segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Vamos querer gêmeos!




Já perdi a conta de quantos pacientes me perguntaram sobre gestação múltipla; alguns por desejarem a gestação de gêmeos, outros pelo medo de virem a ter três, quatro ou mais bebês de uma só vez. A questão é que a relação reprodução assistida e números de bebês concebidos ainda é pouco clara para muitos.

A cada ciclo natural, a mulher libera um óvulo (raramente dois ou mais). Esse óvulo caminha no interior da trompa para encontrar o espermatozóide. Quando há o encontro e ocorre a fecundação, o óvulo fecundado inicia o processo de divisão celular e vai avançando em direção à cavidade uterina, para implantar-se na camada interna do útero, onde o bebê irá se desenvolver até o momento do parto.

Existem duas maneiras de a gestação gemelar ocorrer. A primeira e mais frequente é quando a mulher libera dois óvulos em um ciclo. Se ambos forem fecundados, cada um originará um embrião. Neste caso, teremos gêmeos dizigóticos, também conhecidos como bivitelinos, ou fraternos. A segunda forma é quando o zigoto, por um processo ainda pouco esclarecido, se divide em duas partes iguais e cada uma origina um bebê. Neste caso, ao contrário dos dizigóticos, os gêmeos serão idênticos e, claro, do mesmo sexo. Num ciclo natural, as chances de acontecer uma gestação trigemelar é bem baixa (um em cada 2.000) e, quadrigemelar, ainda mais raras.

No tratamento de reprodução assistida, para aumentar as chances de gravidez, a mulher recebe medicações que estimulam o ovário. Os óvulos coletados são preparados no laboratório. Cada óvulo recebe um espermatozóide e, no dia seguinte, é verificada a fertilização. Pode acontecer do óvulo, mesmo após injeção do espermatozóide, não ser fertilizado. Neste caso, não haverá zigoto, nem embrião. Isso vai depender de caso, da qualidade dos óvulos e dos espermatozóides. A idade, principalmente na mulher, exerce grande influência, tanto em relação à quantidade como à qualidade dos gametas (óvulos e espermatozóides).

Acredito que agora vocês já estejam entendendo por que é tão difícil saber quantos embriões serão produzidos. Os embriões são selecionados para transferência de dois a cinco dias após a coleta dos óvulos. Ou seja, chegou o dia de serem colocados no útero da futura mamãe. É hora de decidir quais e quantos embriões serão transferidos. Analisamos a qualidade dos embriões, o histórico da paciente, o fator de infertilidade. É uma decisão extremamente delicada, pois é preciso considerar o enorme desejo da maternidade-paternidade e os riscos que uma gestação múltipla pode oferecer à mulher. Desta decisão participam o ginecologista, o profissional do laboratório e o casal.

É preciso ressaltar ainda que embriões transferidos não significam embriões implantados, e nesta etapa nós, profissionais de reprodução assistida, já não participamos mais. Agora é só torcer pelo casal e aguardar o resultado do beta hCG (exame que indica se houve ou não implantação de embrião) e da ultrassonografia. Aí, finalmente, o casal saberá quantos bebês estão a caminho.

Sabemos que para o casal que só pode obter a gestação através do tratamento de reprodução assistida, parece bastante vantajoso buscar a gestação de gêmeos ou trigêmeos. Neste momento, para ele, só existe o peso do enorme desejo de ter um filho. Porém, cabe ao profissional lembrar-lhes que do outro lado da balança estão os riscos da gestação múltipla: hipertensão e diabetes gestacional, descolamento da placenta, pré-maturidade, crescimento fetal restrito, complicações respiratórias e neurológicas para o bebê.

O nascimento de múltiplos bebês é considerado um problema de saúde pública e o tratamento de reprodução medicamente assistida é apontado como grande responsável pelo aumento da incidência deste tipo de gestação. Hoje, existe um enorme esforço por parte dos especialistas da área em conseguir reduzir o índice de gestação múltipla. Nosso desafio é transferir menos embriões, sem reduzir a chance de gestação para o casal.

Como embriologista, alegro-me em dizer que as ferramentas que dispomos para a classificação dos embriões nos têm permitido selecionar com maior precisão o embrião de melhor potencial de implantação. E aqueles que não são selecionados, podem ficar armazenados no laboratório para serem transferidos quando o casal desejar, seja por não ter havido gestação, seja pelo desejo de mais um bebê.

Fernanda Couto Ferreira
Embriologista do Centro de Fertilidade da Rede D'Or

290 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   201 – 290 de 290
Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Eliane,

O objetivo do tratamento de reprodução assistida é engravidar, não existe garantias para gestação gemelar.

Abraços,
Dr. Cássio Sartorio
Ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana assistida
CRM: 52.75951-1

Anônimo disse...

Oi Bom Dia!

Eu já tenho um menino de 2 anos mais meu sonho é ter uma menina existe algum tipo de inseminação para que eu possa estar optando pelo sexo do bebê?

Desde já Andressa

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Andressa,

Não seria possível. Em nosso país, a seleção de sexo não é permitida pela norma vigente.

