natural de progesterona?

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Daiana!

É importante que você tenha uma boa relação com sua médica. Você precisa confiar nela e expor suas dúvidas. A confiança é primordial para o sucesso terapêutico.

Atenciosamente,

Dra. Beatriz Tupinambá
Ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana assistida
CRM: 52.82962-5


Anônimo disse...

Oi,me Chamo Alessandra,por favor,tira uma.duvida..dia 17/02 minha m desceu,pela tabela q fiz meu.período fértil foi do dia 27 até 03/03/2015.Meu ciclo é de 27/26 dias,só q hj dia 05/03 começou a sair um líquido bem fraquinho tipo sangue,rosado,bem fraco e cólicas leves, é possível ser nidação? No período mantive relações sexuais.Obrigada!!

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Alessandra!

A implantação pode ocorrer cerca de 6 a 12 dias após a ovulação. Nesse momento, pode ocorrer um sangramento uterino em função da penetração do zigoto (óvulo fecundado) na parede do útero.
O sangramento de implantação é considerado um sinal de gravidez. No entanto, sua ausência não significa que não há gravidez, e suas características, como volume e coloração, podem variar de uma mulher para outra.

Converse com seu médico a respeito do momento para realizar o teste de gravidez.

Atenciosamente,

Dra. Carla Cantarino
Ginecologista e obstetra, especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 5285712 - 2


Anônimo disse...

Prezados. Fiz dosagem progesterona no 21 dia do ciclo. Resultado 20,40 ng/mL. No exame vem escrito exame revisto e confirmado. O que chama atenção neste exame? Vi que inclusive ultrapassou o valor máximo de referência da fase luteínica (18,56 ng/mL) Obrigada.

Unknown disse...

Bom dia, tenho 26 anos e a 2 tento engravidar, mas tenho ovários micro policísticos, e à 4 meses mais ou menos troquei de Go e ele mim receitou ultrogestan e indux, pois meu exames havia dados todos normais,exceto a progesterona que deu igual a uma mulher pós menopausa, e mesmo tomando o ultrogestan, minha monstro, não estava vindo regular, cheguei a passar 48 dias sem ela vir, mesmo assim ela mandou continuar com os medicamentos, meu esposo foi a farmácia e comprou o ultrogestan, sendo que a médica havia receitado de 100mg e meu esposo comprou de 200 pois ele foi sem receita, e eu não mim apeguei a isso , ela passou uma exame da progesterona pra fazer no 22ºdia após a monstro, fiz o exame e o resultado foi de 34,43 ng/nl, isso pode ter ocorrido por conta da dosagem do medicamento ou eu estaria mesmo gravida, caso possam tirar minha duvida ficarei grata.

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Anne Beatriz!
Tudo bem?

A dosagem de progesterona no 22° dia do ciclo tem como principal indicação o diagnóstico de ciclo ovulatório. Não há como saber se a senhora está grávida ou não pela dosagem de progesterona.
O que podemos afirmar é que o uso de utrogestan pode alterar a dosagem sanguínea de progesterona.

Atenciosamente,

Equipe do Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or

Unknown disse...

Bom dia!
Estou com 39 anos e desejo muito engravidar, já tenho uma filha com dez anos, exames normais e o mais recente foi progesterona no 22 dia da menstruação com resultado de 11.65 ng/ml e a prolactina no 15 dia da menstruação resultado de 11.57 ng/ml.
O que devo fazer?
Obrigada pela atenção, Mércia

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá Mercia!
Tudo bem?

São necessários outros exames além desses para poder avaliar a sua capacidade reprodutiva.
O ideal é que você procure seu ginecologista ou uma clínica especializada para poder fazer esta avaliação.

Caso queira agendar uma consulta conosco, é só ligar para o número (21)24296140.

Atenciosamente,

Dr. Cássio Sartorio
Ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana assistida
CRM: 52.75951-1

Priscila disse...