Atenciosamente,
Dra. Alessandra Evangelista
Ginecologista e obstetra, especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.78.093-6

Anônimo disse...

oi gostaria de saber se posso fazer inseminação mesmo sabendo que não tenho problemas de engravidar quero ter filhos gêmeos e de preferencia meninas

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Todo tratamento de reprodução assistida deve ser indicado por um profissional capacitado após criteriosa avaliação clínica e laboratorial do casal.
Embora as técnicas de reprodução assistida aumentem a probabilidade da ocorrência de gestação gemelar, esse não é seu objetivo primário.
Sabe-se que as gestações gemelares são de alto risco tanto para a mãe, já que aumenta potencialmente a chance de algumas patologias como hipertensão, quanto para os fetos, que podem mais frequentemente se expor à prematuridade e suas complicações.

Att. Drª Vívian Sant'Anna
Ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana assistida
CRM: 52.79756-1

Samanta disse...

Olá, em primeiro lugar gostaria de dizer que fui paciente de vocês no ano de 2011 e agradecer por tudo que fizeram por mim, mas aconteceu que meu diagnóstico foi que minhas trompas não se moviam e por isso foi feita a fertilização in vitro que não funcionou, fiquei triste, mas depois de dois meses mais ou menos engravidei naturalmente e tive uma gravidez saudável até o fim.Acredito em milagres, mas agora tenho muitas dúvidas:Existe explicação científica para isso? Quando eu quiser ter outro bebê vou ter que recomeçar essa luta toda outra vez.Tenho medo que o uso de anticoncepcional me atrapalhe,mas não posso arriscar engravidar outra vez com um bebê tão pequeno.Sou um caso isolado ou já aconteceu com outras pacientes de vocês?

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá Samanta,

A equipe do Vida fica feliz por você ter conseguido realizar esse sonho tão nobre da maternidade!
Realmente seu caso é considerado uma exceção. Medicina não é matemática!

O uso de anticoncepcional não atrapalha uma gestação futura. Retorne ao seu médico, para ele indicar o melhor anticoncepcional para você. Boa sorte!

Estamos à disposição.

Dra. Beatriz Tupinambá
Ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana assistida
CRM: 52.82962-5

Anônimo disse...

Ola, fiz gastroplastia ha dez anos
Ja tive cisto no ovario pela perca de peso. Menstruacao irregular e ja tentei por sete meses engravidar sem sucesso. Tenho 26 anos e ja fiz abdominoplastia vertical e horizontal.
Os riscos de engravidar de gemeos sao os mesmo de outra pessoa ou aumenta mais?? O fato de parecer n ter espaco na barriga, pois qse n tenho pele no sobrando no abdomen, dificulta mais? Ou posso tentar engravidar de gemeos normalmente?

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, anônimo,

Desculpe, mas seu caso é muito específico, só sendo possível expressar uma opinião após uma consulta com a realização de exame físico.

Att,

Dr. Cássio Sartorio

Anônimo disse...

Sou uma mulher saudavel e sem problemas para engravida,posso recorrer a um tratamento para ter filhos gemeos???

Obrigada

Selma disse...

Olá. Tenho 28 anos tive um aborto retido há 2 anos e nove meses, após fiquei grávida e tenho uma bebe de 2 anos e 5 meses. Recentemente fiquei grávida novamente e tive outro aborto retido. Agora meu marido e eu gostaríamos de engravidar novamente, mas gostaríamos de tentar gêmeos. Nesse caso ou ficando com mais idade, seria indicado o a fertilização?

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá anônimo,

Os tratamentos de reprodução visam a gravidez. Mesmo dentro dos tratamentos, a gestação gemelar é rara. Até porque, a gestação gemelar é considerada sempre uma gestação de risco para a gestante e de prematuridade para os fetos.

Caso queira conversar melhor e esclarecer todas as suas dúvidas pessoais você pode agendar uma consulta pelo telefone 21 2429-6140.

Abraços e boa sorte,

Dr. Cássio Sartorio
Ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana assistida
CRM: 52.75951-1

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá Selma,

Apesar de triste, abortamentos são frequentes na espécie humana. Os tratamentos de reprodução visam a gravidez. Mesmo dentro dos tratamentos, a gestação gemelar é rara. Até porque a gestação gemelar é considerada sempre uma gestação de risco para a gestante e de prematuridade para os fetos.

Caso conversar melhor e esclarecer todas as suas dúvidas pessoais, você pode agendar uma consulta pelo telefone 21 2429-6140.

Abraços e boa sorte,

Dr. Cássio Sartorio
Ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana assistida
CRM: 52.75951-1

Anônimo disse...

Ola Dr.

Meu nome e Gabrielle.Eu ainda tenho algumas duvidas , eu e meu marido sonha em termos flhas(o) gemeas , porem nao temos nenhum parente que tenha tido gemeos , nem da minha parte nen da dele , EU GOSTARIA DE SABE QUANTO POR CENTO EU TENHO DE CHANCE DE TER GEMEOS , INDENTICOS , E QUANTO POR CENTO. PARA GEMEOS DIFERENTES , A ALGUM RISCO DE EU FAZER O TRATAMENTO E NAO CONSEGUIR MAIS DE UM BEBE ??
VC PODERIA ME INFORMAR O PRECO DE UM TRATAMENTO DESSE ?? E QUAL IDADE VC ACHA A MELHOR PARA FAZER ESSE TIPO DE TRATAMENTO ??

MUITO OBRIGADO DESDE JA !

Anônimo disse...

ola
tenho 43 anos e fiz laqueadura com 20 anos com 43 anos tive uma tvp ,mas ja esta recanalizada,estou csada a 2 anos e gostaríamos de ter um filho.é possivel?

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Cara anônima,

Primeiro, é preciso entender qua a mulher tem o seu relógio biológico com limites bem definidos. Dificilmente uma mulher consegue engravidar com os seus próprios óvulos após os 50 anos.
Para entender esse limite, é importante conhecer como funciona o sistema reprodutor feminino.Um bebê do sexo feminino, ao nascer, tem 2 milhões de óvulos nos seus ovários. Ao chegar à puberdade, na primeira menstruação, esse número diminui para 300 a 400 mil óvulos. Esse número de óvulos disponíveis é chamado de reserva ovariana, que corresponde ao “estoque” de óvulos capazes de serem fertilizados. A cada ciclo menstrual natural, 1000 óvulos são estimulados espontaneamente, mas somente um deles chega à ovulação. Os outros 999 são perdidos, caem da cavidade abdominal e são absorvidos. Portanto, a cada mês são retirados e após 25 anos já foram perdidos 300 mil. Portanto, após os 35 anos de idade começa haver uma redução importante dos melhores óvulos e após os 40 essa redução é bem significativa. Geralmente, após essa idade, os que restaram são os de pior qualidade e mais difíceis de serem fertilizados e gerarem uma gravidez. Isso justifica a queda das taxas de fertilidade em mulheres acima de 40 anos.

A fertilização in vitro é o procedimento de escolha para as pacientes que tenham história prévia de laqueadura tubária. Neste procedimento, podemos usar óvulos próprios ou doação de óvulos, que estará indicado para mulheres que, por algum motivo, tem ovários que não são capazes de produzir óvulos de boa qualidade. Nesse tipo de tratamento, os óvulos doados (de uma doadora anônima, sem caráter lucrativo) são fertilizados com os espermatozóides do parceiro da mulher que irá receber os óvulos (receptoras). Após a formação dos embriões, estes são transferidos para o útero das receptoras.

E, por fim, é fundamental ter em mente que quando planejamos "tornar uma mulher gestante", precisamos investigar a saúde dessa paciente como um todo e valorizar a história de doenças anteriores para avaliarmos o risco gestacional e com isso decidir pela possibilidade/ impossibilidade de realizar uma técnica de reprodução assistida.
Espero ter esclarecido suas dúvidas.
Caso precise de opinião especializada, teremos enorme prazer em atendê-la

Atenciosamente Dra. Vívian Sant Anna Lima.
Ginecologista e Obstetra, especialista em Reprodução assistida.
CRM 5279756-1

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Gabrielle,
A incidência de gêmeos idênticos não aumenta com o tratamento, pois só acontece ao acaso na natureza, diferente dos gêmeos não idênticos. A incidência de gêmeos diferentes varia de acordo com o número de embriões transferidos e isso é regulamentado pelo conselho de acordo com sua idade. Existe sim a chance de se fazer o tratamento e não conseguir mais de um bebê. Infelizmente, a fertilização in vitro não proporciona 100% de chance de engravidar. Procure seu médico para orientá-la melhor. Se necessário, ele irá encaminhá-la ao especialista.
Boa sorte!
Dra. Beatriz Tupinambá
Ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana assistida
CRM: 52.82962-5

Camila Fernanda disse...

Boa noite,
tenho 24 anos, e já tenho uma menina de 3 anos, mas queria mais um bebe, no momento estou sozinha e por vários problemas pessoais que tive e ainda tenho cm o pai da minha filha, quero ter esse bebe, totalmente "sozinha", existe essa possibilidade, e existe risco de vir mais de um baixinho ou baixinha? obrigada

Anônimo disse...

Há algum "tratamento" ou indicação natural (alimento etc) para concepção múltipla de eficácia cientificamente comprovada? Li que o inhame teria sido indicado como provável numa comunidade de negros africanos. Mas há algo comprovado?
Lorena

Anônimo disse...

Oi. Sou casada com uma mulher e estamos pensando em engravidar. Mas queremos um filho de cada uma. Porém, ela já tem 40 anos e tem medo de complicações na gravidez. Eu tenho 25 e não teria problema em engravidar. Mas só queria fazer isso uma vez. Por isso, quero saber se é possível em uma mesma fertilização, eu inseminar um óvulo dela e um óvulo meu?
Aguardo a resposta. Grata!

Anônimo disse...

ola doutor sou casa da e sou homossexual mas meu sonho é ter gemeas ou trigemeas ... nesse caso eu posso fazer a fertilização tenho ovario micropolicistico!!!

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Camila Fernanda,

Qualquer tratamento de reprodução possui risco de gemelaridade, com menor chance o de FIV com transferência de embrião único. Espero ter esclarecido.

Att,

Dra. Xayna Paes Cordeiro
Ginecologista e obstetra
CRM 52.89252-1

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá Lorena,

O natural do ser humano é a gestação de um feto por vez, qualquer coisa diferente disso é considerado de risco. Não existem correlações entre dieta e multiparidade. Abraços e boa sorte!

Att,

Dra. Xayna Paes Cordeiro
Ginecologista e obstetra
CRM 52.89252-1

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá anônimo,

As avaliações das opções e possibilidades de tratamento só são possíveis por meio da consulta com um especialista em infertilidade de uma clínica especializada. Esse profissional irá avaliar cada caso individualmente e discutir dúvidas e opções de tratamento pessoalmente com o casal, seja ele homossexual ou não. A equipe do Vida está à disposição.