Bom dia,
Fui diagnosticada há muitos anos com ovários policísticos. Nessa época eu tinha menstruação irregular, mas menstruava todo mês. Tomei Selene por 4 anos e parei pra tentar engravidar. Desde então, foram 3 ciclos de 90 dias, até a menstruação cessar de vez! Os ovários estão sem cistos.
Foi detectada progesterona baixa. Ela está dentro dos valores padrão, mas o médico disse que para fase lútea já devia estar muito mais alta.
Meu médico então passou progesterona pra induzir a ovulação e depois o Clomid.
Mas fiquei preocupada ao ler a matéria, porque tem várias diferenças no modo de uso. Ele me receitou de cara 100 mg por dia (2 comprimidos) do 2º ao 6º dia de ciclo.
Além disso, ele não receitou complemento de progesterona na segunda metade do ciclo. Mesmo eu tendo perguntado, ele disse que receitaria caso eu engravidasse. Mas será que sem esse complemento de progesterona, eu não corro o risco de não haver implantação ou de gravidez tubária?

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Bom dia!

Ficar muito tempo sem menstruar é comum em pacientes que possuem a síndrome dos ovários policísticos, pois nem todos os ciclos são ovulatórios e, dessa forma, não há a produção adequada de progesterona.

A progesterona é utilizada com o objetivo de promover a decidualização do endométrio e, com a sua suspensão, a menstruação costuma ocorrer.

O citrato de clomifeno é um medicamento indutor da ovulação e é muito importante que seja utilizado sob orientação médica e com o devido acompanhamento.

Não deixe de esclarecer suas dúvidas a respeito do tratamento com seu ginecologista. Ele conhece a sua história e é a pessoa mais indicada para isso.

Atenciosamente,

Dra. Joana Martins Leal
Ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana assistida
CRM: 52.85410-7


Unknown disse...

Meu go passou utragestan 100 mg durante 6meses tenho policistos hj dia 11/06 veio uma borra cor de café devo para ou continuo usando é via vaginal

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá!

Você deve fazer contato com seu ginecologista, pois foi ele quem elaborou seu tratamento.

Atenciosamente,

Dr. Cássio Sartorio
Ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana assistida
CRM: 52.75951-1

Renata marinho disse...

Bom dia
Estou passando por uma ginecologista, porque estou sem menstruar a 3 messes fiz uma transvaginal e deu ovário polecisto, ela me medicou com o remédio progesterona porque quero muito engravidar, já está chegando o 10 dia que estou tomando o remédio e minha menstruação ainda não veio, o que devo fazer?

Roberta disse...

Boa tarde Doutores, como vão?
Bem, estou tentando engravidar. Após interromper o uso de AC, meus ciclos estavam bem irregulares, cheguei a parar de menstruar em alguns. Resolvi procurar um especialista que não me encontrou nenhuma causa aparente. Uns escapes de menstruação também estavam ocorrendo todos os ciclos durante a fase lútea. Resolvi ir num ginecologista que me passou o uso de Metformina. No 1º ciclo eu ovulei (teste de LH positivo) e meu ciclo ficou regulado, apesar dos escapes ainda estarem presentes. No 2º ciclo de metformina o GO me passou Utogestan após a ovulação e pra minha surpresa eu engravidei. Mas a gravidez foi inviável na 8ª semana de gestação. Esperei dois ciclos pra iniciar as tentativas e o que aconteceu nos últimos dois ciclos foi que tenho folículo maduro (comprovado em US) mas tenho escapes tanto antes como após a ovulação. Estes escapes estão me incomodando. Veja alguns exames recentes que fiz:

3º dia do ciclo:
Vit. D: 27,1 ng/mL (já estou repondo)
Estradiol: 16 pg/mL
FSH: 10,6 mUI/mL
LH: 7,9 mUI/mL
Insulina: 7,3 mcU/mL
Glicose: 82 mg/dl

21º dia do ciclo
Dehidroepiandrosterona: 15,9 ng/mL
Testosterona: 15 ng/mL
Androtenediona: 1710 pg/mL
Progesterona: 15730 pg/mL
Prolactina: 11,2 ng/mL
T4 livre: 1,2 ng/mL
Hormonio tireoestimulante: 2,09 mcUI/mL
17 alfa hidroxiprogesterona: 174,6 ng/dL