Att,

Dra. Ingrid Tavares Izzo
Ginecologista e obstetra, especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM 52873004

Anônimo disse...

Bom dia Dr. me chamo claudiane e minha duvida é a seguinte vi em comentários anteriores o sr. relatando sobre a pratica ilegal de ser escolhido o sexo do bebe, porém gostaria de saber se é possível fazer a inseminação de da gêmeos no caso sendo um casal (uma menino e uma menina) ou não existe essa possibilidade, eu tenho 25 anos e meu marido 26 anos e gostaríamos muito de ter um casal logo na primeira gestação.
Obrigada e aguardo retorno

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Bom dia anônimo,

A lei brasileira só permite a seleção do sexo do bebê em caso de doenças familiares ligadas ao sexo. Fora essa situação específica, é terminantemente proibida e ilegal a seleção do sexo do embrião.

Atenciosamente,

Dra. Vívian Sant'Anna - Ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana assistida
CRM: 52.79756-1

Unknown disse...

Eu quero muito engravidar mas não consigo. Tenho 18 anos e venho tentando há mais de 1 ano.
Será que tenho algum problema?
Será que já posso optar pela IA ou ainda é cedo?
Por favor, me ajudem!

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá Laryssa!

A princípio, como vocês estão tentando há um ano, já é considerado infertilidade conjugal e deve ser investigada. Após a realização de consultas e exames, vocês terão um diagnóstico. Baseado nesse diagnóstico, o médico explicará os possíveis tratamentos e, então, indicará aquele mais adequado a vocês. Não hesite em buscar a solução para atingir seu objetivo.

Boa sorte!

Atenciosamente,
Dra Alessandra Evangelista

Anônimo disse...

Ola me chamo Daiane tenho 22 anos e quero ter filhos gemeos e tenho descendencia de gemeos por familiar tenho chances de ter gemeos??/

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá Daiane,

Toda mulher tem chance de ter filhos gêmeos. Pode ser que suas chances aumentem pelo fato de já possuírem gêmeos em sua família, mas, mesmo assim, as chances são pequenas. A gestação gemelar é sempre considerada uma gestação de alto risco para a mãe e para os bebês.

Boa sorte,

Dr. Cássio Sartorio
Ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana assistida
CRM: 52.75951-1

Anônimo disse...

Ola me chamo Rayza tenho 20 anoa sou casada a 2 anos nunca usei nenhum tipo de preservativo nem medicamentos ,porem meu esposo goza fora ele tem 33 anos e nunca teve filhos ,ele goza fora por que me acha MT nova e sempre fala que no ano seguinte vamos fazer um baby e nisso já se foram dois anos ,agr decidimos ter gêmeos ,minha avó materna dizia q havia tido um aborto de gêmeos .não sei de casos na minha familia nem na dele queremos muito ter filhos nossa vida já esta toda estruturada pra isso,vcs me aconselham algum tratamento, ou dica sobre o que devo fazer...obrigada

Anônimo disse...

Sou casada e meu marido e 12 anos mais velho q eu ele bebe cerveja com certa regularidade ,queremos gêmeos e possível ou ele pode ter algum problema sendo q ele foge de medico e não tem filhos o que devemos fazer ,me ajudem por favor

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Cara Rayza,

Se vocês desejam engravidar, aconselho terem relações sexuais naturalmente, sem utilizarem o coito interrompido. Se após 1 ano de relações sexuais desprotegidas, vocês não conseguirem engravidar, aconselharia procurar ajuda com um médico especialista em reprodução humana.

Os gêmeos idênticos (monozigóticos) só ocorrem naturalmente. Nenhum tratamento que vocês façam aumentará a chance de terem gêmeos monozigóticos. Com as técnicas de reprodução humana assistida, poderá haver uma incidência maior de gestação gemelar dizigótica, dependendo, principalmente, do número de embriões transferidos para seu útero.
Boa sorte!

Dra Maryjo Marques Branquinho
Ginecologista e obstetra, especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.77072-8

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Cara anônima,

Você não informou há quanto tempo vocês estão tentando engravidar. Caso estejam tendo relações sexuais desprotegidas há mais 1 ano, aconselharia procurar um médico especialista em reprodução humana assistida.

Boa sorte!

Dra Maryjo Marques Branquinho
Ginecologista e obstetra, especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.77072-8

Juliana disse...

Ola
tenho 24 anos , casada a 2 e a um ano tentando engravidar.
em dezembro recebi o tao esperado positivo, porem com o primeiro ultra 25 de jan, mostrou q nao havia embriao, e sim formado apenas o saco gestacional.
o medico entao pediu q aguardasse o aborto natural.
na madrugada para o dia 22, cheguei ao pro matre com contração e uma forte hemorragia, fui submetida a uma curetagem...
porem 4 dias apos a alta senti dores, voltei ao hosp e foi constado q ainda havia "material" a ser retirado do utero.tomei medicação para "forçar a dilataçao para q saisse tudo o q restou natural..
porem senti dores de contração no fds, e voltei p hosp, fui submetida a mais uma curetagem..pois nessa fiquei internada 8 dias, pois sentia dores fortes, fiz varios ultrassons,ressonancia(suspeita de apendicite) enfim, varios eaxmes.
recebi alta com diagnostico de pedra nos rins..
porem, fiquei em casa um dia apenas e voltei , dessa vez p santa joana.onde o medico ja me conhecia, ja encaminhou minha internação.
enfim... com exames e beta hcg elevado, contataram gravidez tubaria.
dia 13 de março fiz minha videolaparoscopia, a qual precisei retirar a trompa, a msma estava qse se rompendo, e ja havia muuuito sangue coagulado atras do utero...
agora em julho farei um exame p ver se a outra trompa esta ou não obstruida, porem me questiono, será q vale arriscar gravidez natural e acontecer tudo de novo?
ou seria aconselhado fazer ja a inseminação com mais certeza e sem problemas com a trompa.. ja q agora possuo apenas uma..
tenho medo de ocorrer novamente, precisar tirar a outra e nao poder mais usar meus ovulos.. por favor. aguardo um retorno..
obrigada.
att Juliana

Anônimo disse...

Boa noite,
Tenho 22 anos, e meu namorado 42, e gostaríamos de ter um filho.
Meu namorado teve varicocele isso fez com que os espermatozoides reduzissem significativamente, a chance dele engravidar por meios naturais é de apenas 3%, no entanto mesmo com essa chance reduzida, ele teve uma filha por meios naturais (de outro relacionamento)isso quando ele tinha 37 anos.
Enfim ele quer que façamos a inseminação artificial, mas eu tenho um pouco de receio, e gostaria de ter filho por meios naturais, mantemos relações a 2 anos, e ainda não engravidei, já fiz exames e não tenho problemas que me impossibilitam de engravidar. É possível que consigamos engravidar por meios naturais ainda, ou será necessário fazer a inseminação?
Existem meios de melhorar o processo natural de gravidez?
Quero muito ter um filho, porém não gostaria de fazer inseminação, pelo fato dele já ter conseguido ter uma filha, isso me dá uma esperança a mais, mas a demora me deixa confusa.

Obrigada

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá Juliana,

Essa resposta, se vale a pena arriscar, não posso responder por você. Discuta com seu médico os prós e os contras... Pelo que entendi na sua pergunta, você retirou a trompa, não o ovário, portanto, poderá continuar a usar os seus óvulos.

Se precisar de um especialista em reprodução humana assistida estamos à disposição!

Dra. Beatriz Tupinambá
Ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana assistida
CRM: 52.82962-5

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá anônima,

É preciso uma avaliação mais criteriosa. Converse com seu médico, esclareça suas dúvidas! Ele poderá te ajudar, pois possui toda sua história clínica, seus exames e de seu namorado.

Precisando de especialista em reprodução assistida estamos à disposição!

Att,

Dra. Beatriz Tupinambá
Ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana assistida
CRM: 52.82962-5

Unknown disse...

Olá. Tenho 3 filhos ,15 anos, 7 anos e 5 anos, tive todos cesareas e no último fiz a laqueadura. Depois fiz uma abdominoplastia que já tem 4 anos. Meu atual marido não tem filhos, estamos casados a 2 anos e estamos querendo fazer a FIV. E possível? Estamos ambos com 32 anos.

Anônimo disse...

ola meu marido fez vasectomia a 4 anos e temos 2 lindos filhos mas agora gostariamos de ter outro mas ele nao quer religar e tenho medo dos risco da inceminaçao temos 28 anos e somos casados a 11 anos

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá Elaine!

Uma das indicações para a realização da fertilização in vitro é a obstrução tubária que, no seu caso, foi em virtude da ligadura. Porém, outros fatores também devem ser analisados e, por isso, a consulta com o médico especialista é fundamental.

Procure uma equipe para tirar suas dúvidas. Boa sorte!

Atenciosamente,

Dra. Alessandra Evangelista
Ginecologista e obstetra, especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.78.093-6

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá!

Existem técnicas de obtenção do espermatozoide para homens que, como seu esposo, são vasectomizados.

Quando estamos orientados e cientes de cada etapa do processo, ficamos tranquilos e confiantes. Procurem uma equipe adequada para tirar as dúvidas e entender o que pode ser feito.

Boa sorte!

Atenciosamente,


Dra. Alessandra Evangelista
Ginecologista e obstetra, especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.78.093-6

Anônimo disse...

Sou casada meu marido tem 2 filhos de.uma outra relacao e fez uma vasequetomia eu nao tenho nenhum problema para engravidar queria saber qual eo melhor metodo pra mim engravidar obrigada

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá!

Se o seu marido foi submetido à vasectomia, estaria indicada uma técnica de reprodução assistida para ajudá-los a engravidar. Outra opção seria a reversão da vasectomia através de uma microcirurgia. De qualquer forma, nessas situações, o casal é estudado para verificarmos se existe mais algum fator de infertilidade associado e para avaliarmos qual das opções seria a mais adequada para vocês. Aconselho a procurar um médico especialista em Reprodução Humana Assistida para esclarecer todas as dúvidas e eventuais tratamentos.

Atenciosamente,

Dra Maryjo Marques Branquinho
Ginecologista especialista em Reprodução Humana Assistida

CRM 52.770728

Anônimo disse...