Fiz uma US no 14º dia do ciclo e tinha um folículo maduro de 20mm. Dias antes estava surgindo um pouco de borra. o teste de LH deu positivo no 15 dia do ciclo.
Hoje no 18 dia do ciclo está começando a aparecer uma secreção escura novamente. Suspeito que as temidas borras estejam reaparecendo, como no ciclo passado.
Não sei o que fazer, visto que minha progesterona parece estar normal. Será que devo introduzir Utrogestan? O que acham?

Muito obrigada.

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá!

A progesterona pode ser utilizada em pacientes que apresentam amenorréia (ausência de menstruação por mais de três meses) com o objetivo de diagnosticar a causa dessa condição. Após a suspensão da medicação, aguardamos um período de até 7 dias para avaliar se a menstruação irá ou não ocorrer e elaborar uma hipótese diagnóstica. O melhor a fazer é entrar em contato com o seu ginecologista, que já conhece a sua história clínica e é quem te acompanha. Caso haja necessidade de um acompanhamento especializado para te ajudar a engravidar, estamos à disposição.

Atenciosamente,

Dra. Joana Martins Leal
Ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana assistida
CRM: 52.85410-7

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá!

A progesterona é um hormônio que pode ser administrado nas fases iniciais da gestação em pacientes que tenham indicação clínica, tais como: insuficiência lútea, abortos recorrentes e pacientes submetidas a tratamento de reprodução assistida. Não é aconselhável a utilização de nenhuma medicação sem o conhecimento do seu médico.

Consulte o seu ginecologista, pois ele é o profissional mais indicado para te aconselhar e, caso julgue necessário, irá te encaminhar para um especialista.

Atenciosamente,

Dra. Joana Martins Leal
Ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana assistida
CRM: 52.85410-7

Roberta disse...

Sim Dra Joana, obrigada.
Estou tentando entender estes escapes todos os ciclos e nenhum ginecologista descobre.
Roberta.

Anônimo disse...

Tomo mesigyna à três meses gostaria de saber com quanto tempo q eu parar de tomar a injeção posso engravidar.
Tomei a última em 13 de agosto.

Unknown disse...

Boa noite,gostaria de saber a diferenca de utrogestan e duphaston,pois estou tratando de uma ameaca de aborto e me receitaram duphaston...mas pesquisei e vi que na maioria das vezes receitam utrogestan....rstou de 6 semanas com e com corrimentos e colicas mesmo tomando este remedio...nao seria melhor pedir p medico trocar?

Unknown disse...

Oi meu nome é leidiane e estou com mta dúvida.estou no 4 ciclo com o remédio Clomid nesse mês aumentou a dose pra 100 e fiz ultrassom no 14 do ciclo e medico falou q eu tava pra ovular e depois de quarto dia tive uma cólica mto forte e no 21 do ciclo fiz o exame de progesterona e peguei o exame hj e deu mto 28,8 será q posso estar grávida pq é pra eu menstruar daqui uma semana, por favor me responda???

luciana disse...

tenho 35 anos e estou preocupada com alguns resultados dos meus exames o exame de extrona deu 180 e progesterona de 21,25 pode ser gravides o pre menopausa?

Unknown disse...

Olá doutora tenho 24 anos tenho ovário policistico não fico menstruada sem tomar remédio gostaria muito de engravidar estou tentando a dois anos procurei o genecolista ela me receitou provera isso me ajudará a engravidar ? Se esse não for bom vc me indicaria algum outro remedio

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Luciana,
A dosagem sanguínea de estradiol e progesterona não avaliam possibilidade de gestação ou menopausa. Para melhor esclarecimento, agende uma consulta com um ginecologista.

Dra. Gabriela Vieira
Ginecologista e especialista em Reprodução Humana Assistida

«Mais antigas ‹Antigas   401 – 430 de 430   Recentes› Mais recentes»