Ola, sou a Francieli, tenho 23 anos, meu marido 36 anos, estamos juntos a 6 anos, ele ja tem filhos, eu ainda nao, ate onde eu sei, nao tenho problema para engravidar, mas nosso sonho e ter gemeos ou mais, como funciona neste caso? minha avo paterna e gemea e minha mae teve duas gestacoes do primeiro marido ou seja nao e meu pai, no qual foram duas meninas e na segunda dois meninos, isso aumenta minhas chances ??

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Francieli!

Sim, você tem chances de ter gêmeos! Mas não é garantido! Boa sorte para vocês!
Se tiver dificuldades para engravidar, estamos à disposição!

Atenciosamente,

Dra. Beatriz Tupinambá
Ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana assistida
CRM: 52.82962-5


Anônimo disse...

Olá
Farei uma fertilização nos proximos meses, e gostaria de ter mais de 1, de preferencia 2, ou 3
Tenho 23 anos, a chance de implantação diminui com o aumento de óvulos.?

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá!

A chance de implantação tem bastante relação com a qualidade oocitária da mulher, que está relacionada com a idade da mulher e com o fator causal da infertilidade.

Desejamos boa sorte na sua tentativa. Estamos sempre à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas.

Atenciosamente,

Dra. Ingrid Tavares Izzo
Ginecologista e obstetra, especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM 52873004

Anônimo disse...

Oi. Meu nome e Marjorie tenho 30anos engravidei duas vezes o bebe nasce c uma sindrome q morre ao nascer,sei q preciso fazer ICSI queria muito ter gemeos pois passei por duas cesareas sem nenhum filho,so q existe os riscosd gravidez gemelear,isso q ta acontecendo comigo e tao raro q ainda nao encontrei pessoas q passaram por issso duas vezes segu

Anônimo disse...

E eu e meu marido nao somos parentes,tenho gestacoes normais so c polidramio devido a mal formacao,o senhor ja pegou algum cada desse nao temos diagnostivo fechado so q e um tipo de nanismo,onde ninguem da familiw tem,meu marido tem 5sobrinhos e eu 2 todos sem problemas,ja li muito e nso vi respostas pq se tornoy 100% de ocorrer e foi nos 2sexos,me ajude c sua opiniao.marjorie

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Marjorie!

O ideal é que você faça uma consulta de aconselhamento genético antes de realizar o seu tratamento. Assim, poderemos fazer um tratamento voltado especificamente para você.

Atenciosamente,

Dr. Cássio Sartorio
Ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana assistida
CRM: 52.75951-1

Ariane Nunes disse...

Olá ,

Tenho 26 anos, sonho em ter apenas uma gravidez e que sejam gêmeos, independe se for iguais ou não.
Não tenho nenhum problema para engravidar, porém, gostaria mesmo de engravidar apenas uma única vez...
seria possível isso??

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Ariane!

Os tratamentos de reprodução são voltados para casais que apresentam alguma dificuldade para engravidar.
Não podemos garantir a gestação múltipla, inclusive não almejamos a gestação múltipla, pois ela sempre apresenta um risco maior para a mãe e o bebê.

Atenciosamente,

Dr. Cássio Sartorio
Ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana assistida
CRM: 52.75951-1

Anônimo disse...

Ola , tenho 26 anos e antes dos 3o quero engravidar de um casal de gemeos , Qual o melhor tratamento a fazer , pois éh o meu sonho ter um casal de gemeos ;

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá!

Os tratamentos de reprodução assistida objetivam auxiliar os casais que possuem algum problema a engravidar. Como qualquer tratamento, existem prós e contras. Quando não há um problema e não há um diagnóstico, não existe indicação para realizá-lo.
O objetivo do tratamento é a gravidez, e não a gravidez gemelar.
Sendo assim, aconselhamos que você tente engravidar primeiro e, se não conseguir, converse com seu médico. Só ele poderá avaliar a necessidade de um tratamento, que pode gerar uma gravidez de gêmeos ou não, por não ser esse o objetivo.

Boa sorte!

Atenciosamente,

Dra. Alessandra Evangelista
Ginecologista e obstetra, especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 52.78.093-6

Anônimo disse...

Olá, quais são as chances de realizar meu sonho de ter um casal de gemeos, com a fertilização in vitro?
Desde já agradeço

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá!

A fertilização In vitro se destina à paciente com infertilidade, e não somente para a realização do desejo de uma gestação gemelar.

Qualquer outra dúvida, estamos à disposição.

Atenciosamente,

Dra. Ingrid Tavares Izzo
Ginecologista e obstetra, especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM 52873004

Anônimo disse...

Boa tarde quero muito ser mãe, tenho 26 anos e não tenho um parceiro, como vou ser mãe solteira gostaria de saber quais as possibilidades de ter apenas um bebê ?

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá!

As possibilidades dessa gestação devem ser avaliadas e pesquisadas por um especialista e sempre discutidas com a paciente. Só após a avaliação é possível saber a probabilidade de você ter somente um bebê.

Atenciosamente!

Dra. Beatriz Tupinambá
Ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana assistida
CRM: 52.82962-5

Anônimo disse...

Bom dia,meu maior sonho e ser mae,por esse motivo que eu casei cedo.tenho 19 anos e quero ter gestaçao multiplica.eu nao tenho nenhum problema mas meu marido ja nao sei .e ja tem um anl que eu to tentando engravidar e nao consigo,eu posso fazer uma inceminaçao gemelar?

Unknown disse...

Gostaria de saber a porcentagem da probabilidade de gestação de gêmeos por inseminação. Obrigada!

suellen disse...

Ola, gostaria de saber quanyo fica wm media uma fertilização gemilar em uma clinica especialista

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Amanda!

Por inseminação intrauterina a chance global de gemelares é de aproximadamente 7%, mas esse valor pode variar dependendo da sua idade, doença de base, se seu marido possui alteração, etc.

Atenciosamente,

Dr. Cássio Sartorio
Ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana assistida
CRM: 52.75951-1

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Suellen!

É necessário que você passe por uma avaliação médica para podermos definir qual o tratamento ideal para você e esclarecermos quaisquer dúvidas que você possui.

Atenciosamente,

Dr. Cássio Sartorio
Ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana assistida
CRM: 52.75951-1

jessica disse...

ola, me chamo jessica, tenho 20 anos, e sonho em ter gémeos, como sei da possibilidade de também não ter, quero recorrer a inseminação artificial, quero saber se o fizer terei 100 por cento de certeza que ira resultar?
o meu email: jessica_sales2014@outlook.com

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Jéssica!

Geralmente, na inseminação artificial, deseja-se o desenvolvimento de um óvulo com o objetivo de apenas uma gestação! Na fertilização em vitro, em que transfere-se um ou mais embriões, ou seja, o óvulo já fecundado, pode acontecer de se obter mais de uma gestação. Esses casos representam apenas uma pequena parcela das mulheres que obtém sucesso com o tratamento de reprodução humana, sendo muito mais provável gestação única do que múltipla.

Procure nossa equipe para maiores esclarecimentos.

Atenciosamente,

Dra. Maria Lucia Lima
Ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana assistida
CRM: 52.88071-0

Anônimo disse...

Ola,
Tenho 37 anos ,tive uma gravidez apos 13 anos tentando e perdi com 7 semanas . Tive toxoplasmose na gravidez,seria essa a causa do aborto? Tive dificudades pra engravidar por causa dos ovarios policisticos e meu esposo pouco esperma. Vamos fazer uma fiv daqui a alguns dias. Tenho chances de conseguir na primeira tentativa,meu esposo tem 45 anos.obrigada.

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá!

É claro que você tem chances de conseguir engravidar na primeira tentativa! B

Boa sorte!

Atenciosamente,

Dra. Beatriz Tupinambá
Ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana assistida
CRM: 52.82962-5

Anônimo disse...

Ola,
Meu nome e Carla, tenho 22 anos
Não tenho nenhum caso de gêmeos na minha família e nem do meu marido, mas tenho esse desejo enorme. Gostaria de saber qual o melhor procedimento recomendado.
Obrigada

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Carla!

Os tratamentos em reprodução assistida não devem ser realizados com o objetivo de se obter uma gestação gemelar. Estes tratamentos estão indicados para mulheres que tenham dificuldade de engravidar, não são totalmente isentos de risco e precisam de monitoramento adequado.

Atenciosamente,

Dra. Carla Cantarino
Ginecologista e obstetra, especialista em Reprodução Humana Assistida
CRM: 5285712 - 2

Denise disse...

BOA TARDE!

Estou gravida, pelo metodo natural de 1 bebe. Estou com 8 meses e tenho 35 anos.

Gostaria de ter 4 filhos, no total, mas devido a minha idade, temo nao conseguir.

Minha mae é gemea bivitelinha, a irmã gemea da minha mae, teve gemeos, meu avô paterno é gemeo e na familia do meu esposo teve 2 casos de gemeos identicos e 1 caso de trigemeos. Tentei estimular a ovulação, mas engravidei apenas de 1...

Sou normal e nao tenho nenhuma patologia, nem mesmo meu esposo. Mesmo sem patologias é ético fazer inseminação?

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá!

A gestação gemelar é considerada de risco tanto para você quanto para os bebês. Sabemos que neste tipo de gestação eleva-se o risco de hipertensão, pré-eclampsia, partos prematuro, ruptura prematura de membranas ovulares, entre outras complicações. Desta forma, apesar dos tratamentos de reprodução assistida aumentarem o risco da ocorrência de gestações gemelares, este não é o objetivo nem mesmo o motivo primário para implementá-los.

Já que vocês não possuem impedimento para engravidar, minha recomendação é para fazê-lo naturalmente. Caso surja alguma dificuldade, teremos prazer em recebê-los em nosso serviço e ajudá-los a realizar o sonho da gravidez.

Atenciosamente,

Dra. Vívian Sant'Anna
Ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana assistida
CRM: 52.79756-1

Anônimo disse...

Olá Dr. Cassio. Tenho 29 anos, meu marido tem 32. Estava tentando engravidar ha um ano sem sucesso. Fiz todos os exames incluindo ultra seriada, histerossalpingografia, dosagens hormonais e tudo normal. Porém, meu marido utilizou anabolizantes durante muitos anos. Fizemos um espermograma e deu azoospermia. Depois de 3 meses de tratamendo com ovidrel, ele fez um novo espermograma e deu 6 milhões na amostra, 2,3 milhões por ml. Com esse valor podemos tentar uma fiv? e uma inseminação? Ainda vale a pena prolomgar este tratamento para tentar naturalmente?

Desde já, obrigada

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá!

Realmente, o exame dele está alterado e será necessário um tratamento. Marquem uma consulta para decidirmos qual o melhor tratamento e para que vocês possam esclarecer quaisquer dúvidas que tiverem.

Atenciosamente,

Dr. Cassio Sartorio
Ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana assistida
CRM: 52.75951-1

Anônimo disse...

Bom dia.
Meu exame cariótipo de banda G deu alteração. 22pps. Gostaria de saber se isso me impede de engravidar?
Obrigada

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá!

Você deve agendar uma consulta e trazer seus exames para podermos conversar sobre as melhores opções para você.

Atenciosamente,

Dr. Cássio Sartorio
Ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana assistida
CRM: 52.75951-1

Anônimo disse...

Ola, Meu nome e Vera tenho 23 anos. Tem como eu ter uma inseminacao gemelar. E queria saber se tem como eu escolher a cor dos olhos do bebe.

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Vera!

Os tratamentos de reprodução não garantem a gestação gemelar. Não existe possibilidade de escolha da cor dos olhos.

Atenciosamente,

Dr. Cássio Sartorio
Ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana assistida
CRM: 52.75951-1

Anônimo disse...

Minha cunhada teve cancer e nao pode mais ser mae. Eu gostaria de gerar um filho para ela e um para mim na mesma gravidez. Isso é possível? Pode me recomendar alguma clínica?

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá!

Você pode gerar um filho de cada vez. Dois ao mesmo tempo não é possível por questões relacionadas à ética médica.

Se você mora no Rio de janeiro, pode procurar a nossa clínica (Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or). Fora do Rio, procure uma clínica credenciada à Red LARA, que é uma entidade de acreditação internacional.

Atenciosamente,

Dr. Cássio Sartorio
Ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana assistida
CRM: 52.75951-1

Evânio Rosado disse...

Olá! Tenho 43 anos e realizei um espermograma para avaliar as condições de ter um filho. Os indicadores ficaram zerados. Busquei um médico que indicou que eu consultasse um especialista. Ele me disse que o resultado se assemelha a que fez vasectomia. O que não é o meu caso. Sei que é difícil dizer sem mais exames. Mas, quais as condições que podem ter levado o exame ter ficado zerado?Pela experiência de vocês, há possibilidade de fazer FIV? O que devo fazer agora?
Obrigado.

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá Evânio, é necessário uma investigação médica para avaliar o que está acontecendo contigo, o ideal é que você agende uma consulta com um especialista para poder analisar de forma adequada seu caso.

Atenciosamente,

Dr. Cássio Sartorio Ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana assistida.

CRM: 52.75951-1

karina disse...

Olá, meu nome é karina.
Meu marido fez 2 espermogramas, onde os mesmos não constam nada de espermatozoides no liquido ejaculado.
Ele perdeu o epididimo durante um acidente. Temos chances de engravidarmos, quais seriam os metodos?
Outra coisa, antes de qualquer implantação há verificaçao crossomica, diminuindo muito a chance de uma criança com complicações?
Grata!!!!!

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Olá, Karina!

Seria muito interessante agendar uma consulta com um especialista para saber os tratamentos que pode ser oferecido a vocês.
Existem outros métodos de obtenção de espermatozoides que poderão ser usados no caso de vocês.
O estudo genético pré implantacional é possível sim. Uma consulta poderá esclarecer todas as dúvidas.

Atenciosamente,
Dra Alessandra Evangelista

Anônimo disse...

Estou planejando uma segunda gestação já tenho uma filha de cinco anos e sonho em ter gêmeos o q me sugere?

Anônimo disse...

olá, meu nome é Jaqueline tenho 29 anos ja tenho 2 filhos e ja sou laqueada, e tive que fazer uma cirurgia de retirada de hidrossalpinge, não tenho trompa e ovário. Há possibilidade de engravidar através de fertilização em vitro?
No aguardo

Allyne disse...

Olá tenho 24 anos um casal de filhos, eu e meu marido temos muita vontade te der gêmeos, gostaria de saber se a inseminação seria indicada para ocorrer uma gravidez gemilar?

Kesia disse...

Ola, também estou na luta para engravidar a quase três anos, meu esposo reverteu a vasectomia, porém o espermograma deu 8milhoes sendo que 2 milhões com vitalidade, tenho 31 anos e ele 45, queremos muito um bebê e fomos orientados a fazer inseminação in-vitro, mais tenho muita fé que teremos no modo natural,tem algum tipofde medicamento que aumenta a quantidade e qualidade do esperma , e é possível eu conseguir engravidar com essa quantidade de esperma?

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Apesar dos tratamentos de fertilidade aumentarem a chance de gestação gemelar de um modo geral, mesmo que no tratamento de fertilização in vitro, se transfira mais de um embrião, não temos como garantir que ocorrerá gravidez de gêmeos. Procure um de nossos médicos para maiores informações.

Dra. Maria Lucia dos Santos Lima
Ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana assistida
CRM 52.88071-0

Vida - Centro de Fertilidade da Rede D'Or disse...

Para se obter informações sobre a chance de sucesso em um tratamento de fertilidade, não basta apenas avaliar o espermograma. Existe uma série de exames que o casal deve realizar para termos um diagnóstico e qual melhor tratamento baseado nesse diagnóstico. Procure um de nossos médicos para maiores informações.

Dra. Maria Lucia dos Santos Lima
CRM 52.88071-0

«Mais antigas ‹Antigas   201 – 290 de 290   Recentes› Mais recentes»